Dicas para evitar dores de ouvido nas crianças em viagens aéreas

Com o feriado de Corpus Christi que ocorreu nesta semana, muitas famílias decidiram viajar. Se foi uma viagem aérea, um mergulho aquático ou uma viagem a locais montanhosos, é possível que os pais tenham notado uma irritação nas crianças. Dor de ouvido ou zumbido é algo comum de acontecer com a variação atmosférica, principalmente na hora da decolagem ou aterrissagem dos aviões, onde a pressão sofre variações bruscas para o ouvido, gerando desconforto e dores.

Para entender como evitar esse desconforto para os pequenos, é preciso compreender por que eles acontecem.

A pressão existente no ouvido médio é, em geral, idêntica à do ambiente. Quando, por qualquer motivo, a pressão do ar no ouvido médio torna-se maior ou menor que a existente no ambiente, o tubo auditivo não permite a passagem do ar para que ocorra o equilíbrio e pode ocorrer o barotrauma de ouvido médio, mais conhecida como a “dor de ouvido”.

As crianças possuem uma anatomia que dificulta ainda mais a adequada função da tuba auditiva, por isso são as vítimas mais comuns do desconforto auditivo em aviões. Além disso, alterações nasais encontradas nos pequenos passageiros, como resfriados, gripes, rinites alérgicas e a obstrução nasal por aumento das adenoides, contribuem para a maior incidência das dores de ouvido durante os voos.

Por isso, antes de embarcar, os pais de filhos que apresentam sinais de gripe, como nariz entupido, devem realizar lavagem nasal com soro fisiológico. Desse modo, as vias nasais estarão desobstruídas e poderão equilibrar a pressão do ar no ouvido de forma mais eficiente. Em casos de alergia, é aconselhável recorrer a descongestionantes orais ou sprays antialérgicos.

Uma boa técnica para prevenir as dores também é a mastigação. Ao comer durante a decolagem ou aterrissagem, a tuba auditiva se abre momentaneamente, aliviando a pressão nos ouvidos dos pequenos.

Em caso de dúvida é sempre importante consultar um medico especialista, pois ele poderá verificar se a criança tem condição de viajar.

Blog da Saúde

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Saúde em Pauta e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para Dicas para evitar dores de ouvido nas crianças em viagens aéreas

  1. Sanohra Fly disse:

    Ola
    Um inovador produto alemão contra dor de ouvido durante o vôo já esta disponível no Brasil.

  2. Nilton Cardozo disse:

    Eu deixei de viajar de avião por causa das dores de ouvido. Quando usei sanohra fly foi um alivio, nunca mas senti nada. É muito bom

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.