Virtudes Cristãs: Mansidão

A Mansidão faz parte das Bem-Aventuranças. Em realidade Jesus Cristo falou de maneira muito clara a respeito:

 “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra” (Mateus 5:5).

 Quando nós confrontamos estas palavras de Jesus à luz de toda cultura de violência que temos hoje em nosso mundo, que nos impele ao sentimento de vencer a qualquer custo, cultura a qual estamos tão acostumados a ver e a conviver diariamente, parece que Jesus está nos falando de algo inacessível, parece que ele está nos falando de algo que é até inaceitável no mundo em que vivemos hoje. Mas Jesus foi muito claro: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra” (Mateus 5:5).

Mansidão à luz da perspectiva de Jesus é a virtude através da qual aprendemos a entregar a Deus todos os nossos direitos e confiarmos que Ele nos conduzirá a vitória. Isso não implica em passividade diante da vida, mas sim, a uma nova visão da vida, marcada pela não-violência, pelo não-desrespeito as outras pessoas, pela não-agressividade, pela não satisfação em vencer às custas da derrota e do aniquilamento de outrém. Existe sempre alguém perto de nós que as vezes nos irrita, existe muitas vezes perto de nós alguém que tenta nos tirar do sério e muitas vezes tenta nos obrigar a tomarmos atitudes que não fazem parte de nossa natureza. Saber viver bem é saber também lidar com estas pessoas, evitando que elas nos dominem com toda sua negatividade. Do ponto de vista espiritual, a atitude mais correta em relação a essas pessoas é perdoá-las, exercendo paciência e misericórdia.

Uma pessoa emocionalmente ajustada, amadurecida é também aquela que aprende a conviver com o inesperado, com as circunstâncias diante das quais nós não temos nenhum tipo de controle. Por isso mesmo, é que presenciamos a violência muitas vezes no trânsito, no trabalho, na família. A falta de mansidão, a falta de domínio próprio, a falta de controle, leva muitas pessoas a agirem de forma violenta. Mansidão quer dizer ser tranqüilo, não-passivo, mas ter auto-controle. Por isso a Bíblia é muito clara “os mansos herdarão a terra”. Isso quer dizer, viverão mais e sofrerão menos, terão menos motivos para a ansiedade e por conseguinte serão menos agressivos e menos violentos. Os mansos aprendem a ver a vida, as coisas, as pessoas com mais praticidade, sob uma ótica diferente, por isso até a sua maneira de falar passa a ser também diferente, com brandura e mel ao invés de violência e fel.

Nossas palavras são sementes que estamos plantando dia após dia, por isso a Bíblia diz:

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” (Provérbios 15:1).

 A delicadeza e a civilidade são filhas diretas da mansidão. Pela mansidão o homem conquista amizades na terra e Bem-Aventuranças no céu. Inimiga da irritabilidade que gera a cólera a mansidão sempre triunfa nas lutas, vence as dificuldades e enfrenta os desafios. “Aprendei de Mim” disse Jesus, “porque sou manso e humilde de coração” (Mateus 11:29). É em Jesus que devemos buscar as lições de mansidão de que tanto carecemos em nossas lutas do dia-a-dia. Embora enérgico, quando as circunstâncias o exigiam, o sublime salvador, sabia fazer prevalecer a sua palavra pelo poder da verdade que a embalsamava, combatia os vícios, os embustes que deprimiam as almas, sempre bom, sincero, criativo, caridoso, ele prodigalizava em seus ouvintes os meios de adquirirem o necessário à vida na terra e a felicidade no céu. Sem mansidão não há piedade, sem piedade não há paciência, e sem paciência não há salvação.

