Duas Mulheres

As águas roubadas são doces, e o pão comido às ocultas é agradável. Prov. 9:17.

A mente do homem que não anda nos caminhos de Deus trabalha de um modo estranho. Busca prazer e encontra dor, corre atrás da alegria e só acha tristeza. Ele pensa que as coisas são agradáveis unicamente quando trazem o sabor do proibido. As águas, para serem doces, precisam ser roubadas; e o pão, para ser agradável, deve ser comido às ocultas.

O proibido, no entanto, é como o cavalo de Tróia: deslumbrante, massageia o ego, inflama as paixões humanas. Só que, ocultas dentro dele, estão a vergonha, a miséria e a morte.

No capítulo nove do livro de Provérbios, encontramos duas mulheres à beira do caminho disputando a atenção dos homens. É uma alegoria da sabedoria e da insensatez. A primeira convida as pessoas para a vida. O segredo da vida consiste em andar nos caminhos estabelecidos por Deus.

A segunda é a mulher louca ou insensata. Ela também convida as pessoas, oferecendo águas roubadas e pão comido às ocultas. Água é sinônimo de vida. O deserto é terra de morte porque não tem água. A semente brota por causa da água. Os campos florescem porque recebem água. A mulher louca oferece água. Água roubada. Vida roubada não é vida. Prazer roubado não é prazer. Felicidade “desfrutada às ocultas”, não é felicidade.

A criatura descobre isso com dor. Quando já é tarde. Quando a família foi destruída, a dignidade enxovalhada e os valores deteriorados.

O pão é alimentação básica e indispensável; não envolve nada de extravagância nem luxo. Quando é comido às ocultas, pode ser agradável na hora, mas depois deixa o sabor amargo da insatisfação. Você come e come e não se farta. Busca e busca e nunca acha. O coração está sempre vazio.

A mente natural do homem é estranha. Oculta-se. Ele não deseja ser visto. Mas a sua atitude insensata, mais cedo ou mais tarde, o expõe à vergonha pública.

Nada melhor do que viver às claras. Com transparência e verdade. Viva hoje desse modo. Ouça a voz da sabedoria e não preste atenção à voz da sedução, mesmo que esta grite nos caminhos: “As águas roubadas são doces e o pão comido às ocultas é agradável.”

Por Alejandro Bullón.

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Meditações Diárias, Pr. Alejandro Bullón, Sermões e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Duas Mulheres

  1. Hoje vejo o quanto uma traição doi, tenho duas pessoas na minha familia que hoje estão separados, a senhorinha esta numa casa de repouso, o sr. senhorzinho esta vivendo sozinho, ambos traiam um ao outro, porque não “era” tão errado assim, por fim, ambos conheceram ao Deus da Biblia e do sabado, o senhorzinho conseguiu andar nos caminhos do Rei Salvador, e hoje vive só, mas bem porque tem Cristo no seu coração, e não quer se casar denovo, a senhorinha que expulsou o senhorzinho de casa, convidou um jovem rapaz, pra ir morar com ela, o tempo passou e ela sofreu um AVC, ficou internada e ficou com sequelas, o que aconteceu! o rapaz a largou, e hoje ela mora numa casa de repouso por não ter se adaptado mais viver com todos os filhos, todos tentaram ficar com ela e cuidar da melhor maneira possivel, em duas dessas casa, a primeira era uma mansão um andar só pra ela com tudo adaptado, não quiz, pois queria voltar pra o rapaz de novo, na outro, um dos filhos levou-a para o litoral, em uma boa casa espaçosa e tudo mais, porque na cidade era apartamento e ela tem dificuldades de subir escadas e porque ela gosta de morar na praia, onde tinha de tudo, o filho deixou a esposa em na cidade,porque el a trabalhava e todos os fins de semana ela ia vizitar o marido que cuidava de sua mãe, por fim, não deu certo, fez coisas que adolescentes fazem e ainda muito pior, o que aconteceu! foi pra casa de repouso, onde ela briga com os funcionarios e amigas que convive com ela. Resultado, a traição traz males as vezes pra sempre e até eternamente, no caso da senhorinha, ela não quer saber de Deus, só pensa em melhorar a saúde pra arrumar uma outra pessoa pra casar-se e até voltar pro mesmo rapaz, porque ela diz que o ama muito ainda, quer comprar uma casa só dela, ela fuma, e fuma muito, já foi parar no hospital porcausa disso, e não quer largar do cigarros, dizendo – Prefiro ficar sem comer do que sem fumar. Hoje ela tem 76 anos, infelizmente fica até dificil dos filhos irem vizita-la, dizem eles, porcausa das atitudes que ela toma na frente das pessoas, jogando a culpa nos filhos, dizendo que eles são culpados pelo que aconteceu e acontece com ela, é uma pessoa amargurada, já tentou voltar pra o senhorzinho,seu ex-marido, varias vezes, mas ele não confia nela, o senhorzinho ja pensou em ajuda-la, cuidando dela em sua casa, mas ele tem medo de que aconteça tudo denovo, mesmo eles sendo separados. A traição é algo que não deve existir nas vidas das pessoas, pois as consequencias são muito grande e atinge todo a familia, até mesmo as que estão distantes, como primos sobrinho, netos etc. Traição não vale a pena, As aguas roubadas são doces mas no fim é amargo pior que o fél. Tambem fica um alerta sobre trair a DEUS, acho que é a mesma coisa, pois traição ´traição em todos os sentidos da vida. vale a pena andar corretamente, sempre pensando no Ceu pois é la que vamos morar.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s