Será que Deus Inspira Astrólogos e Videntes?

Se algum auto-proclamado profeta surgisse de repente e começasse a atrair multidões com mensagens de agitação, curando os enfermos, ressuscitando os mortos, trazendo fogo do céu, e revelando conhecimento de seus segredos pessoais – você acreditaria nele ou nela? Você deveria acreditar? Seu destino final pode estar diretamente relacionado com a sua capacidade de distinguir entre verdadeiros e falsos profetas. Por isso é muito importante saber o que a Bíblia realmente diz sobre este assunto oportuno!

1. A Bíblia ensina que haveriam verdadeiros profetas nos últimos dias da terra?

“E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão” (Atos 2:17).

Resposta: Sim, tanto homens como mulheres profetizariam nos últimos dias (Joel 2:28-32).

2. Jesus em Sua ascensão colocou o dom de “profecia” em sua igreja, juntamente com quatro outros dons: apóstolos, evangelistas, pastores e mestres (Efésios 4:7-11). Por que Deus colocou estes dons na igreja?

“com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado” (Efésios 4:12).

Resposta: Jesus deu todos os cinco dons para o aperfeiçoamento dos santos. O aperfeiçoamento da igreja de Deus no tempo do fim não é possível se qualquer um desses cinco dons estiver faltando.

3. Nos tempos bíblicos, o dom de profecia era limitado aos homens?

Resposta: Não! Além de muitos homens que tinham o dom de profecia, Deus também deu o dom, a pelo menos, oito mulheres: Ana (Lucas 2:36-38); Miriam (Êxodo 15:20); Deborah (Juízes 4:4); Hulda (2 Reis 22:14), e as quatro filhas de Filipe, um evangelista (Atos 21:8, 9).

4. Quanto tempo iriam esses dons permanecer em Sua igreja?

“até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo” (Efésios 4:13).

Resposta: Eles permanecerão até que o povo de Deus esteja todo unificado, amadurecido – o que, naturalmente, será no fim dos tempos.

5. De que fonte os verdadeiros profetas obtinham suas informações?

“jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:21).

Resposta: Os profetas falam quando são “movidos pelo Espírito Santo”. Os Profetas não expressam suas próprias opiniões privadas em assuntos espirituais. Seus pensamentos vêm de Jesus, através do Espírito Santo.

6. Deus fala aos profetas de três maneiras diferentes. Quais são elas?

“Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele.” “Com ele falo face a face, claramente” (Números 12:6, 8).

Resposta: Visões, sonhos, ou face a face.

7. Quais são as evidências físicas de um verdadeiro profeta em visão?

A. Inicialmente perdem força física (Daniel 10:8).
B. Podem mais tarde receber força sobrenatural (Daniel 10:18, 19).
C. Sem fôlego no corpo (Daniel 10:17).
D. Capazes de falar (Daniel 10:16).
E. Não ficam concientes do ambiente terreno (Daniel 10:5-8, 2 Coríntios 12:2-4).
F. Olhos ficam abertos (Números 24:4).

Nota: Embora os seis pontos anteriores sejam evidências físicas de um verdadeiro profeta em visão, nem todos eles aparecem sempre juntos. A visão de um profeta pode ser genuína sem manifestar todas as seis provas.

8. Realizar grandes milagres é uma prova de que um profeta seja de Deus?

“Eles são espíritos de demônios, que operam milagres” (Apocalipse 16:14).

Resposta: Não! O diabo e seus emissários também têm o poder de operar milagres. Milagres provam apenas uma coisa: poder sobrenatural. Mas tal poder pode vir tanto de Deus como de Satanás (Deuteronômio 13:1-5, Apocalipse 13:13, 14).

9. De que perigo no fim dos tempos, nos adverte Jesus?

“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se fosse possível, enganariam até os escolhidos” (Mateus 24:24).