Da mansidão vem a simpatia, da mansidão vem a bondade, da mansidão vem o cumprimento do amor ao próximo. O Homem prudente é sempre manso de coração, persuade a seu semelhante sem se exaltar, previne os males sem se apaixonar, extingue as lutas com doçura e grava na alma as verdades que soube estudar e compreender. A palavra mansidão é uma das palavras mais interessantes da Bíblia, porque ela mudou de significado, foi mudando paulatinamente através dos tempos. No início era aplicada a pessoas pobres, as pessoas pobres eram chamadas de pessoas mansas, porque elas eram desprovidas de qualquer bem material, elas não tinham proteção financeira, essas pessoas por terem apenas Deus como seu único bem, dependiam dEle e esperavam dEle a solução de todos os seus problemas. É por isso que a palavra mansidão foi usada muitas vezes pelos poetas e pelos profetas do Antigo Testamento neste contexto de pessoas pobres, de pessoas que dependiam inteiramente de Deus. E é por isso que a Bíblia diz:

“Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz” (Salmos 37:11)  

No Antigo Testamento, mansidão é prioritariamente uma atitude de dependência diante de Deus e a consequente aplicação dessa disposição no relacionamento com os outros. Portanto, manso é aquele capaz de perder uma discussão sem se exasperar. Manso é aquele capaz de discutir um assunto sem perder a calma. Manso é aquele capaz de ser livre de vingança mesmo diante da provocação. Manso é aquele que prefere errar perdoando ao invés de acertar odiando.

Jesus era manso, ele mesmo se apresentou assim ao dizer que seu jugo era suave. Portanto, só é manso quem é humilde, Isto é, quem não confia demasiadamente em si. Lembremos da história de Moisés. Moisés não era uma pessoa mansa, ele estava já se formando na Universidade do Egito, no Cairo. Lá ele acabou se formando com honras, se tornou uma das grandes esperanças de seu país naquela época, e fatalmente seria ele o próximo faraó. Entretanto o relato bíblico nos conta que, por sua falta de mansidão, Moisés acabou tendo que fugir, pois matou um egípcio e fugiu para o deserto. E então, depois de ter se formado na Universidade do Cairo, na universidade do Egito, ele acabou tendo que fazer pós-graduação, mestrado e doutorado na universidade do deserto. E lá na universidade dos duros golpes da vida, onde ele tinha que enfrentar o sol, onde tinha que enfrentar aquele deserto bravio, ele acabou realmente se tornando uma pessoa mansa e o livro de números no capítulo 12, verso 3 diz que Moisés se tornou “o homem mais manso do que todos os homens que havia sobre a terra”. Ele realmente teve que passar pelo deserto, ele teve que conviver com as ovelhas, animais considerados mui mansos e acabou se tornando uma pessoa mansa e depois de se tornar essa pessoa mansa, depois de passar tanto tempo no deserto, ele estava preparado, tornara-se uma pessoa capaz de conduzir um grande número de pessoas, que chegou num total de quase 2 milhões de pessoas, tornando-se líder dessas pessoas. Chegavam diante de sua tenda todo tipo de pessoas, com muitos questionamentos e ele então desde madrugada, já estava à porta da tenda com muita calma, com muita mansidão, atendendo a todos. Era tanta a gente que Moisés atendia, que eles precisavam até mesmo de uma senha, para serem atendidos a porta de sua tenda no centro do acampamento de Israel. Mas Moisés a todos atendia com mansidão, a todos atendia com paciência.

Mansidão é uma virtude que não é muito recomendada hoje em dia pela mídia, pelo tipo de sociedade em que vivemos, porque hoje em dia vemos o estímulo para a bravura, o estímulo para o orgulho, o estímulo de não levar desaforo para casa. Em realidade, em todas as épocas sempre foi valorizada esta questão, “não leve desaforos para casa”. E muitos decidem brigar quando acham que podem derrotar o inimigo. Só os bravos brigam, só os bravos vencem, só os bravos morrem brigando. Aliás, o verdadeiro paradoxo é que ao invés do acabamos de dizer, a verdadeira bravura é a mansidão. O verdadeiramente bravo é o manso, a mansidão é a verdadeira superioridade. Quando sou dominado pela raiva, ou quando reajo ao que o outro me diz ou o que me faz, eu lhe sou inferior. Por isso, a Bíblia nos chama à mansidão. A Bíblia nos pede para nos tornar-mos mansos.

