As promessas do Apocalipse

Em meio ao drama angustiante do conflito entre o bem e o mal, Deus revela o bálsamo de Sua misericórdia através das dezenas de promessas espalhadas no Apocalipse. São promessas que expressam o amor, a providência, a compreensão e o poder restaurador do Todo-poderoso. Incluindo algumas negativas, revelam as facetas mais ternas da graça divina. Muitas das promessas estão relacionadas com a segunda vinda de Cristo, outras com fidelidade, e muitas com salvação e vida eterna.

Como a profecia das sete igrejas abrange a igreja desde sua fundaçao até a segunda vinda de Cristo, as promessas feitas a cada uma dessas sete etapas tem uma mensagem edificante para cada um de nós.

TODAS AS PROMESSAS SÃO PARA OS VENCEDORES

1. Que dará o Senhor aos vencedores, quando vier? Apocalipse 22:12.

“Eis que venho sem DEMORA e comigo está o GALARDÃO que tenho para CADA UM segundo as suas obras.

Nota: Muitas das promessas do Apocalipse estão relacionadas com a segunda vinda de Cristo (por exemplo: Apocalipse 1:7; 22:20 ). Nesse dia o Senhor destruirá os que destroem a Terra ( Apocalipse 11:18 ) e dará a vida eterna a Seus fiéis.

2. Que símbolo de vida eterna será permitido aos vencedores comerem? Apocalipse 2:7.

“… dar-lhe-ei que se alimente da ÁRVORE DA VIDA que se encontra no Paraíso de Deus.”

Nota: Aquele que tem as chaves da morte, que esteve morto mas vive pelos séculos dos séculos ( Apocalipse 1:18 ), que “Abre e ninguém fecha” ( Apocalipse 3:7 ) promete restabelecer a vida eterna perdida quando entrou o pecado. A árvore da Vida é mencionada 6 vezes na Bíblia. Três vezes em Gênesis e três em Apocalipse. Para que o homem não vivesse eternamente como pecador, Deus não permitiu que comesse desta árvore ( Gênesis 3:22-24 ), mas agora, redimido pelo sangue de Jesus, é prometido que os vencedores comerão da dita árvore: receberão a vida eterna. Por isso diz que eles não sofrerão dano da segunda morte ( Apocalipse 2:11; 20:6 ). O paraíso está no terceiro Céu do qual fala São Paulo em II Coríntios 12:2-4 . As promessas aos vencedores que aparecem no fim das mensagens às igrejas restantes, também estão relacionadas com a vida eterna ( Apocalipse 2:10, 11, 17; ). Em outro estudo veremos como serão as condições de vida na eternidade.

3. Apesar de ser o Todo-poderoso, como revela Deus Sua compreensão e ternura? Apocalipse 1:17; 2:24; 3:10.

“… Porém Ele pôs sobre mim a Sua mão direita dizendo: NÃO TEMAS Eu sou o primeiro e o último.”

“Digo, todavia, a vós outros,…: Outra CARGA não POREI sobre vós.”

“Porque guardaste a palavra da Minha perseverança, também Eu te GUARDAREI da HORA DA PROVAÇÃO…”

O INIMIGO A QUEM DEVEMOS VENCER

4. Quem é o adversário que devemos vencer? I Pedro 5:8-9.

“… O DIABO, vosso adversario… resisti-lhe firmes na …”

Nota: Em sua rebelião contra Deus, Satanás trata de danificar e destruir tudo o que pertence ao Criador, incluindo o mundo e suas criaturas.

5. Que conduta introduziu o diabo na Terra a fim de destruir-nos? 1 João 3:4-8; Isaias 24:5- 6.

“… O pecado é a TRANSGRESSÃO da LEI.”

“Aquele que pratica o PECADO procede do DIABO…”

” … porquanto transgridem as leis… por isso serão QUEIMADOS os moradores da Terra…”

Nota: O mesmo apóstolo São João, que desmascarou Satanás, diz: “Para isto Se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do diabo” ( 1 João 3:8 ). Nosso Senhor Jesus disse que Ele não veio mudar a lei ( Mateus 5:17 ); que ninguém tem, nem terá autoridade para mudar a lei ( Mateus 5:18 ); apesar de que o anticristo intentaria fazê-lo ( Daniel 7:25 ). Jesus demonstrou ante o Universo que é possível guardar a Santa Lei de Deus. Seus méritos (se O aceitamos) nos dão salvação ( Romanos 5:19; 10:11 ). Uma vez redimido, o crente vive regido pela ética de Cristo. Por isso São Paulo diz: “Anulamos, pois, a lei, pela fé? Não, de maneira nenhuma, antes confirmamos a lei” ( Romanos 3:31 ).

