É Possível Viver Sem Pecar?

Muitos Adventistas ainda mantêm o pensamento de que podemos alcançar uma “perfeição” moral tal que nos torne incapazes de cometer pecado.

Uma das passagens mais citadas é:

“Qualquer que permanece nEle não peca; qualquer que peca não O viu nem O conheceu” (1Jo 3:6) – Almeida Revista e Corrigida.

Com base nesta declaração, estas pessoas dizem que, se ficarmos realmente ligados a Deus, não praticaremos nenhum pecado.

O que acontece é que este verso não foi traduzido seguindo um “detalhe” da gramática grega. A versão Almeida Revista e Atualizada (ARA) corrigiu esta aparente “falha”. Veja:

“Todo aquele que permanece nEle não vive pecando; todo aquele que vive pecando não O viu, nem O conheceu”.

A expressão em negrito (destaque) está escrito no tempo verbal grego que dá um sentido de “presente contínuo”. Ou seja, a pessoa que permanece em Deus vive CONTINUAMENTE afastando-se do pecado. Não é um ato passado, pontual (que no grego é chamado de “aoristo”), mas durante toda a vida. Por isso o texto da ARA está mais coerente com o que João escreveu em sua epístola.

Portanto, NÃO é possível viver sem pecar.

Esta teoria equivocada do “PERFECCIONISMO” não é nova entre os Adventistas, e já provocou acalorados debates no passado. Graças a Deus, que o Espírito Santo, a Pessoa da Trindade que nos conduz em direção à Verdade, sempre guiou a Igreja para longe destes fanatismos e interpretações pessoais das Escrituras.

O que disse Ellen White sobre o assunto?
OBS.: os destaques fui eu que acrescentei.

“Cristo é nosso exemplo: o perfeito e santo exemplo que nos tem sido dado para seguir. Nunca podemos nos igualar a Ele, mas podemos imitá-Lo e nos parecermos de acordo com nossas possibilidades” – Review and Herald, 05/02/1895.

“O ensino dado com relação ao que é denominado ‘carne santa’ é um erro. Todos podem obter agora corações puros, mas não é correto pretender nesta vida possuir carne santa. O apóstolo Paulo declara: ‘Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum.’ Rom. 7:18. Aos que têm procurado tão ativamente obter pela fé a chamada carne santa, quero dizer: Não a podeis obter. Nem uma pessoa dentre vós tem agora carne santa. Ser humano algum na Terra tem carne santa. É uma impossibilidade.” – Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 32.

“Se aqueles que falam tão francamente de perfeição na carne, pudessem ver as coisas sob seu verdadeiro aspecto, recolher-se-iam com horror de suas idéias presunçosas. Mostrando o engano de suas suposições quanto à carne santa, o Senhor está buscando impedir que homens e mulheres dêem às Suas palavras uma interpretação que leve à corrupção do corpo, da alma e do espírito. Seja esse aspecto de doutrina levado um pouco mais longe, e conduzirá à pretensão de que seus defensores não podem pecar; de que uma vez que tenham carne santa, suas ações são todas santas. Que porta de tentação se abriria assim!” – Idem.

“Quando os seres humanos receberem carne santa, não permanecerão na Terra, mas serão levados ao Céu. Se bem que o pecado seja perdoado nesta vida, seus resultados não são agora inteiramente removidos. É por ocasião de Sua vinda que Cristo deve transformar ‘nosso corpo abatido, para ser conforme o Seu corpo glorioso’” – Eventos Finais, pág. 269.

“O fanatismo, uma vez iniciado e deixado às soltas, é tão difícil de extinguir como o incêndio que tomou conta de um prédio. Os que entraram nesse fanatismo [carne santa] e o mantiveram, fariam muitíssimo melhor em estar empenhados em obra secular; pois devido a sua atitude incoerente estão desonrando ao Senhor e pondo em perigo o Seu povo. Muitos movimentos dessa espécie surgirão neste tempo, quando a obra do Senhor deve manter-se elevada, pura, sem superstições e fábulas. Precisamos estar em guarda, manter íntima ligação com Cristo, para não sermos enganados pelos ardis de Satanás.” – Mente, Caráter e Personalidade, vol. 1, pág. 43

Para um material mais completo, veja: PERFECCIONISMO ENTRE OS ADVENTISTAS.