“Buscai o SENHOR, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura, lograreis esconder-vos no dia da ira do SENHOR.” (Sofonias 2:3)

Para facilitar a compreensão podemos dizer que uma pessoa mansa é aquela que coloca a inteligência nas suas emoções. O Apóstolo Paulo, colocou a mansidão como a oitava virtude do fruto do Espírito e Jesus como a terceira Bem-Aventurança. Em um mundo onde as pessoas vivem com um nível de estresse elevadíssimo, com os nervos a flor da pele, torna-se urgente a busca do desenvolvimento dessa virtude do caráter: a mansidão. Como podemos desenvolver a mansidão? Em primeiro lugar, como todas as outras virtudes do caráter, a mansidão é o resultado de uma vida que é governada por Deus através do seu Espírito. Alguns princípios fundamentais são: Submeta o seu temperamento ao controle do Espírito Santo, nunca seja precipitado ao responder aos estímulos, reaja com serenidade, seja humilde para aceitar as provocações e responder conforme os princípios da palavra de Deus. Cultive a longanimidade, ou seja, a longa paciência, saiba esperar sem se estressar, ore sobre este assunto. É na presença de Deus que nossas fraquezas desaparecem. Aprenda com as pessoas que são mansas, serenas e controladas emocionalmente. Se esforce para que Deus seja glorificado em suas atitudes e em seu comportamento.

Um executivo, diretor de uma empresa estava muito nervoso, irritadíssimo e por isso gritou com seu gerente, o gerente por sua vez, chegando em casa, gritou com a esposa acusando-a de gastar demais. A esposa nervosa, gritou com a empregada, que acabou deixando um prato cair no chão. A empregada, chutou o cachorrinho no qual tropeçara enquanto limpava os cacos de vidro. O cachorrinho saiu correndo de casa e mordeu uma senhora que passava pela rua. A senhora foi a farmácia para fazer um curativo e tomar uma vacina e por sua vez gritou com o farmacêutico porque a vacina doeu ao ser aplicada. O farmacêutico ao chegar em casa, gritou com a esposa porque o jantar não estava de acordo com o seu agrado. Sua esposa afagou os seus cabelos e o beijou dizendo: Querido, prometo que amanhã farei o seu prato favorito, você anda trabalhando muito e está cansado. Precisa de uma boa noite de sono, eu vou trocar os lençóis da nossa cama por outros limpinhos e cheirosos para que você durma tranqüilo, amanhã você vai se sentir melhor. Retirou-se e deixou-o com os seus pensamentos. Neste exato momento, a esposa desse farmacêutico, rompeu o círculo do ódio, esbarrou na tolerância, na doçura, na mansidão, no perdão e no amor. Se você está vivendo na sua vida um círculo de ódio, se você está tendo problemas neste sentido, lembre-se de que com mansidão, com tolerância, com doçura, com perdão e com amor, você pode quebrar esse círculo que você está vivendo em sua vida. Vale a pena quebrar este círculo. Tente encontrar uma solução. O livro de Filipenses 4:7 diz:

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Filipenses 4:7) 

Veja que a recompensa que a Bíblia apresenta para os mansos é muito grande. Salmos 25:9 diz:

 “Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho” (Salmos 25:9)

 Isso porque os mansos estão dispostos a ouvirem a palavra de Deus e os mansos estão dispostos a seguir os seus ensinos.

Salmos 22:26 diz:

“Os mansos comerão e se fartarão, louvarão ao Senhor os que O buscam, o vosso coração viverá eternamente” (Salmos 22:26 )

 Ou seja, terão satisfação eterna.

