Os Sete Selos do Apocalipse

Muitas vezes ouvimos falar dos 7 selos, os quatro cavalos e os 4 cavaleiros do Apocalipse. Todos eles formam parte da mesma profecia. Os 4 cavaleiros com seus respectivos cavalos aparecem nos 4 primneiros selos.

 

O que representam os 7 selos do Apocalipse?

modo que algum historiador poderia decidir escrever a história da igreja em 7 volumes (cada um abordando uma época) Deus nos revelou por antecipação as características básicas de cada período ou épocapelos quais a igreja passaria. Cada selo seria equivalente a um volume. Ao abrir cada umj dos selos, São João viu como que um impressionante audiovisual profético através do qual Deus lhe indicara o que haveria de suceder desde seus dias até o fim. O primeiro selo revela as características básicas da igreja so século apostólico, e o sexto selo termina falando da segunda vinda de Cristo, chegando a culminação com o sétimo que é a vinda do senhor.

1º Selo: A Doutrina Pura.
Características básicas do primeiro selo

“…um cavalo branco(pureza) e o seu cavaleiro com um arco e foi-lhe dada uma coroa (luta e vitória); e ele saiu vencendo e para vencer” Apoc 6:1-2

A época dos santos apóstolos (seculo I) coincide com a igreja de É feso.Eles receberam a doutrinapura da bíblia para pregá-la (São Marcos 16:10-16).Enfrentaram muitas lutas (Atos 4:1-3, 18-20, 24-30, 5:17-20, 26-29, 6:8, 7:60) mas não permitiram que a doutrina fosse maculada.Houve tb grandes vitórias para Cristo: 3000 conversos no Pentecostes, poucos dias depois já havia 5000, a conversão de Saulo e o evangelho a todo o mundo conhecido (Colossenses 1:6,23). Se queremos conhecer a doutrina pura de Cristo devemos estudar a Santa Bíblia, pois nela está escrita pelos apóstolos a época do cavalo branco.

2º Selo…
Que permissão foi dada ao cavaleiro do 2º selo?

“…cavalo vermelho; e ao seu cavaleiro,foi-lhe dado tirar a pazda terra para que os homens se matassem uns aos outros, também lhe foi dada uma grande espada” Apoc 6:3-4

A cor vermelha e os símbolos deste selo falam indiscutivelmente de derramamento de sangue. É o período das dez perseguições gerais desatadas pelo império romano contra os cristãos que preferiam morrer a renunciar à fiel obediência aos príncipios bíblicos. Este selo começa com a morte do último apóstolo ( São João, fim do século I) e chega até o ano 313, quando Constantino assina em Milção o Edito de Tolerância. Coincide com o período da igreja de Esmirna.

3º Selo: A verdade cai por Terra.
De que cor era o cavalo do terceiro selo?

“Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizendo: Vem ! Então vi, e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balança na mão.E ouvi como que que voz no meio dos quatro seres viventes disendo: Uma medida de trigo por um denário; três medidas de cevada por um denário; e não danifiques o azeite e o vinho” Apoc 6:5-6

A igreja que enfrentou lutas para manter a pureza de suas doutrinas e que viu ser derramado o sangue de seus membros por não renunciar a fidelidade, agora é representada pelo preto, antítese do branco. A negrura muitas vezes representa na Santa Bíblia as trevas morais, o pecado, a apostasia, ou o erro. Corresponde ao período que vai desde 313 a 538. São Paulo profetizou acerca do tempo em que se mudariam as doutrinas por um processo de paganização ( Atos 20:27-31; II Tessalonicenses 2:3-6; II Timóteo 4:1-4 ). São Pedro também profetizou como um dia a igreja haveria de se corromper ( II São Pedro 2:1-3 ). A balança, o espírito de comercialização e materialismo que penetraria na igreja. Um dinheiro era o salário de um dia de trabalho, com o qual comprariam apenas 654 g de trigo ou menos de 2 quilos (1.962 g) de cevada.