Resposta: Deus nos adverte de falsos cristos e falsos profetas, que serão tão altamente convincentes que enganarão a todos, exceto os escolhidos de Deus. Bilhões serão enganados e se perderão.

10. Como posso determinar se um profeta é verdadeiro ou falso?

“À lei e ao testemunho: se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles” (Isaías 8:20).

Resposta: Teste seus ensinamentos e conduta pela Palavra de Deus, que é a Bíblia. Se eles ensinam e se comportam de maneira contrária às Escritura, eles são falsos profetas e “não há luz neles.”

11. Certos tipos de falsos profetas são especificamente nomeados e condenados na Bíblia?

Resposta: Sim. Deuteronômio 18:10-12 e Apocalipse 21:8 falam contra os seguintes tipos de falsos profetas:

A. Bruxos
B. Adivinhadores
C. Prognosticadores
D. Agoureiros
E. Feiticeiros
F. Encantadores
G. Necromantes
H. Mágicos
I. Médiuns

Nota: A maioria desses falsos profetas dizem ter contato com os espíritos dos mortos. A Bíblia diz claramente que os mortos não podem ser contatados pelos vivos. (O Guia de Estudo Nr. 10 contém mais informações sobre a morte). Os supostos espíritos dos mortos são anjos maus, ou demônios (Apocalipse 16:13, 14). Bolas de cristal, leitura de mãos, cartas, astrologia, e conversação com os supostos espíritos dos mortos não são caminhos que Deus usa para se comunicar com as pessoas. As Escrituras ensinam claramente que todos os que se envolvem com tais coisas são uma abominação (Deuteronômio 18:12). E pior, aqueles que continuarem envolvidos ficarão de fora do reino de Deus (Gálatas 5:19-21, Apocalipse 21:8, 22:14, 15).

12. É trabalho de um verdadeiro profeta servir principalmente a igreja ou os incrédulos?

“a profecia, porém, é para os que crêem, e não para os descrentes” (1 Coríntios 14:22).

Resposta: A Bíblia é clara. Embora a mensagem de um profeta possa, por vezes, edificar o público, o objetivo principal da profecia é servir a igreja.

13. Será que a igreja de Deus no tempo do fim tem o dom de profecia?

Resposta: No Guia de Estudo 23, descobrimos que Jesus dá uma descrição de seis pontos de Sua Igreja no tempo do fim. Vamos rever esses seis pontos:

A. Ela não existia como uma organização oficial entre 538 a.C e 1798.
B. Iria surgir e fazer a sua obra depois de 1798.
C. Iria guardar os Dez Mandamentos, incluindo o sábado, do quarto mandamento.
D. Ela teria o dom de profecia.
E. Seria uma igreja missionária mundial.
F. Iria ensinar e pregar a tríplice mensagem de Apocalipse 14:6-14.

É importante lembrar que a igreja remanescente de Deus no tempo do fim deve cumprir todos os seis pontos descritivos de Jesus. Isso significa que o dom de profecia deve estar incluído. Essa igreja teria um profeta.

14. Quando você se unir a igreja de Deus no tempo do fim, aquela que possui todos os dons, como ela afetará você?

“O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro” (Efésios 4:14).

Resposta: Ela vai ancorá-lo espiritualmente. Você não estará mais incerto e instável em suas crenças.

15. O apóstolo Paulo, em 1 Coríntios 12:1-18, compara os dons que Jesus deu à igreja a partes do corpo. Qual parte do corpo melhor representa o dom de profecia?

“Antigamente em Israel, quando alguém ia consultar a Deus, dizia: “Vamos ao vidente”, pois o profeta de hoje era chamado vidente” (1 Samuel 9:9).

Resposta: Desde que um profeta é chamado às vezes um vidente (alguém que pode ver o futuro), os olhos são o que melhor representam o dom de profecia.

