Os Sábados Cerimoniais

Quais eram os sábados “cerimoniais” e em que diferiam eles do Sábado da Lei Moral, o quarto Mandamento?

Em Levítico, capítulos 16 e 23, e Números, capítulos 28 e 29, estão enumerados os vários dias de festa para os israelitas, como sejam: a Páscoa (Números 28:16); a Festa dos Pães Asmos (Números 28:17); a Festa da Colheita ou Pentecostes (Êxodo 23:16 e 34:22; Números 28:26; Atos 2:1); a Festa das Trombetas (Números 29:1); o Dia da Expiação (Números 29:7) e a Festa dos Tabernáculos (Êxodo 23:16; Levítico 23:34; Números 29:12).

Cada um desses dias festivos constituía uma “santa convocação” e era um dia de descanso, palavra que no hebraico é a mesma de sábado. Contudo, eram dias móveis dentro da semana, pois o Dia da Expiação, por exemplo, caía no dia 10 (primeiro) do sétimo mês sempre; ou seja, era um dia solene, um feriado religioso para Israel, um descanso (shabbat) que caía em qualquer dia semanal. E quando coincidia de esse dia cerimonial festivo cair num sábado do sétimo dia semanal, era chamado “sábado grande”.

A Bíblia na Linguagem de Hoje, em S. João 19:31 explica: “Então os judeus pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas dos que foram crucificados, e os tirasse das cruzes. Pediram isso porque era sexta-feira, e não queriam que os corpos continuassem ali, no sábado. Aquele sábado era considerado especialmente santo”.

A razão de “aquele sábado” ter esse caráter especial é porque nele também se comemoraria a Páscoa, outro dia feriado de descanso, ou seja, outro sábado, mas, cerimonial.

Basta uma leitura atenta do capítulo 23 de Levítico para perceber que esses dias religiosos feriados (descanso ou “sábado” cada um deles – ver Levítico 23:27; 32, 39, etc.) são diferenciados do sábado da Lei Moral. E os versos 37 e 38 tornam isso mais do que claro: “São estas as festas fixas do Senhor que proclamareis para santas convocações [Nota da Redação: as várias, enumeradas no capítulo] … além dos sábados do Senhor”.

– Fonte: Consultoria Doutrinária, págs. 137 e 138.

IASDemFoco

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em A Lei de Deus e Temas Relacionados e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Os Sábados Cerimoniais

  1. gerson.millan@ufrgs.br disse:

    Muito bom o blog parabéns.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s