Isto é o símbolo da tremenda escassez da Palavra de Deus, proibida nesse tempo ( Amós 8:11, 12 ), que produziu fome de ouvir a Palavra. Muitas doutrinas começam a morrer e entram crenças pagâs (Ex.: Em 7 de março de 321, Constantino emite a lei dominical mais antiga que se conhece). A maioria acompanha o processo de deterioração doutrinal. Uns poucos fiéis (remanescentes) seguem respeitando a verdade bíblica. O azeite representa o Espírito Santo ( Zacarias 4:2-6 ). O vinho representa o sangue de Cristo derramado pelos pecadores ( São Mateus 26:27-29 ).

4º Selo…
Que nome tinha o cavaleiro do cavalo amarelo do quarto selo e quem o seguia?

“Quando abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizer: Vem!E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava montado nele chamava-se Morte; e o hades seguia com ele; e foi-lhe dada autoridade sobre a quarta parte da terra, para matar com a espada, e com a fome, e com a peste, e com as feras da terra.”
Apoc 6:7-8

A simbologia expressa a aflição espantosa da época da inquisição predita por Jesus ( São Mateus 24:21 ), também profetizada por Daniel ( Daniel 7:21, 25; 12:7 ) e que será estudada em Apocalipse 13:5 . Corresponde ao período que vai de 538, quando entra em vigéncia o decreto de Justiniano, até 1517, o começo da Reforma. As doutrinas puras são pisoteadas cada vez mais e os cristãos paganizados perseguem implacavelinente o pequeno remanescente fiel à doutrina bíblica.

5º Selo…
Quando se abriu o quinto selo, que viu São João debaixo do altar? Que lhes foi dado?

“Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram.
E clamaram com grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?.
E foram dadas a cada um deles compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda por um pouco de tempo, até que se completasse o número de seus conservos, que haviam de ser mortos, como também eles o foram.” Apoc 6:9-11

No altar de bronze do santuário do Antigo Testamento se ofereceriam os sacrifícios de animais. O sacrifício era queimado e o sangue era derramado na base do altar ( Levítico 4:7 ). A vida ou a alma está no sangue ( Levítico 17:11; Deuteronômio 12:23 ). O símbolo é claro: O sangue dos mártires do pequeno remanescente fiel que não aceitou a paganização doutrinal é derramado como um sacrifício ao pé do altar. Esse sangue simbolicamente clama a Deus, como o fez o sangue de Abel que foi morto por seu irmão ( Gênesis 4:10 ). As vestiduras brancas simbolizam a dignidade que lhes confere a justiça de Cristo ( Apocalipse 19:8; 3:5; 7:14 ). Mas, embora tivessem ganho a vitória em Cristo, deviam descansar na tumba um pouco de tempo até que Jesus venha e lhes dê a recompensa ( Heb. 11:39, 40 ).

O quinto selo cobre o período que vai de 1517 a 1755.

6º Selo: O Fim se Aproxima
O sexto selo culmina com a segunda vinda de Cristo. Por isso podemos adequadamente chamá-lo o tempo do fim.

Quais são os quatro acontecimentos que dão abertura ao sexto selo (tempo do fim)?

“E vi quando abriu o sexto selo, e houve um grande terremoto; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua toda tornou-se como sangue;
e as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira, sacudida por um vento forte, deixa cair os seus figos verdes.” Apoc.6:12-13

O grande terremoto tem sido identificado por muitos teólogos como o grande terremoto de Lisboa, de 1 de novembro de 1755. 0 escurecimento do Sol ocorreu em 19 de maio de 1780. E a Lua se tornou como sangue na noite do mesmo dia. A chuva de estrelas foi em 13 de novembro de 1833. Esses quatro episódios deram origem ao tempo do fim, o qual terminará com a segunda vinda de Cristo.

