Tempo de exame do coração

Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. 2 Coríntios 13:5.

O direito à varonilidade depende do uso que se faça das faculdades confiadas por Deus. Os membros da família humana só têm direito ao título de homens e mulheres se empregarem para bem dos outros os seus talentos. É quando ministra aos outros que o homem se acha mais intimamente aliado a Deus. Quem é fiel à varonilidade que Deus lhe deu, não só promoverá a felicidade de seus semelhantes nesta vida, mas ajudá-los-á também a conseguir a recompensa da vida por vir.

Requer-se do homem que ame a Deus supremamente, de todo o coração, entendimento e forças, e ao próximo como a si mesmo. Isso não lhe é possível fazer a menos que se negue a si mesmo. Negar-se a si mesmo quer dizer dominar o espírito quando a paixão luta pelo domínio; resistir à tentação de censurar e pronunciar palavras de crítica; ter paciência com a criança retardada, e cuja conduta seja ofensiva e difícil; permanecer no posto do dever mesmo quando outros fracassem; assumir responsabilidades sempre e onde quer que o dever o exija, não para receber aplausos, não por política, mas por amor do Mestre, que deu a cada um dos Seus seguidores uma tarefa que deve executar com inabalável fidelidade. Negar o próprio eu significa fazer o bem quando a inclinação nos quer levar a servir e agradar a nós mesmos. Quer dizer trabalhar paciente e valorosamente pelo bem dos outros, mesmo que nossos esforços não pareçam ser apreciados.

Companheiros cristãos, examinai-vos cuidadosamente, para ver se a Palavra de Deus é de fato a regra de vossa vida. Levais a Cristo convosco quando deixais o lugar de oração? Posta-se vossa religião de guarda junto à porta de vossos lábios? Expande-se vosso coração em interesse e simpatia pelos que estão em necessidade de auxílio? Buscais sinceramente uma compreensão mais clara da vontade de Deus, a fim de que deixeis a luz brilhar para os outros? É vossa linguagem temperada com graça? Mostra vossa conduta nobreza cristã? …

Lembrai-vos de que precisais ser fortalecidos pela constante vigilância e oração. Enquanto olhais para Cristo, estais seguros; mas o momento que confiardes em vós mesmos, estareis em grave perigo. Aquele que está em harmonia com a vontade de Deus confiará continuamente em Seu auxílio.

Ellen G. White, Nos Lugares Celestiais, pág. 227.

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Nos Lugares Celestiais e marcado . Guardar link permanente.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s