Resgate Celestial

Imagine o horror que seria estar a deriva em um oceano repleto de tubarões famintos. Então, imagine o quão agradecido e aliviado você se sentiria ao ser resgatado pelo ar e levado a um lugar seguro. A verdade é que cada ser humano neste planeta está perdido em um oceano repleto de perigos. Nós precisamos urgentemente ser resgatados, não por um barco ou helicóptero, mas por nosso Pai Celestial. Deus ama tanto você, que Ele enviou Seu Filho para salvá-lo. Você com certeza já ouviu tudo isso antes, mas está seguro que entende este tema plenamente? O que ele significa e como pode mudar sua vida? Leia mais e descubra!

1. Será que Deus realmente se importa comigo?

“Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei” (Isaías 43:4). “com amor eterno te amei” (Jeremias 31:3).

R: O infinito amor de Deus por você e por mim está muito além de nossa compreensão. Ele te ama como se fosse a única alma perdida no universo. Ele teria dado Sua vida por você ou por mim mesmo se não houvesse outro pecador para redimir. Tente nunca esquecer este fato. Você é precioso aos Seus olhos. Ele ama você.

2. Como Deus demonstrou Seu amor por nós?

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). “Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos. Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” (1 João 4:9, 10).

R: Porque Ele nos amou tão profundamente, Ele estava disposto a ver Seu único Filho sofrer e morrer ao invés de ficar separado de você e de mim pela eternidade. Nós não seremos capazes de compreendê-lo, mas Ele fez isso – por você, e por mim!

3. Como Ele poderia amar alguém como eu?

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8).

R: Certamente não é porque eu tenha direito ou mereça. Nenhum de nós tem direito a qualquer coisa, exceto o salário do pecado, que é a morte (Romanos 6:23). Mas o amor de Deus é incondicional. Ele ama os ladrões, adúlteros e assassinos. Ele também ama os egoístas, os hipócritas, e o blasfemador profano. Mas, o mais grandioso de tudo é que Ele me ama! E porque Ele sabe que meus pecados, só podem me conduzir à miséria e à morte, Ele quer salvar-me de meus pecados. É por isso que Ele morreu.

4. O que Sua morte fez por mim?

“Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos” (1 João 3:1). “Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (João 1:12).

R: Cristo morreu em meu lugar para satisfazer a pena de morte que pesava contra mim. Ele nasceu como um homem para que ele pudesse sofrer o tipo de morte que eu mereço. Então, Ele se ofereceu para me dar o crédito por aquilo que Ele fez. Em outras palavras, Sua vida sem pecado é creditada em minha conta para que eu possa ser considerado como justo. Sua morte é aceita por Deus como o pagamento integral de todos os meus erros do passado, e aceitando o que Ele fez, como um dom, Sou recebido na família do próprio Deus como Seu filho.

Reflita sobre esses fatos simples por um momento:

– Por causa dos meus pecados, estou condenado à morte.
– Eu não posso pagar essa pena, sem perder a vida eterna, porque se morro por meus pecados, não posso ressuscitar a mim mesmo. Eu estaria morto para sempre.
– Eu tenho uma dívida a qual não posso pagar! Mas chega um amigo, chamado Jesus, e diz: “Eu vou pagar. Vou morrer em seu lugar e lhe darei o crédito por isso. Você não terá que morrer por seus pecados.”
– Devo aceitar a oferta! Simples, não é? Eu reconheço e aceito publicamente Sua morte pelos meus pecados. No momento em que faço isso, eu me torno um filho ou filha de Deus!

5. Como faço para recebê-Lo e passar da morte para a vida?

Basta admitir três coisas:

1. Eu sou um pecador. “Todos pecaram” (Romanos 3:23).
2. Estou condenado a morte. “O salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23).
3. Eu não posso salvar a mim mesmo. “Sem mim nada podeis fazer” (João 15:5).