Os que desejarem conhecer melhor este movimento perfeccionista que se infiltrou no meio Adventista há décadas, poderão estudar um bom livro de História Denominacional. Sugiro o excelente material do Dr. Luiz Nunes (publicado pelo UNASP), o qual mostra claramente a relação entre as Crises na Igreja Apostólica e na Igreja Adventistas do 7º Dia.

Outras postagens onde já tratei deste tema:
Crises no Movimento Adventista
O que é Santificação?

Veja também: EU COSTUMAVA SER PERFEITO, do Dr. Knight.

Quero, ainda, aproveitar para alertar os diretores e diretoras de Escola Sabatina sobre a escolha das pessoas que dirigem as Unidades de Ação a cada sábado. Verdadeiras heresias e blasfêmias têm sido disseminadas, exatamente porque pessoas sem nenhuma condição teológica de serem professores estão sendo colocadas em tais funções.

A Igreja de Deus precisa ser protegida contra estas pessoas que se consideram acima dos demais em matéria teológica, e acreditam que são os “donos da Verdade”. Se elas mantêm um espírito de orgulho intelectual, críticas, discórdas e dissidências, NÃO PODEM ser colocadas para ensinarem os membros.

“Como o carvão é para a brasa, e a lenha, para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas” (Prov. 26:21).

Pr. Gilson Medeiros

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Pecado, Perfeccionismo e marcado , . Guardar link permanente.

15 respostas para É Possível Viver Sem Pecar?

  1. Gilvan disse:

    Não; é a fé genuína que diz: “Sei que estou em pecado, mas que Jesus me perdoa. “Qualquer que[permanece nele] purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro. I João 3:3. Tem em sua vida um princípio permanente, que o habilita a vencer a tentação. .(Filhos e filhas de Deus pág.97)
    Embora a fé verdadeira confie inteiramente em Cristo para a salvação, ela conduzirá a perfeita conformidade com a lei de Deus. A fé é manifestada pelas obras. E o apóstolo João declara: “Aquele que diz: Eu conheço-O e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso, e nEle não está a verdade.” I João 2:4. É perigoso confiar nos sentimentos ou impressões, pois são guias que não merecem confiança. A lei de Deus é a única norma correta de santidade. É por essa lei que deve ser julgado o caráter. (Fé e Obras pág. 52)

    De todos é requerido perfeição moral. Nunca devemos abaixar a norma de justiça com o fim de acomodar à prática do mal, tendências herdadas ou cultivadas. Precisamos compreender que imperfeição de caráter é pecado. Todos os justos atributos de caráter habitam em Deus como um todo perfeito e harmonioso, e todo aquele que aceita a Cristo como Salvador pessoal, tem o privilégio de possuir estes atributos. (Parábola de Jesus pág. 330).
    Tende em mente que a vitória e a obediência de Cristo são as de um verdadeiro ser humano. Em nossas conclusões, cometemos muitos erros devido a nossas idéias errôneas acerca da natureza humana de nosso Senhor. Quando atribuímos a Sua natureza humana um poder que não é possível que o homem tenha em seus conflitos com Satanás, destruímos a inteireza de Sua humanidade. (Mensagens Escolhidas, v 3 pág. 139)
    Não há segurança nem repouso nem justificação na transgressão da lei. Não pode o homem esperar colocar-se inocente diante de Deus e em paz com Ele, mediante os méritos de Cristo, se ao mesmo tempo continua em pecado” (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 213).

  2. José Marcos disse:

    É POSSÍVEL VIVER SEM PECADO SIM!!! Neste fim de tempo faz-se necessário refletirmos o caráter de Cristo, sua vida, para recebermos a Chuva Serôdia e sermos Selados por Cristo com o Selo do Deus vivo que é o Espírito Santo para nossa salvação.

