Rede de influências virtuosas

Companheiro sou de todos os que Te temem e dos que guardam os Teus preceitos. Salmos 119:63.

Os jovens gostam do companheirismo, e exatamente na proporção da força com que seus sentimentos e afeições se prendem àqueles com quem se associam, será o poder daqueles amigos, de lhes serem uma bênção ou um malefício. Cuidem, pois, os pais! Vigiem toda influência das associações. “Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido.” Provérbios 13:20. Os jovens sempre terão companheiros, e sentem-lhes a influência. …

Assim como o lacre retém a figura do carimbo, assim a mente guarda as impressões produzidas pelos contatos e associações. A influência muitas vezes é silenciosa e inconsciente, não obstante é forte e impressiva. Se homens e mulheres sábios e bons forem os companheiros escolhidos, então vos pondes na reta posição de vos tornardes sadios no pensamento, nas idéias, e corretos nos princípios. E esse convívio é do mais alto valor na formação do caráter. Ser-vos-á tecida ao redor uma rede de influências virtuosas, a qual o maligno não será capaz de romper com suas sedutoras astúcias. …

Mas deixai que os jovens escolham a companhia e a influência de homens e mulheres de maus princípios e práticas, … e eles se corromperão. Influências silenciosas e inconscientes insinuam-lhes na vida os seus sentimentos tornam-se parte de sua própria existência, e eles andam na borda de um precipício, sem ao menos se aperceberem do perigo Aprendem a ter prazer nas palavras dos de língua macia, nas doces expressões do enganador, e ficam desassossegados, descontentes e infelizes quando não são levados ao pináculo da lisonja de alguém. … Andar no conselho dos ímpios é o primeiro passo rumo do caminho dos pecadores e do assentar-se na roda dos escarnecedores. Salmos 1:1.

O único procedimento seguro para os jovens é misturar-se com os puros, os santos, e assim serão mantidas à distância as tendências naturais para o mal. Escolhendo para seus companheiros os que temem o Senhor, raro serão encontrados descrendo da Palavra de Deus, entretendo dúvidas e infidelidade. É muito grande, para o bem, o poder de um exemplo na verdade coerente.

Ellen G. White, Nos Lugares Celestiais, pág. 174.

Anúncios

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Nos Lugares Celestiais e marcado . Guardar link permanente.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s