Estão os Mortos Realmente Mortos?

A Morte é um dos temas mais mal compreendidos hoje. Para muitos, está envolta em mistério e evoca pavorosos sentimentos de medo, incerteza e até mesmo desespero. Outros acreditam que seus entes queridos falecidos não estão mortos, mas vivem como eles em outras esferas! Outros ainda estão confusos sobre a relação entre o corpo, o espírito e a alma. Mas realmente importa o que acreditamos a respeito? Sim … com certeza! Porque o que você acredita em relação à morte terá um impacto profundo sobre o que acontece com você no final dos tempos. Este guia de estudo lhe fornecerá exatamente o que Deus diz sobre este assunto. Prepare-se para um verdadeiro abrir de olhos!

1. Em primeiro lugar, como chegamos até aqui?

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente” (Gênesis 2:7).

R: No princípio, Deus nos formou do pó da terra.

2. O que acontece quando uma pessoa morre?

“o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu” (Eclesiastes 12:7).

R: O corpo da pessoa vira pó novamente, e o espírito volta para Deus, que o deu. O espírito de cada pessoa que morre – seja ela virtuosa ou perversa – retorna à Deus na morte.

3. O que é o “espírito” que retorna a Deus depois da morte?

“…o corpo sem o espírito [sopro da vida] está morto” (Tiago 2:26). “o sopro de Deus no meu nariz” (Jó 27:3).

R: O espírito que retorna a Deus na morte é o sopro da vida. Em nenhuma parte das Escrituras se atribui ao “espírito” vida, sabedoria ou sentimento depois que uma pessoa morre. O espírito é o “fôlego, o sopro de vida” e nada mais.

4. O que é uma “alma”?

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gênesis 2:7).

R: A alma é um ser vivo. A alma é sempre uma combinação de duas coisas: o corpo, mais a respiração. Uma alma não pode existir a menos que o corpo e a respiração se combinem. A Palavra de Deus ensina que somos almas.

5. A alma morre?

“A alma que pecar, essa morrerá.” Ezequiel 18:20. “morreu no mar toda a alma vivente” (Apocalipse 16:3).

R: De acordo com a Palavra de Deus, as almas morrem! Somos almas, e o homem é mortal, veja Jó 4:17. Só Deus é imortal (1 Timóteo 6:15, 16). O conceito de uma alma imortal, eterna vai contra a Bíblia, que ensina que as almas estão sujeitas à morte.

6. As pessoas boas vão para o céu quando morrem?

“todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz, e sairão” (João 5:28, 29). “Davi, morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura” (Atos 2:29). “Porque Davi não subiu aos céus” (Atos 2:34). “Se eu esperar, a sepultura será a minha casa” (Jó 17:13).

R: Não, as pessoas não vão nem para o céu nem para o inferno por ocasião da morte. Elas vão para suas sepulturas, aguardando ali o dia da ressurreição.

7. O quanto alguém sabe, ou compreende após a morte?

“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol” (Eclesiastes 9:5-6). “na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” (Eclesiastes 9:10). “Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio” (Salmo 115:17).

R: Deus diz que os mortos não sabem absolutamente nada!

8. Mas não podem os mortos comunicarem-se com os vivos e não estão eles conscientes do que os vivos estão fazendo?

“assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus não acordará nem será despertado de seu sono” (Jó 14:12)”. “Os seus filhos recebem honra, sem que ele o saiba; são humilhados; sem que ele o perceba” (Jó 14:21). “Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol” (Eclesiastes 9:6).

R: Não, os mortos não podem manter contato com os vivos, nem sabem o que estão fazendo. Eles estão mortos. Seus pensamentos pereceram (Salmo 146:4).

9. Jesus se referiu ao estado dos mortos de “sono” em João 11:11-14. Por quanto tempo os mortos irão dormir?

“Assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus” (Jó 14:12). “Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão” (2 Pedro 3:10).

R: O morto irá dormir até o grande dia do Senhor no fim do mundo. Na morte, os seres humanos estão totalmente inconscientes,
sem nenhum tipo de atividade ou conhecimento.