E então declare crer em três coisas:

1. Ele morreu por mim. “Que ele … provasse a morte por todo homem.” (Hebreus 2:9).
2. Ele me perdoa. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados” (1 João 1:9).
3. Ele me salva. “Aquele que crê em mim tem a vida eterna” (João 6:47).

R: Ao pedir, acreditar e aceitar o grande dom de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo passamos da morte para a vida.

6. O que devo fazer para receber esse dom da salvação?

“sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3:24). “o homem é justificado pela fé sem as obras da lei” (Romanos 3:28).

R: A única coisa que posso fazer é aceitá-lo como um puro dom. Meus atos de obediencia não serão de nenhuma ajuda no processo de justificação. Todos os que pedem com fé a salvação irão recebê-la. O mais empedernido pecador será aceito sobre a mesma base que o mais correto dos homens. O passado não conta. Lembre-se, Deus ama a todos igualmente, e o perdão é para quem o pede. “Porque pela graça sois salvos mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus: não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8, 9).

7. Ao me unir a Sua familia pela fé, que mudança Jesus efetua em minha vida?

“Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17).

Quando recebo a Cristo em meu coração Ele destrói a velha natureza pecaminosa e me transforma em uma nova criatura espiritual. A velha vida de pecado, agora se torna repulsiva e indesejável. Alegremente eu começo a experimentar, pela primeira vez, uma gloriosa libertação da culpa e condenação. Eu começo a ver o quão vazia a minha vida era sem Cristo. Ao invés de me alimentar das migalhas debaixo da mesa, eu agora me regalo no banquete do rei. Um minuto com Deus proporciona mais felicidade do que uma vida servindo ao diabo. Que troca! Por que eu esperei tanto tempo para aceitá-la?

8. Será que esta vida transformada é realmente mais agradável que os prazeres da antiga vida?

Jesus disse: “Estas coisas vos tenho falado …para que a vossa alegria seja completa” (João 15:11). “Se pois, o Filho vos libertar, sereis realmente livres” (João 8:36). “eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (João 10:10).

R: Muitos sentem que a vida cristã não será feliz por causa das restrições e abnegação. Mas acontece o oposto. Quando você aceita o amor de Jesus, uma fantástica exuberância brota de dentro. Inacreditável paz e alegria permeiam sua vida. Não há comparação com a antiga vida de egoísmo e de fracasso. Como um sonho ruim, o passado doloroso desaparece, e você experimenta uma vida mais abundante, do jeito que Deus planejou que deveria ser.

9. Mas como eu posso fazer todas as coisas que um cristão deve fazer?

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2:20). “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13).

R: Aqui é onde o maior milagre da vida cristã é revelado. Você não tem que esforçar-se para ser bom. O que você faz como um cristão é o fluxo espontâneo da vida de outra pessoa [Jesus] dentro de você. A obediência é a resposta natural do amor em sua vida. Ao renascer em Deus como uma nova criatura você quer obedecê-Lo, porque a Sua vida tornou-se uma parte de sua vida. Agradar alguém que você ama não é um fardo, mas uma delícia. “Agrada-me fazer a tua vontade, ó meu Deus: sim, a tua lei está dentro do meu coração” (Salmos 40:8).

10. Quer dizer que até mesmo os Dez Mandamentos não são difíceis de se obedecer?

“Se me amardes, guardareis os meus mandamentos” (João 14:15). “Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos: E os seus mandamentos não são penosos” (1 João 5:3). “Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado” (1 João 2:5).

R: A Bíblia sempre vincula a obediência a uma relacão de amor. Os cristãos nascidos de novo não encontram fatigante luta para guardar os Dez Mandamentos. Com todos os pecados passados cobertos pela Sua morte expiatória, minha obediência presente e futura está enraizada em sua vida vitoriosa dentro de mim. Na verdade, porque Eu o amo tão profundamente por mudar a minha vida,Vou além das exigências dos Dez Mandamentos. Diariamente eu pesquiso a Bíblia para obter indicações de Sua vontade, tentando encontrar outras formas de expressar meu amor por Ele. “E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista” (1 João 3:22, grifo do autor).