Por que razão os infiéis rogarão desesperadamente às rochas e às montanhas que caiam sobre eles?

“E o céu recolheu-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.
E os reis da terra, e os grandes, e os chefes militares, e os ricos, e os poderosos, e todo escravo, e todo livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas;
e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos da face daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;
porque é vindo o grande dia da ira deles; e quem poderá subsistir?” Apoc 6:14-17.

Diante da segunda vinda de Cristo, aqueles que se ampararam na graça salvadora receberão a vida eterna, aqueles que recusaram a salvação em Cristo terão de enfrentar as circunstâncias. Jesus disse: “Porquanto Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem nEle crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” ( São João 3:17,18 ).

Que outros sinais nos ajudarão a distinguir em que altura do tempo do fim nos encontramos?

Embora só Deus o Pai conheça o dia e a hora ( São Mateus 24:36 ) podemos identificar a época. Entre outros muitos sinais para conhecer o tempo do fim, identificaremos os seguintes: Guerras ( São Mateus 24:7 ); grandes calamidades e terremotos ( São Mateus 24:7 ); luta entre o capital e o trabalho ( São Tiago 5:1-8 ); o comportamento social distorcido de nossa época ( II Tirnóteo 3:1-5 ). O último sinal a cumprir-se será a pregação do evangelho em todo o mundo ( São Mateus 24:14 ). Esses sinais nos permitem conhecer a época em que virá Jesus. Em São Lucas 21:28 Jesus nos dá Seu sábio conselho para este tempo.

EIS QUE VEM COM AS NUVENS

“Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém” Apoc1:7

Antes de abrir-se o sétimo selo (a segunda vinda de Cristo) Jesus interrompe a profecia e dedica todo o capítulo 7 para explicar-nos quem são os que serão salvos. Que farão os anjos nas frontes dos servos de Deus?

“E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, tendo o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, quem fora dado que danificassem a terra e o mar,
dizendo: Não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos na sua fronte os servos do nosso Deus.”Apoc 7:2-3

Que viu São João acontecer no Céu ao abrir-se o sétimo selo?

“Quando abriu o sétimo selo, fez-se silêncio no céu, quase por meia hora.” Apoc 8:1.

Esse silêncio se produzirá por ocasião da segunda vinda de Cristo, quando os anjos virão com Jesus ( São Mateus 25:31 ). Alguns têm aplicado a essa meia hora o princípio profético de dia-ano e dizem que poderá representar uma semana literal.

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Profecias, Revelações do Apocalipse e marcado , , , . Guardar link permanente.

14 respostas para Os Sete Selos do Apocalipse

  1. madalena disse:

    Muito legal este site, eu estava lendo apocalipse e não me lembrava dos significado dos sete selos .Muito claro , muita opção de estudo. Amei. Obrigado,

  2. Alessandra Lopardo disse:

    Acho que deveriamos ver obvio e não tentarmos saber o por que do setimo selo. Ele nunca se romperá . Muito simples . Se na mesma Biblia comenta que onde existir duas pessoas em nome de Jesus , ele estara presente, então ele nunca saiu daqui de nossa presença. O setimo selo só se romperá quando não existir ninguem na Terra que fale ou pense em nome de Jesus. Isso é impossivel. O que devemos fazer sim , é fortalecer esse vinculo com Jesus, cada vez mais. Para que nosso mundo fique cada dia mais distante do rompimento desse selo. A fé é a chave de todo misterio, e isso não se tira de nos. O mundo pode acabar ? Sim , com devastação das florestas , com a poluição dos mares ,com a falta de cuidados com as crianças , com os velhos. Que exista o setimo selo, isso é fato, devemos sim correr atras para que ele não se rompa.

