Divino auxiliador

Mas Deus no-las revelou pelo Seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. I Cor. 2.10.

Quanto mais intimamente aderirmos à simplicidade da verdade, tanto mais seguramente compreenderemos seu profundo sentido. Então, se o coração estiver sob a inspiração do Espírito de Deus, ele poderá dizer: “A exposição das Tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices.” Salmos 119:130. Isso quer dizer que a palavra é interpretada pelo Espírito Santo, não meramente segundo o estudante a lê.

Não é a simples letra das palavras que proporciona luz e entendimento, mas a Palavra é, de modo especial, escrita no coração, aplicada pelo Espírito Santo. Para a mente e o coração consagrados a Deus, transmite-se uma aumentada medida de entendimento, ao ser a luz comunicada aos outros.

Quanto mais lugar alguém conceda a entrada da Palavra de Deus, tanto mais é ele enriquecido intelectualmente, assim como espiritualmente. Terá um juízo mais claro e menos influenciado pela sua inclinação, e suas idéias serão mais compreensivas. Será mais correta sua estimativa das coisas espirituais. Seu entendimento, sob o poder atuante do Espírito Santo, é exercido no sentido de ser a verdade assimilada, tornando-a de benefício pessoal mediante o fortalecimento do espírito para fazer obras abnegadas.

Oh, de coração, alma e voz dou graças por poder o Senhor, pela entrada da Palavra no coração, ampliar nossas faculdades de modo a compreendermos distinta e claramente, não só as coisas espirituais, mas também as temporais com as quais lidamos!

A santificadora graça de Deus na mente humana santifica as faculdades de raciocínio. Teremos sempre presente o seguinte: Glorificará a Deus este ato que me proponho a praticar? Haverá um espírito humilde, profundamente humilde, e menos confiança será posta na sabedoria humana e muito mais confiança em alcançar a Deus com a humilde oração: Ensina-me Teu caminho e Tua vontade! E o Senhor criará uma cadeia de pensamentos que será seguro seguir. Recordar-se-ão experiências do passado, e a segura maneira de agir se firmará na mente.

Ellen G. White, Nos Lugares Celestiais, pág. 140.

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Nos Lugares Celestiais e marcado . Guardar link permanente.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.