Justiça dá a estudante adventista direito de faltar a aulas

Uma estudante adventista matriculada numa universidade católica do interior de São Paulo conseguiu na Justiça, na semana passada, o direito de não ir às aulas às sextas à noite e aos sábados de manhã.

Quielze Apolinario Miranda, 19, é da igreja Adventista do Sétimo Dia, que prega o recolhimento da hora em que anoitece nas sextas-feiras até o fim do dia dos sábados.

Aluna do 1º ano do curso de relações internacionais da USC (Universidade Sagrado Coração), instituição fundada por freiras católicas em Bauru na década de 1950, Quielze nunca foi às aulas noturnas às sextas e aos sábados e corria o risco de ser reprovada por faltas.

Ela diz ter tentado negociar com a reitoria para apresentar trabalhos alternativos. A USC, de acordo com a estudante, negou em várias instâncias o pedido.

“Geralmente, em outras faculdades é mais fácil. O pastor entrega uma cartinha falando sobre liberdade religiosa e o aluno consegue a dispensa”, afirma. “Aqui, não consegui.”

TRABALHO EXTRACLASSE

No último dia 16, o advogado da aluna, Alex Ramos Fernandez, entrou com mandado de segurança na Justiça Federal de Bauru.

Solicitou a substituição das atividades das 18h das sextas às 18h dos sábados por “prestações alternativas”, como trabalhos extraclasse.

“O que ela estava buscando era uma igualdade para preservar o sentimento e a intimidade religiosa dela”, diz.

“Nesses casos o aluno até estuda mais, pois os professores dão trabalhos mais elaborados do que assistir a uma aula. Não há uma quebra de isonomia entre os alunos.”

AMPARO LEGAL

O juiz da 3ª Vara Federal de Bauru, Marcelo Zandavali, concedeu uma liminar que obriga a USC a oferecer atividades alternativas.

De acordo com o texto, a USC alegou que faltava ao requerimento da aluna “amparo legal”.

O magistrado discordou da instituição e baseou sua decisão nos artigos 5º e 9º da Constituição e na lei paulista nº 12.142, de 2005, que assegura ao aluno esse direito em respeito à sua religião.

A USC informou que só vai se manifestar depois de ser oficialmente notificada.

Segundo o advogado de Quielze, que é adventista e se especializou em casos como o dela, a Justiça vem atendendo, nos últimos anos, aos pedidos de alunos adventistas e judeus, que também guardam os sábados.

A igreja Adventista do Sétimo Dia, religião cristã que surgiu nos anos 1840 nos Estados Unidos, tem como doutrina a crença que Jesus voltará -o advento- e que os mortos dormem, inconscientes, até a ressurreição. Existe no Brasil desde 1894.

Fonte: Folha.com

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Liberdade Religiosa e marcado , . Guardar link permanente.

6 respostas para Justiça dá a estudante adventista direito de faltar a aulas

  1. Luiz Henrik disse:

    Aqui na minha cidade também tem isso…mas comigo quase todos os professores e uns professores da direção me ajudão, pq eles gostão de mim, e respeitão a minha escolha de ser Adventista…as minhas faltas de sexta não é abolida, mas tenho uma justificação, a justificação é “Sigo o que Deus pede, e guardo sua LEI moral”.

  2. aguida maria da cunha carneiro disse:

    sou adventista do sétimo dia. Deus fez o mundo em seis dias e no sétimo dia ele descansou. nós adventista cremos na volta de CRISTO. Guardamos o sabado por amor o nosso CRIADOR nosso pai celestial DEUS TODO PODEROSO. AMÉM.

  3. 3anjosMarcelo disse:

    Caros irmãos
    Esse é o verdadeiro testemunho.
    A IASD precisa rever a questão do confinamento dos adventista no sábado para a realização do ENEM, pois as coisas de propriio interesse nas horas sagradas constituem uma transgressão da lei do SENHOR.
    Ser quiserem saber mais a respeito do confinamento pelo e-mail mad.dam@hotmail.com
    estarei à disposição.
    Que a Graça e a Paz de Jesus Cristo seja com todos nós, amém.

  4. Isabel Narciso disse:

    Quielze com esse gesto mostra que sempre Deus provera .
    Isabel Narciso – Rio Preto

  5. Levy Moura disse:

    Parabéns! Irmã querida, quando tomamos conhecimento de fé dos nossos, enchi-nos de alegria e satisfação por ver que ainda hoje existem “Daniela” como você. Alabado sea Dios bendito. Dios siga bendiciendo.

  6. Marcos Brito disse:

    Além de linda, ela ama a Deus. E Deus aprova isso, pois seu amor motivou sua determinação. E Ele a ajudou a garantir Seu encontro com essa filha nos Sábados [que é o principal motivo da existência desse dia, que Ele criou para sua exclusividade e dedicação]. Deus é maravilhoso e é fiel com quem é fiel, por isso Ele solicita que sejamos fiéis, pq Ele quer ser conosco também, provendo nossas necessidades. =)

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.