  3. zak disse:

    preparem- se jesus esta voltando com poder e muita glória

  4. Dean disse:

    se tudo isso for verdade mesmo, pq acabar com tanta furia destruição ”morte” Deus não é uma pessoa boa (não exatamente uma pessoa), como é possivel um livro q fale como tudo começou e como tudo vai acabar ? fica meio dificil de acreditar em alguma horas !!! a principal pergunta é ”PORQUE”

  5. Cesar Rien disse:

    O período do 2º Advento de Cristo é simbolizado pela Festa dos Tabernáculos. Jesus chegará no 1º dia dessa festa, porém nunca poderemos calcular o ano da Sua Vinda. Nesse 1º dia ocorre a Redenção dos cativos da morte mediante a ressurreição dos fiéis falecidos, juntamente com os que estiverem vivos. Em Apo. 7:9-15 é mostrada a multidão dos salvos, com folhas de palmeira nas mãos, celebrando a Festa dos Tabernáculos diante do Trono e do Cordeiro. Esse evento ocorre no 7º dia da Festa dos Tabernáculos, com os salvos entrando na Cidade Santa pelas grandes portas de pérola. As folhas de palmeira celebram a vitória final de Cristo e dos salvos sobre as hostes do mal.

  6. uelit disse:

    e tão facil e so obedecer a (DEUS) o todo poderoso

  7. Geraldo Antônio Alves disse:

    Olá Boa Noite!
    E primeiro lugar gostaria de agradece-los pelo artigo.
    Sempre que leio apocalipse quando chegava a partir do cap.4 eu começava a pensar sobre os acontecimentos épicos da abertura de cada um dos selos, se haveria cronologia neles, e como vi no artigo gostei muito da comparação épica dos acontecimentos, dando uma cronologia prazível aos fatos. Estou agora focado nas 70 semanas de Daniel, pois quero comprender, porque Jesus falou quem lê, entenda.

  8. Edney disse:

    Gostei do material, me ajudou na preparação do sermão deste domingo a noite.
    valeu muito obrigado.
    Deus o abençoe muito.

  9. Eliane disse:

    Fica difícil entender certas “coisas” do Apocalipse, mas o essencial que precisamos realmente saber, o Senhor nos fornece pela sua Palavra.E o que precisamos saber é que devemos estar preparados para quando chegar a hora, não importa quando seja.

  10. Neide disse:

    Amei,acho k todos os pastores idependente de religiões, teriam k se preocupar en ensinar o k realmente a biblia ensina, Parabéns.

  11. Maravilhosa a forma que foi colocado o assunto a que se refere os 7 selos, muito claro e penso correto, parabéns que muitos possam ter a chance de ler este site, que Deus nosso pai Jeová nos abençõe a todos em o Nome de Jesus Cristo…….

  12. And_Fil disse:

    Gente, tenho uma dúvida: a bíblia diz qué Deus irá libertar o demônio depois quando o mundo já estiver acabado. Pra qué? Óque o demônio vai fazer num mundo sem nada? Só pedra sobre pedra. Por acaso Deus vai criar uma outra civilizaçã?

  13. Tivinho disse:

    Eh uma prisao, pois nao havera almas para atormentar, nem vida nem nada. 1000 anos vagando no nada

  14. Pergunto a todos. Somente os evangelicos é que se acham salvos ? O que é ser salvo ? Ao meu ver, salvação é todo procedimento correto do homem sobre a terra. Sendo as 2 primeiras atitudes que o ligam a DEUS : Amor e Caridade. Sem a caridade não se chega a lugar nemhum. Não adianta ler a bíblia diariamente, frequentar igreja sempre e ter o coração duro para seu irmão sofredor. Falar Jesus, Jesus e ver seu irmão faminto e dolorido de frio e não tomar conhecimento. Isso não leva a salvação nemhuma. O que progride é nosso espirito, não a matéria ( que é podre ). Espirito indiferente pelo sofrimento do seu irmão, é fadado a ficar estacionado no tempo e espaço: anos ou séculos. Vamos pensar bem nisso = Sem caridade não se vai a lugar algum.Reginaldo

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.