Reencarnação

Por Paulo Brumana

A doutrina base do espiritismo é a volta do espírito à matéria (reencarnação) tantas vezes quantas necessárias para alcançar a perfeição relativa a que se destina. Quer dizer que o ser humano é independente e alcança o céu por seus méritos sem intervenção divina. Uma pessoa dependendo da vida que teve, se boa ou ruim, irá reencarnar da forma que lhe for merecida. Exemplo: Um empregador muito abastado, que tratava mal e injustamente os seus empregados terá na próxima vida o que lhe for merecido, reencarnará pobre e terá um patrão mal e injusto, para que o seu espírito possa evoluir, isso ocorre quantas vezes for necessário. Podemos notar que doutrina espírita exclui o sacrifício de Jesus no calvário.

Vamos entrar agora no âmbito bíblico. O profeta Isaías escreveu esta profecia há quase 700 anos antes de Cristo nascer (Isaías 7:14) Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. É impressionante, a profecia é clara sobre o messias, não existe outro que se encaixa melhor que Jesus Cristo, que é chamado por Emanuel que significa Deus conosco.

(Isaías 53:3-8) “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca.”

Novamente está mais do que visível o papel do nosso messias, ele veio aqui para sofrer por nós, e ser o cordeiro que tira os nossos pecados. (Gálatas 1:4) “o qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de nosso Deus e Pai.” Se Ele morreu para redenção de nossos pecados, então porque eu irei pagá-los na próxima vida se já os quitou por mim? Aceitar a reencarnação é negar o sacrifício que Jesus fez por nós. Todo aquele sofrimento e humilhação éramos nós que deveríamos passar e não Ele.

(Hebreus 9:27-28) “E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.” Se é dado ao homem morrer uma só vez e vindo o Juízo, como poderíamos morrer e nascer novamente e assim iniciarmos um novo ciclo?

Caros irmãos, convido-os a refletir comigo, se evoluímos espiritualmente vida após vida até chegar um momento em que sejamos perfeitos, então porque Jesus veio ao mundo se Ele é perfeito? Se a nossa condição atual é devido a uma vida anterior, seria justo Jesus passar tudo aquilo na cruz? Será que seria possível deixarmos de pecar por nós mesmos? Se tenho que ir a um lugar no qual eu não tenha o endereço, vou errar até chegar lá, mas se toda vez que precisar ir ao mesmo lugar e esquecer o endereço, novamente irei cometer erros para chegar ao meu destino. Deus em sua enorme bondade e misericórdia nunca exporia você a um sofrimento constante.

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Espiritismo, Estado do Homem na Morte e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para Reencarnação

  1. Pedro disse:

    Muito Bom. Bem sucinto e direto.

  2. VANDERLEI disse:

    PREZADO PAULO BURRAMA

    Com todo respeito, para opinarmos sem corrermos o risco de sermos pré-conceituosos devemos estudar muito o assunto na teoria e na pratica pois só assim teremos conhecimento de causa, podendo expressar a nossa opinião com responsabilidade.
    os espiritas Allan-Kardec em primeiro lugar são também cristãos e procuram seguir na prática os ensinamentos de Jesus, principalmente o de amar aos próximos assim também como o de praticarmos a caridade.
    Sinceramente entendo e respeito a sua visão de acordo com a doutrina evangélica, mas tentarei responder as perguntas :
    Se Ele morreu para redenção de nossos pecados, então porque eu irei pagá-los na próxima vida se já os quitou pôr mim ?
    A cada um será dado conforme as suas obras, ou você acha justo que um inocente pague pelo seus erros ? Dessa forma, qual será o seu aprendizado ?

    então porque Jesus veio ao mundo se Ele é perfeito?
    Somente um ser sendo perfeito aceitaria vir voluntariamente, no meio de pecadores para ser humilhado, espancado e crucificado, pôr isso não basta sair dizendo Jesus morreu ( foi assassinado seria o termo mais correto ) para redimir os nossos pecados, pois são muitos os que dizem : Sr, Sr. honram me com os lábios mas o seus corações estão longe de mim. pois não praticam de fato os meus ensinamentos, pois amar ao próximo isto sim é a verdadeira salvação é a lei que todos os deveriam ensinar.
    pôr isso digo o sacrifício que Jesus nos mostrou é o caminho da salvação, a porta estreita que nos conduz para uma vida melhor o sacrifico do amor ao próximo.
    Se é dado ao homem morrer uma só vez e vindo o Juízo, como poderíamos morrer e nascer novamente e assim iniciarmos um novo ciclo?
    Jesus ensinou a Nicodemos que para entrar no céu temos que nascer de novo, mas muitos não querem aceitar isso não é mesmo ?Se foi ordenado ao homem morrer apenas uma vez: Talita, Lazaro e o filho da viuva de Nain, o filho da viuva de Serapta ressuscitado pôr Elias, todos esses certamente morreram mais de uma vez, caso contrario estariam andando pôr aqui até hoje. Sem falarmos de Moises e Elias estando mortos a mais de 3000 anos apareceram no monte da transfiguração conversaram com Jesus da sua partida que estava próxima, isto prova que :
    Para quem tem a fé de Jesus e dos seus apóstolos é possível : ver, e falar com os mortos ou será que Jesus também foi enganado pelo diabo que se fez passar Moises e Elias ?
    Nestas passagens podemos também perceber que os mortos não ficam dormindo inconscientes, muito pelo contrario, ainda se preocupam muito com os vivos , principalmente se estes estiverem sofrendo assim mesmo como Jesus que estava para ser crucificado.
    Pôr fim concordo com você Deus realmente não expõe alguém ao sofrimento constante ( Pois eu também não acredito que o inferno seja Eterno ), Mas Deus permiti ao homem colher os frutos da semente que ele mesmo plantou , se boa ou má colhera os frutos da semente que plantou. mais uma vez concordo com você o sofrimento existe mas somente durará enquanto o homem continuar sendo mau.
    QUE TODOS TENHÃO UMA ÓTIMA VIDA ETERNA, TUDO DE BOM PARA TODOS.
    VANDERLEI C.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.