Venham e descansem

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um terço da população mundial tem algum sintoma que atrapalha o descanso. O Brasil é o país campeão em insônia, dificuldade que afeta 40% da população. Mesmo assim, há muitos se esforçando para reduzir as horas de descanso, na esperança de se tornarem mais produtivos e competitivos. No entanto, o resultado pode ser diferente. Segundo a médica Regeane Cronfli, especialista em endocrinologia, os riscos da privação do sono vão desde irritabilidade, mau humor e perda da capacidade de planejar e executar, até envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, debilidade imunológica e perda crônica da memória. A bioquímica Sarah Ledoux, pesquisadora do departamento de ciências biológicas da universidade de Evanston, em Illinois, afirma que os efeitos da privação do sono sobre os neurônios são comprovados, com resultantes danos sobre o comportamento emocional e mental.

Há uma relação estabelecida entre a baixa produção da melatonina, hormônio que induz ao sono e que só é secretado no escuro, e a invenção da luz elétrica, no fim do século 19. Após o invento, o ser humano subjugou a escuridão.

Na Bíblia, a relação entre noite e descanso foi estabelecida na Criação, quando Deus fez a luz para governar um dia de 12 horas, na maior parte da Terra. Nesse projeto divino, o trabalho deveria ser executado em claro. A noite escura era para a restauração das forças e preservação da natureza.

De acordo com o livro de Gênesis, além da noite, o Criador, sabedor das necessidades dos seres humanos, mandou descansar também durante um dia inteiro da semana, o sábado. Segundo a narrativa, quando terminou Seu trabalho criativo no “sétimo dia”, Deus Se refez, “descansando” nesse dia (Gênesis 2:1-3). Depois, ainda incluiu isso como um dos dez mandamentos, dizendo: “Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho” (Êxodo 20:9-10).

Assim, bem antes de as pesquisas científicas comprovarem a necessidade vital do descanso, ele já era uma recomendação sábia das Escrituras. Um conselho de quem conhece profundamente o ser humano. O próprio Criador.

Mas, num mundo competitivo em que o dia e a noite são vistos como tempo produtivo em benefício do crescimento financeiro, é preciso certa medida de fé, senão de renúncia, para descansar. Nesse sentido, é pertinente o apelo de Jesus a Seus seguidores: “Venham… e descansem um pouco” (Marcos 6:31, NVI).

Na correria de um mundo sem noite, ouvir as palavras de Cristo pode ser uma forma segura de desfrutar a plenitude. Descanso significa regeneração, restauração, recriação. Descansar não deixa de ser um ato de fé, quando damos um tempo para o corpo e a mente, na certeza de que já temos feito o bastante.

Vanderlei Dorneles é editor de livros na Casa Publicadora Brasileira

[Fonte: Vida e Saúde – Março 2011, p.50]

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Saúde em Pauta e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Venham e descansem

  1. O homem moderno, secular. não vai descansar nada. se por um lado preciza conseguir consquistar, adquirir. por outro. sofre de insonia pelos desmandos e libertinagens deste mundo sem freio. estou falando de mim tambem. vivemos num mundo de falsos cristãos, e falsos orientadores. é só construir templos é o dizimo pra levar a palavra, pra santificar a igreja de deus e blá blá blá. irmaõs cristaõs. morre milhões de crianças. entendam crianças de fome por dia, antes de descansarmos nossas carcaças e alma. vamos dar uma entradinha em qualquer site, que mostre as crianças morrendo de fome hoje na etiópia, zaire, uganda, biafra etc. vc. querido irmão dizimista. já viu hoje uma foto de crianças morrendo de fome? não né. eu sei que meu discurso é forte e talvez fora de hora. mas pra salvar crianças da fome lá tem hora? não aguento mais cardeais, bispos, papas, pastores, cooperadores etc. pregando e falando. depois vão embora em seus carrões prás suas belas residencias. padre cardeais e papas já que não tem familia. qui tal comprar uma passagem com nossos dinheiros, fixar um vaticano lá na etiópia? podem ir, mandamos dizimos e trizimos pra lá. vamos matar a fome de crianças, vamos erradicar a fome de crianças. não adianta ficar cobrando de governos corruptos, este ja são do demonio mesmo. agora vcs. papas , cardeais, padres, pastores. católicos e evangélicos, não são os direcionadores de almas. não são vcs. que teriam que em primeiro lugar dar o exemplo de caridade? acaso. não são vcs. os maiores entendedores da vontadi de cristo. não venham com missões de ajuda com a sobra de teus templos suntuosos não. de, a maior parte a quem tem fome, e fiquem com as sobras. vamos parar com dietinhas vegetarianas e receitas para um sono restaurador. sei que sou um católico omisso num site evangélico. natural não ser muito amado. mas sou filho de deus, resgatado pelo sangue de jesus na cruz. o que estou falando aqui já mandei pra CNBB. bando de lobos. católicos, adventistas, batista, e sei lá mais oque. vamos cobrar destes orientadores de nada, uma atitude. queremos ver todos estes pseudos direcionadores de almas. lá na áfrica salvando crianças da fome. ou nós que teremos que ir? eles vão, e nós mandamos o dzímo. ou vamos nós, e eles mandam o dinheiro? posso parecer amargo. mas não sou não, estou indignado com crianças morrendo de fome e sede. pra não parecer um demagogo, estou vendo como faço pra ser voluntário na áfrica, através da cruz vermelha. alguem tem que fazer algo né? ou vamos esperar pelos direcionadores de almas? sono reparador? sei. vamos é acordar. dizimo pra quem preciza. abraço

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.