Ellen White teve epilepsia?

“Sou profissional da área da saúde [e pastor “Cristão Evangélico”] e afirmo que muitas doenças são causadas por contaminações bacterianas, seus BURROS. Além do mais, Ellen G. White era EPILETICA e sofria constantes convulsões. Seria ela portadora de tantos pecados assim, a ponto de parecer ser uma endemoninhada?”

Olá, Paulo Henrique Santos,

Além de profissional da área de saúde, você deveria também ser um profissional do respeito e da boa educação.

Mesmo que Ellen White tivesse tido epilepsia, isso não dá a pessoa alguma o direito de menosprezá-la por isso. Qualquer um que tenha tal problema é digno de nosso mais puro respeito, se tivermos o mínimo de sensibilidade diante do sofrimento humano.

Será importante esclarecer alguns pontos para que não continue na ignorância:

1) Ellen White NUNCA foi epiléptica. Pelo menos não há provas disso. Recomendo que pesquise em fontes primárias, como, por exemplo, o livro de Herbert E. Douglass, intitulado “Mensageira do Senhor – o ministério profético de Ellen White” (Casa Publicadora Brasileira, 2003).

Há nesse material uma refutação bem elaborada a tal crítica descabida – de que ela possuía problemas mentais. Refiro-me mais especificamente às páginas 62-65, onde há a seguinte declaração, na p. 62:

“Em resposta à acusação de que ela sofria de epilepsia do lobo frontal, oito professores da Escola de Medicina e Enfermagem na Universidade de Loma Linda, incluindo três neurologistas, mais um psiquiatra do Norte da Califórnia, estudaram as evidências disponíveis. Em 1984 eles escreveram um relatório intitulado: ‘Sofria Ellen White de Crises Parciais Complexas?’

“O relatório afirma: Diagnosticar um distúrbio de crise parcial complexa (epilepsia psicomotora ou do lobo frontal) não é algo muito fácil, mesmo com a ajuda de técnicas modernas como a eletroencefalografia e a gravação em vídeo. Portanto, o estabelecimento de um diagnóstico dessa natureza, retroativo a uma pessoa falecida há quase 70 anos e, levando-se em conta que não existem registros médicos, só pode ser, na melhor das hipóteses, especulativo, vago e controverso”.

Esse relatório foi publicado na revista Ministry (Advent Review) de agosto de 1984, de modo que espalhar esse tipo de acusação contra ela é uma evidência clara da falta de conhecimento daquilo que realmente foi comprovado.

Gostaria que você, como profissional da área da saúde, apontasse-me nos registros científicos o número de pessoas epilépticas que conseguiram deixar escritas cerca de 100.000 páginas à mão (sobre as mais diversas áreas do saber humano), sem ter concluído o primário.

Apreciaria que me apontasse o número de epilépticos que estão entre os primeiros no topo da lista dos escritores mais traduzidos no mundo (Ellen White está em terceiro, no momento).  Aguardarei com expectativa sua resposta.

2) O fato de todas as doenças serem consequência do pecado (e de nossa transgressão das leis naturais de Deus) EM NADA contradiz o fato de que elas são causadas também por contaminação bacteriana (ou virótica). Uma coisa não exclui a outra, pois, ao transgredirmos as leis de saúde, damos às bactérias ou vírus “oportunidades” para nos prejudicar.

Portanto, leia com mais atenção o que EGW escreveu sobre o assunto, bem como artigo que postei, sobre o qual fez tal comentário desrespeitoso.

Despeço-me com um texto bíblico para sua reflexão:

“Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem.” (E 4:29, NTLH).

Deus o ilumine.

Leandro Quadros

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Respostas aos Críticos e marcado , . Guardar link permanente.

12 respostas para Ellen White teve epilepsia?

  1. Maria disse:

    Meu DEUS, como uma pessoa que se diz ser pastor, se dirige a seus irmãos em CRISTO com a palavra, BURROS!!!!!! graças a DEUS, que nossos irmãos adventistas são muito e ducados e conhecedor da palavra de DEUS. Gostei muito do respeito com que foi feito a resposta.

  2. Luis Chacon disse:

    Gosto quando alguém se vangloria de seus feitos, de seu status, de suas capacidades, pois o a vergonha, ao ser posto à prova, é maior. Será que chamou de burro porque somos Adventistas? Isso seria preconceito, ou chama de burro todos aqueles que não aceitam sua opinião? Ora, se os que creem em Ellen White são burros, por que este senhor entra aqui? Pelo prazer de criticar, ou pelo ódio dos que são contrários à sua ideologia relgiosa. Isso não é obra de Deus, cuidado meu irmão, veja quem está guiando o seu caminho, o Espírito de Deus, ou o inimigo de Deus. Abraço

  3. luisa disse:

    O DIABO USARÁ TUDO O QUE ESTIVER AO SEU ALCANÇE PARA DESTRUIR A VERDADE……. NINGUÉM MESMO NINGUEM , ATÉ HOJE E COM AS HABILITAÇÕES DE E. W. DEIXOU TAL FEITO ESCRITO. ACREDITO NA SUA INSPIRAÇÃO PORQUE SOU INTELIGENTE E ANALISANDO OS SEUS LIVROS, VERIFICA-SE QUE CONTÉM MATERIAS QUE AINDA ERAM DESCONHECIDAS PARA A ÉPOCA. SE TUDO ISTO FOI FRUTO DA EPILÉPSIA………ABENÇOADA EPILÉPSIA……….

  4. Martini disse:

    O ódio desse homem que se diz cristão é a prova refutável de que reconhece o valor da Irmã White.

