As 3 Mensagens Angélicas: O Último Convite de Salvação

A Tríplice Mensagem Angélica – Conforme Apocalipse 14:6-12.

Na metade do século XIX, estudiosos das escrituras das mais variadas denominações protestantes, descobriram o resumo de toda a mensagem apocalíptica relativa a volta gloriosa de Jesus nas 3 mensagens angélicas do capítulo 14 do Apocalipse. Essas 3 mensagens foram consideradas o último e grande alerta que deve ser dado ao mundo relativos a nossa salvação pessoal, antes que termine o tempo da graça, antes que Jesus deixe de ser o nosso advogado onisciente perante o Pai.

As 3 mensagens também trazem novas e inéditas responsabilidades ao povo de Deus. Agora eles não devem apenas pregar a conversão e a obediência, mas também a volta do Senhor e a diferença entre obedecer a lei Deus e a lei dos homens (estes personificados pela falsa religião e o Estado). As 3 mensagens são equivalentes a mensagem primitiva do dilúvio. Na antiguidade os que quisessem se salvar, deveriam se abrigar na Arca. No entanto, o mundo escarneceu de Noé e sua família e todos se perderam. As 3 mensagens falam da preparação que os filhos de Deus devem ter para estarem de pé na volta do Senhor. Não dar atenção a elas equivale a rejeitar os fundamentos do evangelho e acabar se perdendo.

A Mensagem do Primeiro Anjo:

Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que assentam sobre a Terra, e a cada nação e tribo e língua e povo, dizendo em grande voz: “Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juizo e adorai aquele que fez o céu, a terra e o mar e as fontes das águas”. Ap 14:6 e 7.

O primeiro anjo tem um evangelho eterno para pregar a toda a população da Terra. Que evangelho é esse? E porque ele é eterno? O centro desse evangelho é que Deus amou o mundo de tal maneira que entregou o seu Filho único para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:15). Certamente esse evangelho é eterno porque existia essa idéia de salvar o homem desde a fundação do mundo, desde tempos imemoriais (Ap 13:8 e Colossenses 1:26 e 2:2). Tanto que desde Adão e Eva se sacrificava-se um cordeiro que simbolizaria a morte do messias.

Dessa forma, o primeiro anjo não prega novidade nehuma, a não a ser a fé que foi revelada aos santos: que Deus se fez carne e habitou entre nós. Mas ele também simboliza um movimento mundial que busca levar essa mensagem não somente a todas as nações, mas a toda tribo, língua e povo. É a mensagem de que o Juízo investigativo já começou no céu e Jesus está voltando para buscar os seus filhos. O anjo faz um menção de parte do quarto mandamento da lei de Deus ao dizer que devemos “adorar aquele que fez o céu, a terra, o mar e a fontes das águas”.

Repare: “Porque em seis dias fez o Senhor, o céu, a terra, o mar e ao sétimo dia descansou, por isso Deus abençoou e santificou o dia de sábado”. (Exôdo 20)

E porque ele menciona o quarto mandamento? Porque é o único que identifica o Deus que adoramos, ou seja, aquele que criou tudo o que existe. Por isso ele é digno de adoração. Por isso Deus separou o Sábado para nós o adorarmos. Nosso Deus é Jesus o Senhor do Sábado.

A Mensagem do Segundo Anjo:

Enquanto a primeira mensagem enfoca o evangelho e o Deus verdadeiro a segunda mensagem diz:

“Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição”.

De acordo com a Profecia das Nações, 5 nações imperiais perseguiriam o povo de Deus até a volta de Jesus. A Primeira delas (considerando a profecia, porque senão seria a terceira nação perseguidora após o Egito e a Assíria) foi Babilônia em torno de 600 A.C. Babilônia adorava o deus sol no primeiro dia da semana e se deleitava em imagens de escultura. Tambem misturava o Estado com a Religião e alcançava muitos povos com sua influência. è a herdeira da Torre de Babel, simbolizando confusão de povos pagãos.

Assim, no Apocalipse Babilônia simboliza uma Religião-Estado que tem práticas semelhantes. Em apocalipse 17 se vê claramente a alusão de uma Igreja controlando a política das nações e ela tem um nome: “Babilônia, mãe das prostitutas e abominações da Terra”. Ap 17:5. Dessa forma Babilônia tem filhas com práticas semelhantes e simboliza não apenas um Estado-Igreja, mas todos os grupos religiosos que se opõe a verdade do evangelho eterno, ou seja: adoramos o Deus criador e seu Filho que morreu na cruz, o Senhor que é adorado aos Sábados.

O segundo anjo simbolicamente é retratado com uma bíblia na mão com a seguinte pergunta: quantos grupos religiosos sobrevivem a prova da Palavra de Deus? O fim da mensagem está em Ap 18:4: “Retirai-vos dela povo meu para não serdes cúmplices em seus pecados e para não receberdes os seus flagelos”. Assim , o resumo dessa mensagem é: abandone os grupos religiosos falsos que não obedecem a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

A Mensagem do Terceiro Anjo

As 2 mensagens anteriores identificavam o evangelho eterno, o Deus criador e enfocava que o povo de Deus deve se separar do mundo e as falsas organizações religiosas. O último anjo diz:

E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.

E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.

Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

O Terceiro Anjo fala que aquele que receber o sinal da Besta se perderá. Vimos na página A Marca da Besta e o Selo de Deus que o Selo de Deus é o quarto mandamento da lei de Deus. É a assinatura divina que identifica o Deus criador: a santificação sabática. Assim, a marca da Besta será quando a falsa religião e o Estado se unirem para perseguirem os que obedecem os 10 mandamentos. Isso fica claro no versículo 12:

“Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”

Não importa o que aconteça, o povo de Deus lhe obedece os (10) mandamentos o que inclui o sábado e mantém a fé em Jesus, o autor de nossa esperança. O versículo 12 também identifica a Igreja virgem representada em Apocalipse 12( veja a página no indice):

Ap 12:17: “Irou-se o Dragão (satanás) contra a mulher ( no caso a virgem: a Igreja pura) e foi fazer guerra com os restantes da sua descendência: os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus”. Ap 19:10 “O testemunho de Jesus é o espírito (dom) de profecia”.

Quando satanás se irar contra a pequena Igreja verdadeira, e a Religião que também é um Estado for glorificada e amada pelos homens, Jesus voltará para salvar os seus Filhos. De que lado você pretenderá estar?

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em 3 Mensagens Angélicas, Profecias e marcado , . Guardar link permanente.

19 respostas para As 3 Mensagens Angélicas: O Último Convite de Salvação

  1. Pingback: Lições que Confirmam a Identidade Remanescente « Adventismo em Foco

  2. Pingback: Quem Não Guarda o Sábado Está Perdido? « Adventismo em Foco

  3. Pingback: Os Batistas do Sétimo Dia « Adventismo em Foco

  4. Mauricio Magnani disse:

    Gostei muito do artigo!
    Parabéns irmão!
    Abraços!

  5. Pingback: Os Grandes Enganos Satânicos « Adventismo em Foco

  6. Pingback: Os Dois Grandes Erros do Mal « Adventismo em Foco

  7. Pingback: Os Dois Grandes Erros do Mal « Mundo Maranatha

  8. Pingback: Quem Não Guarda o Sábado Está Perdido? « Mundo Maranatha

  9. Pingback: As Maiores Comunidades Adventistas do Orkut « Adventismo em Foco

  10. Pingback: As Maiores Comunidades Adventistas do Orkut « SÉTIMO DIA

  11. Os Batista do Sétimo Dia, acredita que a mensagem do Apocalipses teve o seu inicio em Jerusalém, e logo após a morte de Estevão a mensagem de Ap. 14: 6,7, começou a ser cumprida e não em 1844 como querem os nossos amigo Adventista, como BSD ensinam que todo homem precisa observar os 10 mandamento como prova do seu amor para com Deus e não como meio de Salvação Rom. 3:20, por outro lado ensinamos que o homem deve crer e obedecer as escritura, e mais nenhum profeta ou profetiza moderno de nosso século, Gal. 1:8,9; Apoc.1: 3; 22: 18,19.
    A nossa fé precisa ser alicerçada somente na palavra (ESCRITURAS SAGRADAS) o Espírito de profecia é os escrito da Bíblia Jo 5:39; 6: 63; 1ª Pe 1: 10-12.1ª Jo 5: 9-12.

  12. Débora disse:

    Na propria Biblia esta escrito que ninguem sabe o dia e nem a hora da volta de Jesus. Podem até “descobrir” o dia em que a besta se levantará, quando começarão as perseguições, etc; agora quando o Senhor voltará, é impossível.

  13. IZABEL GHISSONI disse:

    OI MEUS AMADOS GOSTEI MUITO DA MENSAGEM…. MAIS EM APOCALIPSE 18 TB FAZ O CONVITE PARA SAIR DE BABILONIA ONDE DIZ” SAI DELA POVO MEU”

  14. Araistoteles disse:

    Ha muito tempo nao se ouve falar das tres mensagens agelicas que foi/eh alicerce da nossa fe, foi muito bom ler este texto. Estao de parabens pelo mesmo que Deus continue te abencoando.

  15. Pingback: Os Heróis Batistas do Sétimo Dia: Em um mundo mais díficil eles eram a LUZ | Adventismo em Foco

  16. livia mara disse:

    Bom é com muito alegria e gratidão a Deus que recebo essas verdades maravilhosas, antes de julgarem estudem as profecias de Daniel e Apocalipse e lembrem-se esses dois livros são de linguagem proféticas (não se entende como se lê) então estudem a bíblia,ela vai decifrando tudo e verão que esta mais próximo que nunca e que falta pouquissimas profecias para se cumprir, estamos nos ultimos dias deste mundo, o dia e a hora não sabemos mas posso sentir o som dos coro de anjos…..vencendo vem Jesus! acreditem ou não ele virá!
    livia iasd de bangu!

  17. Abilene disse:

    Vcs estao de parabens este conteudo é o maximo assim todos podem distinguir o certo do errado amei a mensagem

  18. Abigail disse:

    Todos devem conhecer essas mensagens dadas a nos por Deus

  19. JAIR BARBOSA disse:

    Hummm que mensagem maravilhosa, isso mesmo que estava querendo ouvir… sempre bom conhecer mais, agora peço a Deus para gravar aplicar em minha vida e ensinar aos outros amigos. em nome de Jesus vamos para o Céu!!!!!!!!!

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.