Cuidado com o passo em falso

Sabe aquele idoso que, mesmo com alguma dificuldade, consegue circular pela casa? Nem sempre ele adota medidas de segurança para evitar quedas e isso é péssimo. Uma pesquisa da Universidade de São Paulo revela que, se o indivíduo em questão for homem e tiver mais de 75 anos, seu risco de morte é três vezes maior. “Os que ainda conseguem se locomover tentam realizar as tarefas caseiras mesmo correndo perigo”, diz a enfermeira Flávia de Oliveira Motta Maia. Para afastar acidentes, a especialista faz recomendações valiosas. Veja abaixo:

SEGURANÇA MÁXIMA

Dicas para evitar quedas dentro de casa

1 O ideal é que um especialista ou enfermeiro vá à casa do idoso e faça uma análise dos ambientes para sugerir mudanças adequadas.

2 Os armários da cozinha devem ter uma altura que permita ao idoso pegar alimentos e utensílios sem a necessidade de subir em escadas ou bancos.

3 O piso deve ser antiderrapante. Cera, nem pensar!

4 Os sapatos têm de ser baixos, confortáveis e com solado de borracha para evitar escorregões. Fechados na parte de trás, dão mais firmeza.

Coloque faixas antiderrapantes na beirada dos degraus. Melhor ainda se forem coloridas. Assim tornam-se mais visíveis. Desníveis dentro ou fora de casa são desaconselhados.

Barras de segurança são bem-vindas em corredores extensos, no boxe do chuveiro e nas escadas.

7 O espaço entre os móveis deve permitir livre circulação caso a pessoa utilize bengala ou andador.

8 Esqueça mesas de centro ou peças de decoração de baixa altura. Elas aumentam a probabilidade de tropeções.

9 Nada de tapetes soltos. Se for usá-los, prefira os auto-adesivos ou compre fitas colantes de dupla face para fixar sob as peças.

Revista saúde

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Melhor Idade, Saúde em Pauta e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s