Cânticos de experiência – 3

Porque Ele é como o fogo do ourives. Mal. 3:2.

Nos dias de Isaac Watts, a igreja na Inglaterra estava sendo levada na direção do frio formalismo. Ir à igreja era uma moda. As igrejas ficavam cheias nos cultos de domingo. Mas um cristianismo que era fruto apenas de um costume era motivo de preocupação para Isaac Watts. Ele sabia que havia apenas um jeito de tirar os cristãos complacentes do seu estupor espiritual. Eles precisavam experimentar o fogo do Espírito. Com a pena mergulhada na tinta da urgência, ele escreveu um hino que falava sobre isso.

Você já sentiu seu amor por Jesus esfriar? Somente o fogo do Espírito pode reavivar a chama. João Batista apelou aos religiosos formais de seus dias que viessem a Jesus, quem “vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”. Mat. 3:11. O que é o batismo com fogo? Por toda a Bíblia, o fogo simboliza a presença de Deus. Quando estava no deserto, Moisés teve um encontro com Deus na sarça ardente. A sarça queimava, mas não se consumia. O fogo simbolizava a presença de Deus. O pilar de fogo guiando Israel à noite simbolizava a presença de Deus. O fogo que caiu do céu, incendiando o altar que Elias erigiu no Monte Carmelo, representava a presença de Deus. As línguas de fogo que caíram sobre os discípulos no Pentecostes, de novo representavam a presença de Deus. O batismo com fogo representa a imersão na presença purificadora e vivificadora de Deus.

Somente uma coisa pode dar vida a uma experiência cristã fria. É o calor da presença de Deus. Em seu livro The Coming of the Conforter [A Vinda do Consolador], LeRoy E. Froom escreve: “Precisamos que o fogo purificador passe sobre nós e em nós – para penetrar em cada fibra do nosso ser, cada compartimento da nossa alma. Foi isso que aconteceu no Pentecostes. Com certeza você se lembra de que, antes do Pentecostes, os discípulos eram cheios de intrigas egoísticas, luta pela supremacia, busca de posição e exaltação do eu. Depois do Pentecostes, todavia, o eu foi abatido, e somente Cristo passou a ocupar o primeiro lugar no pensamento, nas ações e na vida” (págs. 276 e 277).

Você está orando pelo fogo purificador de Deus? Que hoje, a oração de Isaac Watts: “Acende a chama do sagrado amor em nosso coração”, seja a nossa oração.

Pr. Mark Finley – Sobre a Rocha.

Anúncios

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Sobre a Rocha e marcado . Guardar link permanente.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s