Como e quando falar sobre sexo com as crianças?

Um assunto que preocupa os pais é sobre quando e como falar sobre sexo com os filhos. Mais cedo ou mais tarde os pequenos começam a fazer perguntas relacionadas ao assunto e não tem como fugir. Afinal, quando é correto começar a falar sobre sexo com as crianças e como fazer isso?

Para a psicóloga Thais Souza, responder as perguntas dos filhos faz com que eles não tenham vergonha de perguntar da próxima vez. “Quando os pais não respondem ou brigam com a criança por ter feito tal pergunta, provavelmente ela vai arranjar outros meios de tirar suas dúvidas no futuro, isso se torna ruim porque a fonte mais segura de informações a respeito da vida para os filhos devem ser seus pais”, explica.

A psicóloga dá algumas dicas que te ajudarão a ter essa conversa, Acompanhe:

– Tenha segurança. A atitude dos pais ao responder às perguntas é captada pela criança sob a forma de informação.

– A própria criança dará sinais do momento mais adequado de saber cada coisa, normalmente irá começar a fazer perguntas sobre a diferença anatômica dos sexos e sobre o nascimento, quando começar a fazer perguntas é sinal de que você pode começar a respondê-las naturalmente.

– As respostas devem ser simples e claras, não é necessário responder além do que foi perguntado.

– Se o seu filho perguntou sobre diferença de sexo, você pode explicar esta diferença mostrando figuras de livros infantis próprios para a educação sexual.

– Se a criança perguntar sobre como os bebês nascem, é importante que os pais falem a verdade sobre o processo de concepção, evitando mentiras sobre a cegonha, por exemplo, e usando o vocabulário que a criança já saiba

– Se não puder responder no momento, esclareça qual é a dúvida e diga que irá responder assim que puder. Não finja que “esqueceu” de responder.

– É importante que os filhos pensem: “Vou perguntar a mamãe e papai porque eles sempre me respondem”.

Rádio Novo Tempo

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Comportamento, Pais e Filhos, Sexualidade e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s