Seria João Batista a Reencarnação de Elias?

Como entender a promessa da vinda de Elias em Malaquias 4:5? Jesus não afirmou, em Mateus 17:12, que João Batista era Elias?

Para início de discussão, deve-se dizer que a Bíblia não apoia a doutrina da reencarnação. O autor de Hebreus é claro em dizer que “aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo” (Hb 9:27). Vê-se que tal declaração bíblica contraria frontalmente o ensinamento da reencarnação, que se baseia em muitas mortes e reencarnações de uma mesma pessoa. Outro detalhe muito significativo é o fato de que o profeta Elias não morreu, mas foi levado vivo ao Céu numa carruagem de fogo (2Rs 2:11). Ora, se Elias não morreu, como poderia ter se reencarnado em João Batista?

Em vez de reencarnação, a Bíblia fala de ressurreição. Ou seja, a mesma pessoa que morreu (se justa) receberá vida novamente, por ocasião da segunda vinda de Jesus à Terra (Jo 5:28,29; 11:25; ICo 15:52-55; lTs 4:16, etc). Já os ímpios mortos serão ressuscitados após o Milênio (Ap 20:5).

Então, como entender a promessa da vinda de Elias em Malaquias 4:5?

Ora, se Elias já está no Céu, glorificado, o que ele viria fazer na Terra? Note que essa é uma promessa de alguém que viria fazer uma obra semelhante à que Elias fez. Portanto, Elias, nessa passagem de Malaquias, é uma figura ou símbolo de um grande profeta, tal como o Elias do passado, quando enfrentou um período de muita apostasia e descalabro moral, como aquele ocorrido nos dias do ímpio rei Acabe.

A promessa de Malaquias 4:5 é explicada pelas palavras de Jesus relatadas em Mateus 17:10-13: “Mas os discípulos O interrogaram: Por que dizem, pois, os escribas ser necessário que Elias venha primeiro? Então, Jesus respondeu: De fato, Elias virá e restaurará todas as coisas. Eu, porém, vos declaro que Elias já veio, e não o reconheceram; antes, fizeram com ele tudo quanto quiseram. Assim também o Filho do homem há de padecer nas mãos deles. Então, os discípulos entenderam que lhes falara a respeito de João Batista” (grifos acrescentados).

Percebe o que diz o fim do trecho bíblico? Jesus fala da vinda de Elias e diz que essa profecia se cumpriu, não com o Elias do Antigo Testamento (que está no Céu), mas com João Batista, que foi um grande profeta, semelhante ao Elias dos dias do rei Acabe.

Veja alguns paralelos entre Elias e João Batista:

1. Ambos tiveram que denunciar pecados sexuais: Elias na condenação ao culto a Baal, deus da fertilidade, cujo culto envolvia sexo entre os adoradores; João Batista na condenação ao comportamento adúltero entre Herodes e Herodias (mulher de seu irmão Filipe);

2. Ambos enfrentaram um casal real: Elias enfrentou o rei Acabe e a rainha Jezabel; João Batista enfrentou o rei Herodes e sua esposa Herodias;

3. Elias foi ameaçado de morte por decapitação por Jezabel, a ímpia esposa de Acabe; João Batista foi decapitado a pedido de Herodias, a ímpia esposa do rei Herodes;

4. Elias foi perseguido pela polícia do rei Acabe, que buscava prendê-lo; João Batista foi preso pelo rei Herodes e, na prisão, foi decapitado.

5. Tanto Elias quanto João Batista buscaram uma reforma espiritual entre o povo de seus dias, chamando as pessoas ao arrependimento e à adoração do Deus verdadeiro.

Devemos agradecer a Deus pela vida desses dois gigantes na fé e pela coragem de falar a verdade. O mundo atual está bastante parecido com o enfrentado por Elias e João Batista, e Deus espera contar com pessoas que permaneçam firmes pelo que é direito, mesmo em face de perseguições e sofrimentos. Ele pode contar com você?

Por Ozeas C. Moura, doutor em Teologia Bíblica e professor do Salt, em Engenheiro Coelho, SP. 

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Espiritismo, Perguntas e Respostas Bíblicas e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Seria João Batista a Reencarnação de Elias?

  1. Jorge disse:

    Deus é maravilhoso, pois nos mostra o quão grande é o seu amor e misericórdia e quão grandioso é seu poder.

    A esperança da futura ressurreição é o que alicerça nossos corações, pois do mesmo modo que homens ressuscitaram pela voz de Deus ou dos que falavam por Deus, nós e nossos amados também ressuscitaremos da morte/sono no dia em que Cristo voltar.

    Que os novos saduceus possam compreender que tais erram por não conhecerem as Escrituras que afirmam claramente que nosso Deus possui uma mensagem forte e certa.

    BREVE JESUS VOLTARÁ!

  2. João Paulo. disse:

    “Elias” representa a igreja de Cristo nos últimos dias para restaurar a verdade. “João Batista” representa também a igreja que prepara o verdadeiro caminho da salvação e a vinda de Cristo.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.