6. Que duas características têm o remanescente fiel a quem Satanás odeia e persegue? Apocalipse 12:17.

“… os que guardam os MANDAMENTOS DE DEUS e têm o TESTEMUNHO DE JESUS.”

Nota: Satanás odeia a Deus e Sua santa lei, expressão de Seu caráter. Por isso é que quem vive segundo a carne em certa medida está reproduzindo a conduta de Satanás, “pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar” ( Romanos 8:7 ). Nosso Senhor Jesus Cristo disse: “Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos”João 14:15 ). Ao guardar os mandamentos, demonstramos nossa identificação com Cristo. Isso explica porque Satanás ataca o remanescente fiel que guarda Seus mandamentos. Fá-lo como uma prolongação da luta que iniciou no Céu contra Cristo ( Apocalipse 12:7 ). Mas é na hora da perseguição que se torna mais agradável a promessa: “Sê fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida” ( Apocalipse 2:10 ).

COMO SE OBTÉM A VITÓRIA

7. Apocalipse 1:5 diz que Jesus “nos ama e pelo Seu sangue nos libertou dos nossos pecados”. Que devemos fazer para que o Senhor nos lave com Seu sangue? Atos 2:37-38Lucas 13:3.

“Respondeu-lhes Pedro: ARREPENDEI-VOS, e seja batizado em nome de Jesus Cristo para REMISSÃO dos vossos PECADOS…”

“… se porém, não vos ARREPENDERDES, todos igualmente PERECEREIS.

Nota: Até as promessas de castigo do Apocalipse, que alguns poderiam considerar negativas, revelam o amor de Deus que nos quer conduzir ao arrependimento (Ex.: Apocalipse 2:5-16; 3:3 ). As repreensões e castigos prometidos por Deus têm como objetivo corrigir e curar; porque Ele nos ama ( Apocalipse 3:18-19 ) e sabe que sem arrependimento não pode haver perdão.

8. Que promessa demonstra que a salvaçao é gratuita e que é recebida pela fé em Jesus? Apocalipse 22:17; Romanos 3:24-25.

“… e quem quiser RECEBA de GRAÇA a água da vida.”

“Sendo justificados GRATUITAMENTE por Sua GRAÇA mediante a redenção que há em Cristo Jesus.”

Nota: A justiça de Cristo dada de graça ao crente é representada nos símbolos do Apocalipse por roupas e vestimentas. (Ex.: Apocalipse 7:9.13,14 ). Os que acompanham a Cristo estão vestidos de roupas brancas, os quais lavaram suas roupas e as alvejaram no sangue do Cordeiro. Há preciosas promessas de vida eterna para os que lavam suas roupas no sangue de Cristo ( Apocalipse 22:14; 3:4-5 ).

9. Que declaração inspirada por Deus demonstra que o arrependimento e a fé devem ser acompanhados de uma mudança de vida? Atos 3:19.

ARREPENDEI-VOS, pois e CONVERTEI-VOS para serem apagados os vossos pecados.”

Nota: A bondosa paciência de Deus tem limite. Se não há conversão terá de haver punição. (Ex.: Apocalipse 2:21-23; 3:3 ). Apocalipse 9:20-21 fala de pessoas que nem mesmo sob as pragas descritas na sexta trombeta, se arrependeram. Apocalipse 11:18 diz que Deus finalmente destruirá “os que destroem a Terra”. O pior será a segunda morte ( Apocalipse 21:8; 22:15 ).

10. Que promessas demonstram que nosso Senhor quer que os redimidos sejam fiéis? Apocalipse 2:10-11.

“… Sê fiel até à MORTE, e dar-te-ei a COROA DA VIDA.”

“… O vencedor, de nenhum modo sofrerá o dano da SEGUNDA MORTE.”

Nota: Isto se harmoniza perfeitamente com o que Jesus disse àquele jovem que professava crer nEle. “Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos” Mateus 19:17 ). Apocalipse revela que o código moral que deve reger a conduta dos que foram salvos pela graça, é a Lei dos Dez Mandamentos ( Apocalipse 14:12 ). Outra área de fidelidade da qual fala Apocalipse é a relação com a Palavra de Deus ( Apocalipse 22:18-19 ). Inclusive temos duas promessas com bem-aventuranças a respeito, uma no primeiro capítulo de Apocalipse ( Apocalipse 1:3 ) e outra no último ( Apocalipse 22:7 ).

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Profecias, Revelações do Apocalipse e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para As promessas do Apocalipse

  1. Jeferson disse:

    muito bom o texto
    gostei
    :)

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s