Ladrões e salteadores – Como entender João 10:8-9 ?

Como entender João 10:8-9? O que significa “entrar, sair e achar pastagem”? Quem são estes, identificados como “todos que vieram antes de Mim”, e que “são ladrões e salteadores”?

Diz o referido texto: “Todos quantos vieram antes de Mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. Eu sou a porta. Se alguém entrar por Mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.”

Jesus é a porta de salvação, e cumpre ao pecador “entrar” por Ele, para que alcance a salvação. O verso 9 fala em termos de “entrar” e “sair” e “achar pastagem” indicando um movimento simultâneo: entra-se para o redil do “bom Pastor” e sai-se do redil do pecado e da morte. ‘Achará pastagem”: só em Jesus é encontrada autêntica satisfação.

“Sair” evoca o sentido etimológico da palavra “igreja” (que, em grego, tem o significado de “chamado para fora”). A seqüência de movimento no texto é “entrar” e “sair”. Esperaríamos “sair e entrar” porque a pessoa deveria, primeiro, “sair” do engano e, então, “entrar” no redil do bom Pastor. Mas o processo é exatamente o contrário: não há como renunciar o pecado sem primeiro “entrar pela porta” isto é, aceitar a Jesus como Salvador e Senhor da vida. Se tentarmos primeiro sair do pecado para, então, aceitar a Cristo, enveredamos pelo legalismo, o que redundará em perdição.

Com o ex-cego não foi diferente; primeiramente ele foi curado (curar, às vezes, é a versão do grego sõzõ, que significa “salvar”) e tornou-se um discípulo de Jesus, razão por que foi excluído da sinagoga. Nele se cumpriu o que Jesus afirmou: “Se alguém entrar por Mim [o que o ex-cego fez], será salvo [sõzõ]; entrará, e sairá, e achará pastagem” (v. 9).

Em que sentido “todos os que vieram antes de Mim são ladrões e salteadores”? Naturalmente Moisés, Isaías, Jeremias e todos os demais fiéis anteriores a lesus, incluindo o próprio João Batista (ver 1:30), não se enquadram nessa classificação. Então, o que Ele quis dizer?

Jesus não envolve qualquer seqüência cronológica em sua declaração, mesmo porque ninguém pode se antecipar a Ele no tempo, pois Ele é um com o Pai desde toda a eternidade [O Desejado de Todas as Nações, p. 13). O precursor afirmou que Aquele que veio depois dele já
existia antes dele (1:30). Acerca de Abraão, Jesus disse que antes que ele passasse a existir, “Eu sou” (8:58). E de Isaías é dito que este “viu a glória dEle e falou a Seu respeito” (12:41).

O que Jesus tem em vista são os elementos que se antecipam a Ele, que se apressam a pastorear à revelia dEle. Jesus é o “Caminho, e a Verdade e a Vida” (Jo 14:6), e aqueles que “não entram pela porta” enveredam por um caminho escuso, apóiam-se na mentira e no engano, e logram apenas “roubar, matar e destruir” (10:10); por isso são “ladrões e salteadores”.

Como os fariseus, nos dias de Jesus, muitos se tornam líderes para a própria perdição e a dos liderados. São cegos que passam a guiar cegos, e outro destino não lhes cabe senão cair “no barranco” (Mt 15:14). Alguns, por exemplo, enveredam para a especulação profética, interpretando profecias em total desarmonia com a luz dada à igreja. Logo um bom número de pessoas está acreditando em fantasias. Outros começam a alardear supostos pecados da igreja e de seus líderes, ou erros administrativos que estariam sendo cometidos. Querem dirigir a obra a seu próprio modo e, assim, surge mais um grupo dissidente. Outros, ainda, passam a questionar as doutrinas bíblicas ensinadas pela igreja, e não faltam ouvidos para lhes ouvir e bocas para lhes dizer “amém!”

Com raras exceções, tais líderes vêm a naufragar na fé. Alguns anos atrás, perguntei a um deles: “Você poderá até se arrepender e reintegrar-se à igreja, mas, e aquelas pessoas que você desviou e que nunca mais voltarão? Quem responderá por elas?” O tempo, infelizmente, veio comprovar a razão de ser da minha pergunta.

A única segurança é nos apegarmos a um claro “Assim diz o Senhor” e não nos desviarmos daí um milímetro sequer. O fato é que só aqueles que tomam a Palavra de Deus como fundamento não sucumbirão aos enganos dos últimos dias, mas serão fiéis líderes do povo de Deus e se encontrarão entre os vitoriosos no último dia, porque entraram “pela porta”.

José Carlos Ramos, professor de Teologia no Unasp.

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Perguntas e Respostas Bíblicas e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para Ladrões e salteadores – Como entender João 10:8-9 ?

  1. Viana disse:

    Bem, isso significa que todos os que vieram antes dele (YESHUA) Jesus seriam ladrões e salteadores- ele disse TODOS= o proprio deus daquela época (Jeová), Moisés, Abraão, e assim por diante.
    A pergunta que se faz é, quem então seria o PAI que enviou o seu filho, o qual ninguem viu, a não ser o filho, que de lá veio, e que não é daqui de baixo, mas lá de cima?
    Quem seria então aquele guerreiro executor impiedoso, Jeová, deus de Israel?
    Seria esse o proprio diabo?

  2. Viana,

    Não é assim que se interpreta a bíblia não meu caro! Você fazendo isso está a cometer uma blasfêmia contra Deus. Veja o que você escreveu que absurdo!!!

    Nessa passagem, de um modo especial, Jesus chama ladrões e salteadores aos fariseos que pretendiam ser os pastores de Israel. Eles decretavam quem devia ser admitido no redil e quem devia ser expulso. Eles Fechavam “o reino dos céus aos homens” e não deixavam entrar os que queriam fazê-lo (Mat. 23:13). Eles percorriam a terra e o mar para ganhar um prosélito, mas quando o tinham conseguido, faziam-no “duas vezes mais filho do inferno” que eles (Mat. 23: 15). Tomaram a “chave da ciência” (Luc. 11: 52), e com suas falsas interpretações das Escrituras impediam que os homens reconhecessem e aceitassem a luz.

    Ladrões e salteadores são os que oferecem aos homens qualquer outro meio de salvação além do que foi proporcionado mediante Jesus Cristo. O mundo teve, e continuará tendo, seus falsos messías. Eles não entram pela porta, que é Cristo Jesus (João 10:9). Suas pretensões são falsas, e seus desígnios, cuidadosamente traçados, terminarão em desastre.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.