    Diz Jesus: “Tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis.” Mar. 11:24. Esta promessa tem uma condição; que oremos segundo a vontade de Deus. Mas é vontade de Deus purificar-nos do pecado, tornar-nos Seus filhos e habilitar-nos a viver uma vida santa. Podemos, pois, pedir essas bênçãos, crer que as havemos de receber e agradecer a Deus havê-las já recebido. É nosso privilégio ir a Jesus e sermos purificados, e apresentar-nos perante a lei sem pejo nem remorso. “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.” Rom. 8:1. (CAMINHO A CRISTO, p. 51)

    O homem caiu. A imagem de Deus nele se acha deformada. Por causa da desobediência ele se tornou depravado em suas inclinações e debilitado em suas faculdades, aparentemente incapaz de esperar qualquer outra coisa além de tribulação e castigo. Mas Deus, por intermédio de Cristo, planejou um escape, e diz a todos: “Portanto, sede vós perfeitos.” Mat. 5:48. O Seu propósito é que o homem seja correto e digno diante dEle, e assim o Seu plano não será frustrado. Ele enviou o Seu Filho a este mundo a fim de pagar a penalidade do pecado, e mostrar ao homem como viver uma vida sem pecado. (CUIDADO DE DEUS, Meditação Matinal 1995, p. 320)

    Cumpre-nos lembrar a maneira em que Cristo trabalhava. Ele fez o mundo. Fez o homem. Depois, veio em pessoa ao mundo a fim de mostrar a seus habitantes como viver vida sem pecado. (EVANGELISMO, p. 385)

    Satanás declarou que os seres humanos não podiam viver sem pecar. Cristo passou por onde Adão tropeçou e caiu, e por uma vida sem pecado colocou a humanidade em terreno vantajoso, a fim de que cada qual pudesse estar perante o Pai, aceito no Amado. Review and Herald, 9 de março de 1905.

    Cristo assumiu a humanidade e suportou o ódio do mundo para que pudesse mostrar aos homens e mulheres que eles podiam viver sem pecado, que suas palavras, suas ações, seu espírito podiam ser santificados a Deus. Podemos ser cristãos perfeitos se manifestarmos em nossa vida esse poder. Se a luz do Céu repousar sobre nós continuamente, representaremos a Cristo. Foi a justiça que revelou em Sua vida que distinguiu a Cristo do mundo e provocou seu ódio. Manuscrito 97, 1909.

    O Pai e o Filho decidiram em consulta que Cristo devia vir a este mundo na forma de um bebê, e viver a vida que os seres humanos têm de viver, da infância à idade adulta, suportando as mesmas provações que eles, e ao mesmo tempo vivendo uma vida sem pecado, para que os homens pudessem ver nEle um exemplo do que poderiam tornar-se, e para que Ele pudesse saber por experiência própria como ajudá-los em suas lutas contra o pecado. Ele foi provado como o homem é provado, tentado como o homem é tentado. A vida que Ele viveu neste mundo os homens podem viver por meio de Seu poder e sob Seus ensinos… (REFLETINDO A CRISTO, Meditação Matinal 1986, p. 8)

    Existem estas e outras várias citações sobre este assunto. Estou convencido do poder disponível pelo Espírito Santo para moldar o caráter humano e viver uma vida santificada diante de Deus.

  3. José Marcos,

    Há quantos anos, meses , dias você já vive sem cometer NENHUM pecado, sem cometer o menor deslize que seja?
    Nunca ouvi dizer de alguém e nunca conheci ninguém que tenha coragem e peito aberto para dizer, estou vivendo sem cometer NENHUM, absolutamente NENHUM pecado já fazem 30 anos, 15 anos, 10 anos que seja.
    O único que passou por esta Terra e viveu 33 anos sem pecar foi JESUS CRISTO!
    O artigo se faz claro para explicar o que é a santificação…o que me preocupa é ver que a doutrina do perfeccionismo tem se infiltrado nas fileiras adventistas e tem feito prosélitos.

