Caminho da pureza

E qualquer que nEle tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro. 1 João 3:3.

Acaso quer esse texto dizer que o homem pode remover de sua vida uma mancha de pecado? Não. Que quer dizer então purificar-se a si mesmo? Quer dizer olhar à grande e divina norma moral de justiça, a santa lei de Deus, e ver que é um pecador em face dessa lei. “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a Lei, porque o pecado é a transgressão da lei. Sabeis também que Ele Se manifestou para tirar os pecados, e nEle não existe pecado.” 1 João 3:4, 5. É por meio da fé em Jesus Cristo que… o instrumento humano é purificado e limpo. … “Todo aquele que permanece nEle não vive pecando.” 1 João 3:6. Deus tem poder de guardar a alma que está em Cristo. … A simples profissão de piedade é sem valor. É o que permanece em Cristo que é cristão.

Em todo clima, em toda nação, nossa juventude deve cooperar com Deus. A única maneira pela qual uma pessoa pode ser pura é tornar-se semelhante a Deus em espírito. Como podemos conhecer a Deus? Estudando-Lhe a Palavra.

A menos que a mente de Deus se torne a mente do homem, todo esforço de purificar-se a si mesmo será inútil; pois é impossível elevar o homem a não ser pelo conhecimento de Deus. Os homens podem revestir-se do brilho exterior, e serem como os fariseus a quem Jesus descreve como “sepulcros caiados” (Mateus 23:27), cheios de corrupção e ossos de mortos. Mas toda a deformidade do caráter é patente Àquele que julga retamente, e a menos que a verdade se ache plantada no coração, não pode controlar a vida. O limpar o exterior do copo jamais o fará limpo no interior. Uma aceitação nominal da verdade, serve até certo ponto, e a capacidade de dar uma razão de nossa fé é uma boa realização, mas se a verdade não for mais fundo que isso, a alma jamais se salvará. O coração deve ser purificado de toda contaminação moral. “E bem sei eu, Deus meu, que Tu provas os corações, e que da sinceridade Te agradas.” 1 Crônicas 29:17. “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” Salmos 139:23, 24.

Ellen G. White, Nossa Alta Vocação, pág. 137.

Anúncios

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Nossa Alta Vocação e marcado . Guardar link permanente.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s