Heróis da fé: Moisés

Pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível. Heb. 11:27.

Moisés é a figura proeminente do Antigo Testamento. Naturalmente acanhado e humilde, ele procurava passar despercebido. Mas quando o Senhor o chamou para livrar os israelitas da escravidão egípcia, este homem de fé demonstrou a coragem, a tenacidade e as convicções morais de um verdadeiro herói. Embora Moisés tenha revelado grandes falhas mais de uma vez, ele foi o grande líder espiritual do seu povo.

Moisés quase não sobreviveu à sua infância. Ameaçado pelo crescente número de israelitas no Egito, o Faraó decretou que todos os meninos hebreus com menos de dois anos fossem mortos. A mãe de Moisés escondeu seu bebê. Ela o colocou em um “cesto de junco” e “largou-o no carriçal à beira do rio”. Êxo. 2:3. Milagrosamente, a filha do Faraó descobriu o bebê, que chorava. A irmã de Moisés, Miriã, que olhava o bebê à distância, ofereceu sua mãe como ama para criar Moisés.

A mãe de Moisés o criou até os 12 anos de idade. Depois disto, ele foi educado na escola real do Faraó. Podemos razoavelmente presumir que Moisés recebeu a melhor educação nas áreas de leitura, escrita, história, geografia, ciências políticas, administração, liderança, armamentos e cavalaria – lições que ele utilizou muito bem quando, mais tarde, guiou os israelitas para longe do cativeiro egípcio.

Deus transformou a maldição do decreto de morte do Faraó em uma bênção. Através de um homem de fé, humilde e devoto a Ele, Deus transformou a derrota em vitória.

Moisés prefigura Cristo. No Novo Testamento, Jesus é o Moisés do Seu povo. Ele é o libertador. Ele é o poderoso conquistador. Ele é quem nos levará à vitória. Sejam quais forem as provações que você esteja enfrentando hoje, Jesus ainda é o poderoso libertador. Ele ainda transforma a maldição em bênçãos. Ele ainda transforma derrotas em vitórias. Ele ainda nos livra da servidão. Ele ainda nos faz triunfar.

Pr. Mark Finley – Sobre a Rocha.

Anúncios

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Personagens Bíblicos, Sobre a Rocha e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Heróis da fé: Moisés

  1. W. Frank disse:

    Sem sombra de dúvidas Moisés é a maior de todas as figuras do Messias. Vejam as semelhanças:
    O período que antecede o nascimento de Moisés, período esse citado em Gn15:13 e o período intertestamentário são de quatrocentos anos.
    Quando ambos nasceram foi proclamado pelo poder político da época uma ordem para matar os neonatos – Ex1:22 e Mt2:16;
    Ambos ficaram quarenta dias em jejum, fora da presença dos demais – Ex34:28 e Mt4:2;
    Ambos são pessoas mansas – Cristo não há dúvida quanto a isso, quanto a Moisés – Nm12:3;
    Ambos ressuscitaram – Cristo: Mc16:6, At2:32, 5:30, 13:3, etc – Moisés: Rm5:14, Jd7:9.
    Quem souber mais semelhanças por gentileza me informe para que eu acrescente aos meus estudos. Obrigado e fiquem com Deus!!!

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s