Desenvolvendo o domínio próprio

Melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade. Provérbios 16:32.

É pela fidelidade em coisas pequenas que nos tornamos sentinelas dignas de confiança: Guardai-vos cuidadosamente das pequeninas irritações, não permitindo que elas vos molestem o espírito, e alcançareis muitas vitórias. E quando vierem dificuldades maiores, estareis preparados para resistir varonil e nobremente ao inimigo. … Toda pessoa herda certos traços de caráter não cristãos. Constitui a grandiosa e nobre tarefa de toda uma vida, manter sob controle essas tendências para o mal. São as coisas pequeninas que atravessam nosso caminho, que são susceptíveis de nos levar a perder nosso poder de domínio próprio.

Enquanto estivermos no mundo, encontraremos influências adversas. Haverá provocações para ser provada a nossa têmpera; e é enfrentando-as com espírito reto que as virtudes cristãs são desenvolvidas. Se Cristo habitar em nós, seremos pacientes, bondosos e indulgentes, alegres no meio das contrariedades e irritações. Dia após dia, e ano após ano, vencer-nos-emos a nós próprios e cresceremos num nobre heroísmo. Tal é a tarefa que sobre nós recai; mas não pode ser cumprida sem o auxílio de Jesus, firme decisão, um alvo bem determinado, contínua vigilância e oração incessante. Cada um tem suas lutas pessoais a travar. Nem Deus pode tornar nosso caráter nobre e nossa vida útil, se não colaborarmos com Ele. Quem renuncia à luta perde a força e a alegria da vitória.

Não precisamos guardar nosso registro das provas e dificuldades, dos desgostos e tristezas. Todas essas coisas estão escritas nos livros, e o Céu tomará o cuidado delas.

Deus vos compreenderá, ao Lhe abrirdes o coração. Ele sabe qual a disciplina de que cada qual precisa. Se lhe pedirdes, Ele certamente vos dará poder para resistir ao mal. Vossa fé aumentará, e dareis aos outros evidência do poder de Deus para guardar.

Vossa força e crescimento na graça provém de uma só Fonte. Se, quando tentados e provados, vos postardes bravamente do lado do direito, a vitória será vossa. Estareis um passo mais próximos da perfeição do caráter cristão. Uma santa luz do Céu encherá as câmaras de vosso espírito, e sereis circundados de uma atmosfera pura, fragrante.

Ellen G. White, Nos Lugares Celestiais, pág.236.

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Nos Lugares Celestiais e marcado . Guardar link permanente.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s