  5. Enoque A. O. Junior disse:

    Ellen White apenas com o 3º ano fundamental de estudo, escreveu e soube mais de teologia e saúde do que esse pretenso pastor, seria isso coincidência ou inspiração divina? Ao ler qualquer livro dela, saberemos a resposta.

    Amém!

  6. Esses pretensos “pastores”, deveriam se envergonhar de usarem a língua para difamarem uma serva de Deus, que fez mais pela pregação do evangelho do que eles dando péssimo exemplo chamando de burros a toda uma igreja.

    Se alguém por conta desses difamadores mal intencionados e destituídos de espírito cristão tiver alguma dúvida quanto aos escritos dela serem ou não cristocêntricos, serem ou não inspirados, recomendo a leitura de livros como Caminho a Cristo, O Desejado de Todas as Nações, Atos dos Apóstolos, Patriarcas e Profetas entre tantos outros. Dúvido que alguém ao ler um destes livros tenha coragem de dizer que o conteúdo não direciona almas aos pés de Cristo, ou que não seja bíblico.

    Só para constar, segue informação a respeito da produção literária de Ellen White.

    À época de sua morte as produções literárias de Ellen White totalizavam aproximadamente 100.000 páginas: 24 livros em circulação; dois manuscritos de livros prontos para publicação; 5.000 artigos em periódicos da igreja; mais de 200 tratados e panfletos; aproximadamente 35.000 páginas datilografadas de documentos e cartas manuscritas; 2.000 cartas escritas à mão e diários, que resultaram, quando copiados, em outras 15.000 páginas datilografadas. As compilações dos escritos de Ellen White feitas após a sua morte totalizam um número de livros em circulação de mais de 130.

  7. João Carlos disse:

    Num país com o Brasil ser ou praticar discriminação RACIAL é considerado CRIME! Praticar ou incentivar a HOMOFOBIA é considerado CRIME!
    Embora assegurado pela Constituição Federal vigente em nosso país a liberdade às crenças e religiões, na prática tudo é bem diferente, os religiosos, principalmente de matriz Africana ou Afro-Brasileiras são vítimas constantes de práticas intolerantes.

    Que somos discriminados e ofendidos por conta da nossa religiosidade já estamos cansados de saber, o que deve ser esclarecido é como devemos agir quando isso ocorre.

    A discriminação religiosa é crime e deve ser combatido e denunciado por todo e qualquer cidadão. Tal prática já foi considerada pelo Supremo Tribunal Federal como inafiançável e imprescritível, ou seja, o acusado poderá ser punido a qualquer tempo e não poderá responder em liberdade efetuando o pagamento de fiança.

    A Constituição Federal em seu artigo 5º, inciso VIII, dispõe:

    “Art. 5º : Todos são iguais perante a lei (…)
    VIII: ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política (…)”
    Neste sentido temos a Lei 7.716/89, que em seu artigo 1º, alterado pela Lei 009.459/97, dispõe que serão punidos na forma da Lei os crimes resultantes de discriminação ou preconceito religioso.

    Neste mesmo diploma legal, em seu artigo 20º, puni quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito religioso com pena de reclusão de 01 (um) a 03 (três) anos e multa.

    SE (se…) ELLEN WHITE ou qualquer outra pessoa não agrada ao leitor, nem à sua ideologia, É SÓ NÃO LER !
    POR QUE NOSSO “QUERIDO PASTOR” NÃO FAZ CRÍTICAS DESTE PORTE SOBRE CHICO XAVIER, GANDI, ALÁ OU AO ALCORÃO, AO PAPA E SEUS BISPOS ? Teria ele tanta eloquência assim ????

  8. Luis Chacon disse:

    Eu, se tivesse condições tentaria arrumar o endereço deste “pastor” e lhe mandaria TODOS os livros de Ellen White, e claro, uma Bíblia, e faria recomendações do que ler primeiro, até ver se entende alguma coisa, se não entender, apelaria para Bíblia infantil, aquelas cheias de desenhos, para ver se começa alguma mudança no espirito. Mas lhes digo, se crer no que Ellen White diz é ser burro, então irmãos…, para mim só faltam as penas. Abraço

  9. terezinha de jesus disse:

    É UMA PENA Q UMA PESSOA Q SE DIZ PASTOR,FALTAR COM RESPEITO COM TODOS NÓS ADVENTISTA. TEM Q ESTUDAR MEU IRMÃO.

  10. Iolanda Araujo disse:

    A senhora WHITE, recebeu inumeras visões, muitas delas já aconteceram como a destruição das torres gêmeas, as questões de saúde em relação as carnes, o cancer, e etc.

  11. Rodrigo disse:

    “Gostaria que você, como profissional da área da saúde, apontasse-me nos registros científicos o número de pessoas epilépticas que conseguiram deixar escritas cerca de 100.000 páginas à mão (sobre as mais diversas áreas do saber humano), sem ter concluído o primário.” Curti muito isso ahuhuaahuahua e apoio a ideia do Luis Chacon

  12. Juliana Rcc L. disse:

    Sou professora do ensino fundamental e a 18 anos digo que não é fácil um aluno com apenas o terceiro ano do ensino fundamental obter todos os conhecimentos e informações como E WHITE obteve,é claro que ela teve a inspiração divina,mas mesmo assim era de uma sensibilidade incrível para resolver e tomar várias decisões que lhe apareciam. Portanto se ela realmente fosse portadora de epilepsia não conseguiria ter essa sensibilidade para resolver pois teria um bloqueio que a impediria de chegar tão longe como chegou pois os conhecimentos seriam limitados ,e é isto que está acontecendo com o senhor “pastor”,seus conhecimentos estão limitados e a minha sugestão é que estude mais para obter informações mais precisas,deixe seu email e com certeza todos os amigos o ajudarão enviando textos e livros para suas leituras e estudos….Até mais…

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s