16. Uma vez que a profecia são os olhos da igreja, uma igreja sem o dom de profecia estaria em que condição?

Resposta: Estaria cega. Jesus se referiu aos perigos subseqüentes quando Ele disse: “Se um cego guiar outro cego, ambos cairão na vala” Mateus 15:14.

17. Deve a igreja remanescente de Deus ter todos os dons que Cristo deu?

Resposta: Sim. A Escritura ensina claramente que a igreja remanescente de Deus no tempo do fim não teria falta de nenhum dom, o que significa que deve possuir todos eles, incluindo o dom de profecia (1 Coríntios 1:5-8).

18. Apocalipse 12:17 aponta que a igreja remanescente de Deus do tempo do fim “têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apocalipse 19:10 diz que “o testemunho de Jesus é o espírito de profecia”. Podemos ter certeza que isso significa que a igreja terá um profeta?

Resposta: Sim. Um anjo disse a João em Apocalipse 19:10 que ele era “conservo” de João, e de seus “irmãos” que têm o testemunho de Jesus. Este mesmo anjo repetiu uma informação idêntica a João em Apocalipse 22:9. Ele disse: “Sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas.” Note desta vez ele chamou a si mesmo um profeta, em vez de um com o testemunho de Jesus. Então, obviamente, ter o “testemunho de Jesus” e ser um profeta significam a mesma coisa.

19. Que outro significado especial tem as palavras “o testemunho de Jesus”?

Resposta: O “testemunho de Jesus” significa que as palavras de um profeta são de Jesus. Estamos, portanto, a considerar as palavras de um verdadeiro profeta como uma mensagem especial de Jesus para nós (Apocalipse 1:1; Amós 3:7). Reprovar, em qualquer forma, um verdadeiro profeta é um assunto extremamente perigoso. É como reprovar a Jesus, que é quem os envia e guia. Não admira que Deus adverte: “Não maltrateis os meus profetas”.

20. Quais são as qualificações bíblicas de um profeta verdadeiro?

Resposta: Os pontos de prova para um profeta verdadeiro são os seguintes:

A. viver uma vida piedosa (Mateus 7:15-20).
B. Ser chamado ao serviço por Deus (Isaías 6:1-10; Jeremias 1:5-10; Amos 7:14, 15).
C. Falar e escrever em harmonia com a Bíblia (Isaías 8:19, 20).
D. Predizer eventos que hão de se cumprir (Deuteronômio 18:20-22).
E. Ter visões (Números 12:06).

21. Enviou Deus um profeta para Sua igreja remanescente do final dos tempos?

Resposta: Sim, Ele o fez! Aqui estão os detalhes resumidos:

Deus chama uma Jovem

A igreja de Deus no tempo do fim começou a se formar no início de 1840 e precisava desesperadamente de orientação. Assim, em harmonia com a Sua promessa em Amós 3:7, Deus então chamou uma jovem mulher chamada Ellen Harmon para ser sua profetisa. Ellen aceitou o chamado. Ela tinha sido ferida em um acidente com nove anos e teve que abandonar a escola com apenas três anos de educação formal. Sua saúde se deteriorou até que, foi chamada por Deus aos 17 anos, pesando apenas 32 quilos haviam dito que logo morreria.

Ela serviu 70 anos

Ellen aceitou o chamado de Deus com o entendimento de que Ele iria capacitá-la fisicamente e mantê-la humilde. Ela viveu mais 70 anos e morreu aos 87 anos. Ela insistiu que seu objetivo e trabalho era encaminhar a igreja e seus membros para a Bíblia – que seria a base de sua crença – e para o dom gratuito de Jesus, a justificação. Ellen cumpriu todos os requisitos de um profeta mencionados neste Guia de Estudo.

Sua pena, nomes e livros

Ellen casou com James White, um clérigo, e escreveu sob o nome de Ellen G. White. Ela se tornou uma das escritoras mais prolíficas. Seus livros, lidos em todo o mundo, fornecem conselhos inspirados sobre saúde, educação, temperança, o lar cristão, evangelização, vida cristã, e muito mais.