11. Como posso ter certeza de que a obediência aos mandamentos mencionados na Bíblia como uma característica do povo de Deus não é legalismo?

“Aqui está a paciência dos santos: aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus” (Apocalipse 14:12). “E eles [os santos] o venceram [Satanás] pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho e não amaram suas vidas até à morte” (Apocalipse 12:11).

R: Não confunda obediência com legalismo. Legalismo é tentar ganhar a salvação pelas boas obras. Os santos são identificados na Bíblia como tendo quatro características: (1) guardam os mandamentos, (2) confiam no sangue do Cordeiro, (3) compartilham a sua fé com os outros, e (4) escolhem morrer ao invés de pecar. Estas são as verdadeiras marcas que distinguem uma pessoa que é apaixonada por Cristo e que fez um pacto de vida para servi-Lo e segui-Lo.

12. Que ato significativo sela a relação de amor de uma pessoa com Cristo, e o que simboliza?

“De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” “para que o corpo do pecado seja desfeito” (Romanos 6:4, 6). “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; pois vos desposei com um só Esposo, Cristo, para vos apresentar a ele como virgem pura” (2 Coríntios 11:2).

R: O batismo simboliza três eventos significativos na vida do verdadeiro crente: (1) morte para o pecado (2), o nascimento para uma nova vida em Cristo, e (3) união com Cristo para a eternidade. Essa união espiritual crescerá mais forte e mais doce com o tempo, enquanto o amor continuar a crescer. Como acontece em qualquer casamento, quando o amor desaparece, o paraíso se converte em um inferno. O lar se mantém unido somente pelos compromissos legais. Assim também, quando o cristão deixa de amar a Cristo acima de todas as coisas, sua religião existe somente como o cumprimento restritivo de uma série de regras.

13. Como posso ter certeza de que a fé e o amor do meu relacionamento com Cristo continuará crescendo?

“Examinai as escrituras” (João 5:39). “Orai sem cessar” (1 Tessalonicenses 5:17). “assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim também nele andai” (Colossenses 2:6). “morro todos os dias” (1 Coríntios 15:31).

R: Nenhum amor pode prosperar sem comunicação. Oração e estudo da Bíblia são absolutamente essenciais para manter esse relacionamento crescendo. Sua Palavra constitui uma carta de amor que devo ler diariamente para alimentar minha vida espiritual. Conversar com Ele em oração, aprofunda minha devoção, e abre minha mente a um conhecimento mais íntimo e emocionante de Seu cuidado por mim. Diariamente aumenta minha surpresa ao descobrir novos detalhes de Sua incrível provisão para minha felicidade.

Deus sela nosso matrimônio espiritual

Ao selar nossa união espiritual por toda a eternidade, Deus prometeu nunca me abandonar, (Salmos 55:22, Mateus 28:20, Hebreus 13:5), cuidar de mim na doença ou na saúde (Salmos 41:3, Isaías 41:10), e suprir todas as necessidades que podem surgir em minha vida (Mateus 6:25-34). Assim quando eu O recebo pela fé tendo experimentado que Suas promessas são certas, continuo confiando n’Ele para todas as necessidades futuras, e Ele nunca me decepciona.

14. É meu desejo aceitar a Jesus em minha vida e experimentar o novo nascimento.

Resposta:_______

Guia de estudo extraído do site Amazing Facts. Crédito daTradução Blog Sétimo Dia https://setimodia.wordpress.com/

Anúncios

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Artigos traduzidos - Amazing Facts, Conversão, Salvação e Temas Relacionados e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Resgate Celestial

  1. Suellen disse:

    Sim!

  2. maria goretti alves disse:

    amei essa mensagem,resgate celestial pude ver a profundidade do amor de Cristo por nos guardarei esta mensagem no fundo do corraçao amem Deus o abençoe grande abraços

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s