Hábitos e formação do caráter

Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus. Provérbios 4:14.

Poucos avaliam o poder dos hábitos. Pergunta a inspiração: “Pode o etíope mudar a sua pele ou o leopardo as suas manchas?” e acrescenta: “Nesse caso também vós podeis fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal.” Jeremias 13:23. Solene declaração essa. … Há, porém, conforto e animação na reflexão de que, se os maus hábitos adquirem tal força que pareça quase impossível voltar-se para a direção certa, o poder dos bons hábitos é igualmente forte. Os resultados do trabalho de cada dia, quer a tendência seja para elevar-nos na escala do valor moral, quer seja impelir-nos para baixo, rumo à perdição, são influenciados pelos dias anteriores. A derrota de hoje prepara o caminho para maior derrota amanhã; a vitória de hoje assegura amanhã mais fácil vitória. Então, quão cuidadosos devemos ser em que os hábitos e o caráter que estamos formando sejam corretos e virtuosos!

Jovens amigos, guardai vossos pés de todo mau caminho. … Os homens se podem disciplinar em fazer o que é reto. Como Daniel, podem ter um desígnio de origem celeste em seu coração, para que não contaminem a alma e o corpo, não obstante a degenerescência e corrupção deste século. Deus deu a Daniel “conhecimento e a inteligência em todas as letras e sabedoria”. Daniel 1:17. Sua bênção acompanhava o homem que desenvolveu o esforço humano em harmonia com a vontade divina. O mesmo auxílio será dado ainda a todos quantos seguirem a mesma orientação, e tendo em vista a glória de Deus, exercerem abstinência e restrição ao próprio eu. Ver-se-á entre eles e os condescendentes com o próprio eu, a mesma diferença que havia entre Daniel e seus companheiros e os outros jovens da corte do rei. Haverá a mesma limpidez de olhar e de pele, o mesmo andar firme, a força e vigor do intelecto, a fina percepção da verdade espiritual.

Lembremo-nos de que o caráter não é o resultado de acidente, mas dia a dia está-se formando para o bem ou para o mal. Grande é a importância ligada a essa obra da formação do caráter; pois é de vasto alcance em seus resultados. Construamos para o tempo e a eternidade.

Ellen G. White, Nossa Alta Vocação, pág. 241.

Anúncios

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Nossa Alta Vocação e marcado . Guardar link permanente.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s