Seu livro Educação é considerado uma autoridade em seu campo. Ele tem sido usado por uma universidade secular como um livro de texto. É tão perceptivo e relevante que uma vez foi plagiado pelo ministro da educação de uma certa nação, que o publicou em seu próprio nome. O Dr. Florence Stratemeyer, ex-professor de educação na Universidade de Columbia, disse que o livro continha “avançados conceitos de educação” e “estava mais do que 50 anos à frente de seu tempo”. O Dr. Clive McCay, ex-professor de nutrição da Universidade de Cornell, disse de seus escritos sobre saúde: “Apesar do fato de que as obras da Sra. White foram escritas muito antes do advento da moderna nutrição científica, não há um guia melhor do que elas disponível hoje.” O locutor Paul Harvey disse que ela “escreveu com entendimento tão profundo sobre o tema da nutrição que todos exceto dois dos muitos princípios que ela defendia foram cientificamente estabelecidos”.

Seu livro O Desejado de Todas as Nações, sobre a vida de Cristo, tem sido rotulado como “obra-prima da literatura inglesa”. É reconfortante e estimulante além de qualquer descrição. Ela disse sobre o assunto da inteligência que o QI de uma pessoa pode ser aumentado – muito antes dos especialistas concordarem. Ela disse em 1905 que o câncer é um germe (ou vírus), o que a ciência médica começou a endossar somente na década de 1950. É dito que Ellen G.White, tem sido a quarta autora mais traduzida de todos os tempos. Seu livro sobre a vida cristã, Caminho a Cristo, foi traduzido para mais de 150 línguas e dialetos.

22.Ellen White teve visões?

Resposta: Sim, muitas. Que duraram desde alguns minutos até o máximo de seis horas. E elas atendem ao padrão bíblico de visões, conforme descrito na resposta à pergunta sete deste Guia de Estudo.

23. São as palavras de Ellen White destinadas a serem parte da Bíblia, ou uma adição à mesma?

Resposta: Não! A Doutrina vem da Bíblia somente. Como uma profetisa do fim dos tempos, seu objetivo era enfatizar o amor de Jesus e Seu retorno iminente. Ela exortava as pessoas para que O servissem e aceitassem a Sua justiça como um dom gratuito. Ela também dirigia a atenção das pessoas para as profecias da Bíblia para o tempo final – especialmente para a tríplice mensagem de Apocalipse 14:6-14 – e pedia que partilhassem estas mensagens de esperança rapidamente em todo o mundo.

24. Ellen White fala em harmonia com as Escrituras?

Resposta: Sim! Seus escritos estão saturadas com as Escrituras. Seu propósito óbvio e evidente era conduzir as pessoas à Bíblia. Suas palavras nunca contradizem a Palavra de Deus.

25. Como eu posso aceitar Ellen White como um verdadeiro profeta, se não sei o que ela escreveu?

Resposta: Você não pode, até você ler o que ela escreveu. No entanto, você pode saber que ela (1) atende aos testes de um profeta, (2) fez o trabalho de um profeta, e que (3) a igreja verdadeira de Deus no tempo do fim deve ter um profeta. Nós pedimos que você obtenha um de seus livros e o leia. (Em nossa biblioteca virtual você pode fazer o download de vários livros de Ellen G.White) Enquanto você estiver lendo, pergunte se o livro o atrai à Jesus e se ele está em harmonia com a Bíblia. Ele foi escrito para você. Acreditamos que você vai achá-lo absolutamente cativante.

26. Quais são os três pontos de comando que Paulo nos dá a respeito de um profeta?

“Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retendo o bem” (1 Tess 5:20-21). O apóstolo Paulo diz que não devemos desprezar ou não ouvir um profeta. Mas sim, devemos testar cuidadosamente o que o profeta diz e faz pela Bíblia. Se as palavras e comportamento de um profeta estão em harmonia com a Bíblia, devemos prestar atenção a elas. Isto é o que Jesus pede ao seu povo do tempo do fim.