  4. José Marcos disse:

    Amigo… não foi intencional entrar em discussão, apenas minha opinião. A vida sem pecado é algo novo pra mim. Tenho 36 anos e tenho procurado viver assim. Sei muito bem o que é o pecado, quantos cometi e o quanto me separou de Jesus. Tenho vivido experiências maravilhosas com Jesus quando decidi estar mais perto d’Ele, pensar mais n’Ele e não pensar no meu eu, nas minhas coisas… isto para mim é santificação na prática. Estou procurando moldar a minha vida conforme a de Jesus e acho estranho alguém que está próximo a Ele continuar pecando. Admito que sou pecador, e vou ser até que esta condição seja eliminada da minha vida. Gosto deste texto do livro Eventos Finais, p. 71:
    O Exemplo de Enoque
    Enoque andou trezentos anos com Deus antes de sua trasladação ao Céu, e a situação do mundo não era então mais favorável ao aprimoramento do caráter cristão do que hoje. E como Enoque andava com Deus? Habituou a mente e o coração a sempre sentirem que ele se achava na presença de Deus, e quando estava perplexo, suas orações ascendiam a Deus, para que o guardasse.
    Ele recusava tomar alguma decisão que ofendesse a seu Deus. Mantinha o Senhor continuamente diante de si. Orava: “Ensina-me o Teu caminho, para que eu não erre. Qual é o Teu desejo a meu respeito? Que farei para honrar-Te, meu Deus?” Assim ele moldava constantemente a vontade e as atitudes de acordo com os mandamentos de Deus, e tinha completa confiança de que seu Pai celestial o ajudaria. Não tinha algum pensamento ou desejo egoísta. Sua vontade estava toda submersa na vontade de seu Pai. Pois bem, Enoque era um representante daqueles que estarão sobre a Terra quando Cristo vier, e que serão trasladados ao Céu sem provar a morte. Sermons and Talks, vol. 1, pág. 32. Enoque tinha tentações assim como nós. Estava rodeado de uma sociedade que não era mais propícia à justiça do que aquela que nos rodeia. O ar que ele respirava estava impregnado de pecado e corrupção, como o nosso; contudo, levava uma vida de santidade. Não se manchava com os pecados que predominavam na época em que vivia. Nós também podemos permanecer puros e incontaminados. Testimonies, vol. 2, pág. 122.

    Outro texto do mesmo livro p. 295:
    Nossos Traços de Caráter não se Alterarão
    Se quereis ser santos no Céu precisais ser primeiro santos na Terra. Os traços de caráter que acalentais na vida não serão modificados pela morte ou pela ressurreição. Saireis da sepultura com a mesma disposição que manifestastes em vosso lar e na sociedade. Jesus não altera o caráter em Sua vinda. A obra de transformação tem de ser efetuada agora. Nossa vida diária está determinando o nosso destino. Precisamos arrepender-nos dos defeitos de caráter, vencê-los pela graça de Cristo e formar um caráter simétrico neste período de prova, a fim de que sejamos habilitados para as mansões lá do alto. Manuscript Releases, vol. 13, pág. 82.

    Não sou da linha perfeccionista como mencionado, sou da coerência em viver o evangelho da maneira que é apresentado e da maneira que Jesus espera que eu viva, ou seja, viver como Ele viveu, totalmente submisso ao Pai e vivendo segundo o Espírito Santo indicava. Acredito ser assim e digo com toda a convicção que é a melhor decisão que tomei.

  5. José Marcos,

    Vc disse que é possível ao homem viver sem pecar.

    O conceito Bíblico de perfeição, santidade na esfera humana, é o de relacionamento pessoal com Deus. Davi era considerado santo, justo por Deus não porque não cometesse pecados, mas porque andava com Deus.

    Enquanto estivermos aqui vivendo é IMPOSSÍVEL viver sem cometer pecados por conta da nossa natureza pecaminosa.
    Enquanto estivermos aqui vivendo, devemos sim buscar andar com Deus, buscar a santificação e nos espelhar em Cristo. Mas isso não significa que deixaremos de cometer pecados. Pecamos, pecamos e Pecaremos, mas temos advogado, Jesus.

    o perfecicionismo é a doutrina que prega que é possível ao homem viver sem pecar aqui na Terra. isso não é possível.