10. O que acontece com os justos mortos na segunda vinda de Cristo?

“Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra” (Apocalipse 22:12). “o mesmo Senhor descerá do céu com alarido…e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro…e assim estaremos sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4:16, 17). “todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos…e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis…Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade” (1 Coríntios 15:51-53).

R: Eles serão recompensados. Serão ressuscitados, receberão corpos imortais, e serão arrebatados ao encontro do Senhor nos ares. Não haveria propósito para uma ressurreição, se as pessoas fossem levadas para o céu no momento da morte.

11. Qual foi a primeira mentira do diabo?

“E a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis” (Gênesis 3:4). “a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás” (Apocalipse 12:9).

R: Satanás disse a Eva que o pecado não traria a morte.”Certamente não morrereis”, disse ele.

12. Porque o diabo mentiu para Eva a respeito da morte? Será que este assunto é mais importante do que imaginamos?

R: Esta mentira é uma das pedras angulares do reino do diabo. Ele têm operado poderosos milagres ao longo dos séculos, através de pessoas que afirmam receber seus poderes dos espíritos dos mortos (Exemplos: magos do Egito – Êxodo 7:11; mulher de Endor – 1 Samuel 28:3-25; feiticeiros – Daniel 2:2; uma certa jovem – Atos 16:16-18).

Um aviso solene
No fim dos tempos Satanás voltará a usar magia – como fez nos dias de Daniel – para enganar o mundo (Apocalipse 18:23). Feitiçaria é uma agência sobrenatural que alega receber seu poder e sabedoria dos espíritos dos mortos.

Se passarão por discípulos de Jesus
Satanás e seus anjos enganarão a milhões fazendo-se passar pelos queridos santos, clérigos, profetas e até mesmo apóstolos e discípulos de Cristo que já morreram (2 Coríntios 11:13). Aqueles que crêem que os mortos estão vivos, sob qualquer forma, certamente serão enganados.

13. Os demônios realmente operam milagres?

“são espíritos de demônios, que operam milagres” (Apocalipse 16:14 – KJ). “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos” (Mateus 24:24).

R: Sim, operam. Os demônios operam grandes sinais (Apocalipse 13:13-14). Satanás e seus anjos irão aparecer como anjos de luz (2 Coríntios 11:14) e, ainda mais chocante, como o próprio Cristo (Mateus 24:23-24). O sentimento universal será que Cristo e Seus anjos buscam produzir um fantástico reavivamento em todo o mundo. Toda a ênfase vai parecer tão espiritual e tão sobrenatural que apenas os eleitos de Deus não serão enganados.

14. Por que o povo de Deus não será enganado?

“porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim” (Atos 17:11). “Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles” (Isaías 8:20).

R: O povo de Deus saberá através de seu fervoroso estudo da Bíblia que os mortos estão mortos e não vivos. Os espíritos dos mortos não existem. Portanto, o povo de Deus irá rejeitar todos os operadores de milagres e mestres que afirmam receber “luz” especial ou operar milagres entrando em contato com os espíritos dos mortos. E o povo de Deus igualmente rejeitará e classificará como perigosos e falsos todos os ensinamentos que afirmam que os mortos estão vivos sob qualquer forma, em qualquer lugar.

15. Nos dias de Moisés, o que foi que Deus ordenou que se fizessem com aqueles que ensinassem falsamente que os mortos estão vivos?

“O homem ou a mulher que entre vós for médium ou feiticeiro, certamente serão mortos. Serão apedrejados, e o seu sangue cairá sobre suas próprias cabeças” (Levítico 20:27).

R: Deus insistiu que os médiuns e feiticeiros ou qualquer outro que alegasse ser capaz de manter contato com os mortos deveria ser apedrejado até a morte. Isto demonstra o quão repulsiva é para Deus esta falsa doutrina.

16. Os justos ressuscitados, poderão morrer novamente?

“os que são julgados dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos…não podem mais morrer” (Lucas 20:35-36). “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21:4).