27. Como Jesus considera a rejeição das palavras e conselhos de um profeta verdadeiro?

Resposta: Jesus considera a rejeição dos conselhos de um verdadeiro profeta como rejeição aos conselhos de Deus (Lucas 7:28-30). Além disso, ele afirma claramente que a prosperidade espiritual depende de nossa aceitação de Seus profetas (2 Crônicas 20:20).

28. Os verdadeiros profetas do fim dos tempos originam nova doutrina, ou a doutrina vem estritamente da Bíblia?

Resposta: Os verdadeiros profetas do fim dos tempos não criam doutrinas (Apocalipse 22:18, 19). A Bíblia é a fonte de toda a doutrina. No entanto, os verdadeiros profetas:

A. Revelam excitantes novas facetas de doutrinas bíblicas antigas que não eram óbvias até serem aclaradas pelo profeta (Amós 3:7).

B. Dirigem o povo de Deus para um andar mais perto de Jesus e para um estudo mais profundo da Sua Palavra.

C. Ajudam o povo de Deus a compreenderem porções ignoradas, difíceis ou obscuras da Bíblia de modo que, de repente adquirem relevância nos trazendo grande alegria.

D. Ajudam a proteger o povo de Deus do fanatismo, do engano, e estupor espiritual.

E. Ajudam o povo de Deus a entender as profecias do tempo do fim que, ao serem confirmadas por eventos e notícias diárias, adquirem, de repente, um novo significado.

F. Ajudam o povo de Deus a perceber a certeza da breve volta de Jesus e do fim do mundo.

Para adquirir um amor mais profundo de Jesus, um interesse mais vibrante sobre a Bíblia, e um renovado entendimento das profecias bíblicas – ouça o profeta de Deus no tempo do fim. A vida adquire uma nova e gloriosa dimensão. Lembre-se, Jesus disse que Ele abençoaria Sua igreja do fim dos tempos com úteis mensagens proféticas. Louvado seja o Senhor! Ele está fazendo tudo o que o céu pode pensar em fazer para o Seu povo do fim dos tempos. Ele pretende salvar o Seu povo e levá-lo ao Seu glorioso reino eterno. Aqueles que O seguem tem a entrada no céu garantida (Mateus 19:27-29).

29. Estou disposto a testar os escritos de Ellen White pela Escritura e aceitá-los se eles estiverem em harmonia com as Escrituras?

Resposta: ______________

Guia de estudo bíblico de autoria do Pr. Doug Batchelor. Extraído do site Amazing Facts. Crédito da Tradução: Blog Sétimo Dia https://setimodia.wordpress.com/

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Artigos traduzidos - Amazing Facts, Espírito de Profecia e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para Será que Deus Inspira Astrólogos e Videntes?

  1. Fantastico!! Se todos procurassem conhecer lendo os livros desta autora pondo seus ensinos em práticas; este mundo seria um Paraiso, e as pessoas não precisariam quase nada de médicos seguindo seus conselhos de alimentação, comunhão e dedicação e respeito ao próximo e ao Criador. Colocariam em prática a seguinte
    frase Que o seu remédio seja o seu alimento, e que o seu alimento seja o seu remédio.

  2. sue disse:

    agora voces me deixaram confusa. quem é vidente não é advinho? se saber sobre futuro não é de Deus pq pessoas prevêem futuros? e se uma pessoa for boa e ter ações dentro das leis de Deus,pregar o bem e o amor e fazer por caridade tb podem ser profetas de Deus?ou deveriamos levar esse dom somente a uma determinada religião ou igreja? Sabe-se que na linguagem da epoca de cristo,(aramaico)igreja significava Palavra conteudo,ou seja, todo seguimento que cristo deixou para os profetas deveria ser eternizado.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s