  6. Junior Oliveira disse:

    “Há no mundo religioso uma teoria de santificação que, em si mesma, é falsa, e perigosa em sua influência. Em muitos casos aqueles que professam santificação não possuem a genuína. Sua santificação consiste em um culto por palavras e em teoria. Aqueles que estão realmente buscando o perfeito caráter cristão, jamais condescenderão com o pensamento de que estão sem pecado. Sua vida pode ser irrepreensível; podem estar vivendo como representantes da verdade que aceitaram; porém, quanto mais consagram a mente para se demorar no caráter de Cristo e mais se aproximam de Sua divina imagem, tanto mais claramente discernirão Sua imaculada perfeição e mais profundamente sentirão seus próprios defeitos” (Santificação pág. 7 Ellen G. White)

    Quanto mais perto de Jesus, mais miseráveis pecadores nos sentimos, aquele que por si só se acha santificado cuidado, isso não vem de Deus. Não estou dizendo que devemos ser pecadeiros (o que vive cometendo pecados), mais enquanto estivermos nesse mundo mal, seremos pecadores.

    Grande abraço irmãos

  7. irmão leitor disse:

    Geralmente somos dados aos extremos: 8 ou 800.

    Quando falamos que é impossível viver sem cometer pecados por conta da nossa natureza pecaminosa, alguns acham que estamos autorizando e incentivando alguém a pecar.

    Quando falamos que devolver o dízimo não salva ninguém, há quem ache que declaramos que o dízimo não deve ser devolvido.

    Isso demonstra dificuldade em interpretação de texto.

  8. Gilvan disse:

    SÃO POUCOS em cada geração desde Adão os que têm RESISTIDO aos seus artifícios e permanecido como nobres representantes daquilo que o homem em seu poder é capaz de fazer e ser, enquanto Cristo coopera com os esforços humanos para ajudar o homem a sobrepujar o poder de Satanás. Enoque e Elias são representantes corretos do que a vida pode ser, por meio da fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Satanás ficou grandemente perturbado porque estes homens nobres e santos eram IMACULADOS no meio da corrupção que os cercava, formando CARÁTER PERFEITAMENTE JUSTO e sendo considerados dignos da trasladação para o Céu. “W G W No Deserto da Tentação pág. 31” Por favor explique este texto.

  9. orlando disse:

    nao e possivel viver sem pecado/segundo a biblia ela dz k nos nao seremos salvos por guardar a lei mas sim pela graca d Deus/se fosse asim nao seria necessario a graca,o perdao,etc.por isso o verdadeiro cristao a cada dia k pasa sente a falta do Senhor e ele dz senhor sou pecador preciso de ti n minha vida!

  10. Gilvan disse:

    Quando conhecermos a Deus como nos é dado o privilégio de O conhecer, nossa vida será de contínua obediência. Mediante o apreço do caráter de Cristo, por meio da comunhão com Deus, o pecado se nos tornará aborrecível. Como Cristo viveu a lei na humanidade, assim podemos fazer, se nos apegarmos ao Forte em busca de força. (D.T.N, 668)
    Muitos há que dizem servir a Deus, mas não têm o conhecimento experimental dEle. O desejo de fazer Sua vontade baseia-se em suas próprias inclinações, e não na profunda convicção efetuada pelo Espírito Santo. Seu procedimento não está em harmonia com a lei de Deus. Professam aceitar a Cristo como seu Salvador, contudo não crêem que lhes dará forças para vencer o pecado. Não têm relação pessoal com o Salvador vivo e seu caráter revela faltas herdadas e cultivadas. (P.J, Pág. 48)
    Nenhum transgressor dos mandamentos pode ter permissão para entrar no Céu; pois aquele que era outrora um puro e exaltado querubim cobridor foi expulso de lá por rebelar-se contra o governo de Deus. (Fé e obras pág.29)
    Embora a fé verdadeira confie inteiramente em Cristo para a salvação, ela conduzirá a perfeita conformidade com a lei de Deus. (Fé e Obras pág. 52)
    Quem não tem suficiente fé em Cristo para crer que Ele pode livrá-lo de pecar, não tem a fé que lhe dará entrada no reino de Deus. M.E, v.3 p. 360.