R: Não. A morte, o choro, a dor nunca mais entrarão no Reino de Deus.

17. A crença na reencarnação está se expandindo rapidamente hoje. É este um ensinamento bíblico?

“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma…e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol” (Eclesiastes 9:5-6).

R: Quase metade das pessoas na Terra acreditam na reencarnação – um ensinamento que alega que a alma nunca morre, mas em vez disso renasce continuamente em um outro tipo de corpo a cada nova geração. Este ensinamento, porém, é contrário à Bíblia.

A Bíblia diz:
Após a morte, a pessoa retorna ao pó (Salmo 104:29), nada sabe (Eclesiastes 9:5-6), perecem os seus pensamentos (Salmo 146:4), não vive mais (2 Reis 20:1), espera na sepultura (Jó 17:13), não permanece (Jó 14:1-2).

A Invenção de Satanás
Aprendemos nas questões 11 e 12 que Satanás inventou o ensinamento de que os mortos estão vivos. A reencarnação, a canalização, a comunicação com espíritos, a adoração de espíritos, e a “alma imortal” são todas invenções de Satanás, com um objetivo – convencer as pessoas que, quando uma pessoa morre, ela não está realmente morta. Quando as pessoas acreditam que os mortos estão vivos os “espíritos de demônios que operam sinais” (Apocalipse 16:14) e se fazem passar pelos espíritos dos mortos serão quase sempre capazes de enganá-las e desviá-las para caminhos errados (Mateus 24:24 ).

18. Sou grato a Bíblia, que nos diz a verdade a respeito da morte.

R:_______

Guia de Estudo extraído do site Amazing Facts. Crédito da Tradução: Blog Sétimo Dia www.setimodia.wordpress.com

Anúncios

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Artigos traduzidos - Amazing Facts, Estado do Homem na Morte e marcado , , . Guardar link permanente.

16 respostas para Estão os Mortos Realmente Mortos?

  1. luzia disse:

    pós a morte, a pessoa retorna ao pó (Salmo 104:29), nada sabe (Eclesiastes 9:5-6), perecem os seus pensamentos (Salmo 146:4), não vive mais (2 Reis 20:1), espera na sepultura (Jó 17:13), não permanece (Jó 14:1-2).

  2. Pingback: Tweets that mention Estão os Mortos Realmente Mortos? | SÉTIMO DIA -- Topsy.com

  3. Pingback: BlogAdventista.com.br » Arquivo do Blog » Estão os Mortos Realmente Mortos?

  4. Pingback: BlogAdventista.com.br » Arquivo do Blog » Mil Anos de Paz

  5. EMERICK disse:

    ESTOU ACESSANDO HOJE PELA PRIMEIRA VEZ ESSES INFORMATIVOS. ESTOU AMANDO, POIS ESTOU CONHECENDO UM CAMINHO MAIS CLARO E TRANSPARENTE PRA MINHA VIDA, POIS SEMPRE ME FOI ENSINADO QUE TINHAMOS UMA ALMA IMORTAL, MAS SEMPRE TIVE DÚVIDAS SOBRE ISSO E AQUI E NA IGREJA DO SETIMO DIA, ONDE TENHO IDO DE VEZ EM QUANDO, ESTOU TENDO ESTE PRIVILEGIO DE CONHECER O OUTRO LADO DA VERDADE VERDADEIRA, POIS NA RELIGIAO TENHO CONHECIDO A MEIO VERDADE, ESTOU ME SENTINDO UM TANTO ALIVIADO, MUITO OBRIGADO POR ESSE PROGRAMA, ESPERO RECEBER E-MAILS DE VOCES E GOSTARIA QUE ENVIASSEM PRA MEU IRMAO QUE ESTA ESTUDANDO COM TESTEMUNHAS DE JEOVA. O E-MAIL DELE É: cleberemerick@hotmail.com E O MEU É: zezinhoemerick@hotmail.com. MUITO OBRIGADO E QUE DEUS OS ABENÇOE RICA E ABUNDANTEMENTE. ASS. JOSE MANOEL EMERICK

  6. CLEBER EMERICK disse:

    quero receber informativos que me ensine sobre a palavra e onde eu póssa fazer perguntas. Cleber emerick

  7. Olá Cleber,

    Para receber nossas atualizações você deve assinar nossa newsletter. Informe seu e-mail, no campo superior direito do blog e confirme sua assinatura.