Sofonias 2:3 diz que os mansos estarão livres da ira divina:

Buscai o SENHOR, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura, lograreis esconder-vos no dia da ira do SENHOR. (Sofonias 2:3)

Por outro lado Isaías 29:19 diz:

“Os mansos terão regozijo sobre regozijo no SENHOR, e os pobres entre os homens se alegrarão no Santo de Israel”. (Isaías 29:19 )

E em Salmos 37:11 diz:

“Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz”. (Salmos 37:11)

 Se Deus dá tanto valor aos mansos, sejamos perseverantes em cultivar esta virtude tão preciosa aos olhos do Senhor e tão rejeitada, tão esquecida neste mundo conturbado e violento, onde a mansidão é levada em tão pouca conta.

Um homem estava contando que acompanhou um amigo a uma banca de jornal e viu o seu amigo cumprimentar o jornaleiro de forma simpática, mas em troca, recebeu uma atenção grosseira, mal educada, e o jornaleiro praticamente jogou o jornal na mão de seu amigo. Viu mesmo assim o amigo sorrir educadamente e desejar ao homem um bom fim de semana. Ele sempre o trata assim, perguntou o seu amigo? Sim, infelizmente. Mas então, porque você é tão gentil com ele? E o amigo lhe respondeu: Porque eu não quero que ele decida como eu devo reagir. Isto é mansidão. É força controlada. Como muito bem diria Daniel Goleman: “É a inteligência atuando nas emoções”. É exatamente a maneira correta de reagir. Você percebe como é importante a mansidão? A mansidão, ela faz o ambiente se acalmar. Uma pessoa mansa, consegue diminuir a tensão de um ambiente carregado. Ás vezes o ambiente está tão carregado, que parece que podemos cortar em fatias o ar ao redor, de tão tenso, de tão carregado que está. E a mansidão tem este valor, tem essa capacidade de amainar, de diminuir os ânimos, de acalmar a situação. Faça um balanço de sua vida, em que relacionamentos você encontra dificuldades de ser manso? Fale com Deus sobre esses relacionamentos e peça-lhe que o ajude a ser manso com essas pessoas com quem se relaciona. Claro, você não vai conseguir isso sozinho e nem rapidamente, lembre-se de Moisés, ele precisou ir para o deserto.Quem sabe você precise fazer uma pós-graduação em mansidão para poder ficar calmo, para poder se controlar, para poder ter uma inteligência emocional que atue de forma competente em seus relacionamentos. Mas lembre-se: Com o poder de Deus, com o auxílio do Espírito Santo, você poderá ser uma pessoa mansa, uma pessoa calma, um representante de Jesus Cristo nessa Terra. Porque ele, mesmo sendo confrontado, mesmo estando em situações críticas, ele respondia com silêncio, com mansidão, com calma, com ternura, com paciência, com perdão e com amor. Vamos seguir portanto o exemplo de Jesus e pedir para ele que nos conceda esta virtude, para que nós possamos herdar esta terra, mas mais do que esta terra, viver tranqüilos aqui, porém, recebendo finalmente a herança do reino celestial. “Felizes são os mansos porque eles herdarão a terra”.

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Filipenses 4:7)

Pr. Eliel Unglaub – Unasp Engenheiro Coelho

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Virtudes Cristãs e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para Virtudes Cristãs: Mansidão

  1. Alessandra Maria Silva disse:

    Estou profundamente feliz com o que li e com desejo ardente de aplicar em minha vida!
    Muito obrigada por esse texto que tanto me fez bem!
    Abraço,
    Alessandra

  2. Cristina maria pereira disse:

    é isso que eu estou precisando pois, sofro de ansiedade generalizada e é muito triste isso sou uma pessoa generosa porrém não, tenho mansidão em determinadas coisas que acontece. fui roubada pela a minha vizinha varias vezes quando descobrir falei para ela que iria contar para o marido dela e meu sogro não gostou dessa atitude e acabamos discutindo feio mesmo. Se eu tivesse mansidão com ela não estaria sofrendo tanto. moro nos fundos da casa dele e sofro muito com essa situação.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.