    Se crer nestas afirmações faz de mim um perfeccionista, pois então eu sou com muito orgulho!

  11. Gacco disse:

    Estou na busca de respostas de sentimentos, Me ajudem estou precisando me livrar dos meus pecados,. e não consigo. Se tiver alguém ai com a solução ou uma direção,.
    leandro_gacco@hotmail.com.

  12. Gacco,

    A solução é simples. Buscar a Deus todos os dias em oração, estudar diariamente Sua Palavra. Peça perdão a Deus pelos seus pecados, Ele irá perdoá-lo. Mas o mais importante, naquilo que antes você pecava, peça a Deus que te conceda forças para não pecar mais. A graça do perdão divino é gratuita, mas não barata, custou o preço do sangue derramado de Cristo. Frequente a Igreja, é muito importante fazer parte de uma comunidade cristã que se reúne para adorar a Deus. Procure se informar na igreja que vc frequenta sobre a existência de pequenos grupos, faça parte deles, ao ouvir as experiências de vida de outros cristãos sua fé será fortalecida. Persevere nos caminhos do Senhor. Muitos não se esforçam para andar nele, e logo desistem da caminhada ficando entregues a derrota e conformados com a vida hedonista da sociedade moderna, cheios de queixas, tristezas e um fardo insuportável de se carregar.

    Recomendo que você leia o livro: Caminho a Cristo, da escritora Ellen White. Você pode fazer o download dele clicando no link abaixo:

    http://www.4shared.com/file/50710316/cb41bf34/Caminho_a_Cristo.html

    Deus o abençoe! E lembre-se que se pecar, confesse logo seus pecados a Deus, peça perdão e forças para não errar mais. Deus lhe concederá a Vitória!

  13. Anderson maranata disse:

    é possível, pois em 1 cor 10:13 diz que Deus dá a prova e envia junto o escape….não somos tentados mais do possamos suportar…Deus nos dá a força que precisamos para agir-nos de acordo com sua vontade( a ciência do bom viver pág 176) o problema é que negamos entregar a nossa vontade a Deus( caminho a Cristo pág 47) e Deus diz pra nós nas palavras do apóstolo Paulo em Romanos 12:1 e 2 : rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é vosso culto racional e transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus e mais: Ele diz: sede santos como Eu sou santo( lev:11:44 e 1ª pedro 1:16)…..Jesus disse: sede perfeitos em mateus 5:48 e em joão 17:19 Jesus disse que santifica para que nós pudéssemos ser santificados.
    veja também em 1ª tessa 5:22,23 e 24…enfim, Deus é poderoso demais e pode fazer isso em nós se nós estivermos totalmente ligados a Ele….Deus levou Enoque para o céu para que ele parasse de pecar ou porque já não pecava mais??? cada um tem sua opinião e essa é a minha.

  14. juarez disse:

    amigo. não compreenda mal é possivél pela graça de deus nesta vida termos mente santa e não carne santa .se não obtivermos mente santa aqui nesta vida o melhor um carater santo que a unica coisa que levaremos da terra nunca sentiremos prazer em esta junto a um Deus santo que abomina o pecado mas que ama o pecador .foi por isso que ele morreu por cauza do pecado devemos odiar o pecado que trouxe tanto sofrimento ao amado filho de Deus .,,,,,,,um forte abraço e que deus te de a paz.

  15. José Marcos disse:

    Em fevereiro postei aqui que é possível viver sem pecar. Pois bem, tenho mais certeza ainda desta possibilidade. Leiam com oração o livro “Caminho a Cristo” já indicado acima, de Ellen G. White, a serva do Senhor. Se estiverem muito ocupados leiam os capítulos 3,4 e 5. Mais informações também podem ser encontradas no site http://www.euquerocristo.com . Cristo está transformando a minha vida e de outros amigos que acreditam no poder de Deus para nos tornar novas criaturas. Quero honrar o nome de Deus com a minha vida! Que Deus abençoe a todos!

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.