  8. diego vinicios de arruda xavier disse:

    vale apena ver o que deus deixou para nos o estudo da biblia pois nela esta a verdade e a salvação pois perdi minha mae ;a pouco tempo mais creio que ela está guardadinha esperando á volta de crisdto á esse mundo amém.

  9. Cleber disse:

    quero receber informativos que me ensine sobre a palavra e onde eu póssa fazer perguntas. Cleber emerick

  10. Olá Cleber,

    Para receber nossas atualizações, basta você cadastrar seu e-mail e assinar nossa newsletter. Para fazer perguntas, você pode fazê-las na parte designada a comentários em qualquer post desse blog.

    abraços:)

  11. Anilda A da Rocha disse:

    Estou adorando os estudos,como Deusé bom,pois tenho pedido a Deus que me livre do engano,e a cada dia Deus está a brindo meus olhos,

  12. rafaela disse:

    muito bom esse assunto.podemos realmente crer que os mortos nada sabem!

  13. Pingback: O QUE É O “MILÊNIO” da BÍBLIA? Vamos entender melhor? Muito simples! -

  14. Joaquim de Andrade disse:

    Olá Amados

    Lendo o Blog venho fazer meus comentários desta grande pergunta que ecoa no tempo.

    Qual é realmente o significado da palavra morte? Significa aniquilamento ou inconsciência?

    A palavra morte não tem o sentido de inconsciência. A palavra morte é a tradução da palavra grega thanatos e tem o sentido de separação. Embora discordem desse opinião, declaram com relação ao pecado de Adão e Eva quando no Éden desobedeceram a Deus tomando do fruto proibido. Afirmam os adventistas, “Mas depois de haverem transgredido a ordem divina, Adão e Eva descobriram que o salário do pecado é realmente a morte.”(NISTO CREMOS, p. 457, CPB). Morreram Adão e Eva no sentido em que os adventistas interpretam a palavra morte – ‘um estado temporário de inconsciência enquanto a pessoa aguarda a ressurreição’? Ou eles mesmos reconhecem que não ocorreu a morte nesse sentido de inconsciência?

    Dizem, “Foi tão-somente a misericórdia de Deus que protegeu Adão e Eva da morte imediata.” (NISTO CREMOS, p. 457, CPB). Mas Deus não havia dito que, … “no dia em que dela comeres, certamente morrerás”? (Gn 2.17). Ocorreu realmente a morte física do casal? Não! Deus mentiu? Não! O que realmente ocorreu? Morreram sim naquele mesmo dia pois foram postos fora da comunhão com Deus (Gn 3.8,9) e fora do Jardim do Eden (Gn 3.24). Fisicamente, Adão veio morrer com 930 anos. (Gn 5.5). Logo, a palavra morte pode ser empregada como separação e esta separação de Deus ocorreu naquele mesmo dia. Esta morte é a que tem passado a toda humanidade. Mesmo o homem vivendo fisicamente, até o dia em que venha a morrer fisicamente. Vejamos o emprego da palavra morte no sentido de separação espiritual de Deus

    Um forte abraço!

  15. Marcos Zunga Fernando Jambo disse:

    Quero muito agradecer pelo este estudo que cria muita duvida no meio de muita gente acerca do que seremos apois a morte, muito obrigado. Agredecia se tiverem mais estudos podessem enviar para este endereco, Deus vos abencoe. Marcos directamente de Mozambique.

  16. sue disse:

    por favor me eclareça a passagemque jesus fala que joao batista é o mesmo elias:”.. e se voces quiserem aceitar, joão é elias que devia vim” (mateus 11:15)
    e quando pedro vê jesus falando com elias e moise já em espirito.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s