A mente – um campo de batalha

Estudar História é uma experiência fascinante. Infelizmente, dentre os assuntos tratados nessas aulas, temos as guerras e conflitos que marcaram este mundo. As guerras mundiais, a revolução francesa, conflitos como o ataque dos japoneses em Pearl Harbor, nos EUA, as bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki, entre outros grandes conflitos mundiais. Fora isto, lendo a Bíblia, especialmente o Velho Testamento, ficamos horrorizados diante da quantidade de batalhas, guerras e conflitos que marcaram aquele período. São histórias cheias de sangue e horror. Entretanto, quero falar sobre a pior batalha que se trava neste planeta. Ela não é recheada de sangue e armas. Ela é muito mais sutil.

No livro de II Samuel encontramos diversos relatos sobre as vitórias do rei Davi em combates. Sem dúvida, ele foi um grande vencedor. Mas, infelizmente houve um campo de batalha, o principal, o decisivo, em que ele se descuidou. O povo de Israel estava em guerra contra os amonitas. O batalhão de Israel, seus soldados, seus líderes, comandantes, enfim toda aquela parafernália bélica estava mobilizada. O rei ficara no palácio porque assim estava determinado que fosse. Uma violenta batalha estava se travando no campo, naquele momento. Mas a pior batalha Davi enfrentou sozinho, no palácio, e foi derrotado: a batalha da mente.

Davi estava no palácio, provavelmente ocioso. Saiu no terraço do palácio, ficou olhando de um lado para o outro, nada útil para pensar naquele momento, e deparou-se com aquela cena: uma linda mulher tomando banho. Naquele momento ele enfrentou uma batalha contra o pecado e foi derrotado.

Não apenas Davi teve sua batalha, mas todos nós enfrentamos batalhas mentais diariamente. O universo está observando e está interessado no resultado dessas batalhas que definirão o nosso destino.

Efésios 6:12 diz: “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”.

É evidente a importância da nossa mente. Basta lermos Provérbios 23:7, que nos diz que “como uma pessoa imagina em sua alma, assim ela é”. A mente é a líder, é o comando de todas as nossas ações.

Poderíamos resumir a nossa situação da seguinte forma:

1. Estamos engajados em uma guerra;
2. Nosso inimigo é Satanás;
3. A mente é o campo de batalha;
4. O inimigo trabalha diligentemente para estabelecer fortalezas em nossa mente baseado em nossas fraquezas;
5. Ele faz isso mediante estratégia e engano;
6. Ele tem milênios de experiência.

Devemos lutar para alcançarmos a mente de Cristo. Zacarias 4:6 diz: “Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos”. Lemos ainda, em Romanos 12:2: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
A Bíblia é repleta de conselhos maravilhosos para adquirirmos uma mente segundo o coração de Deus:
1. Pense positivamente – Salmo 3:3.
2. Identifique a natureza e a causa dos seus problemas – Salmo 143:3.
3. Lembre-se dos bons tempos – Salmo 143:5.
4. Louve ao Senhor em meio ao problema – Salmo 143:6.
5. Peça a ajuda de Deus – Salmo 143:7.
6. Ouça o Senhor e tenha comunhão com Ele – Salmo 143:8.
7. Busque a sabedoria, conhecimento e liderança de Deus – Salmo 143:10.
8. Medite em Deus e nas suas obras – Salmo 119:15.
9. Tenha gravado em sua mente que Deus o ama – I João 4:16.
10. Use as armas de Deus – II Coríntios 10:4 e 5.

Márcia Ebinger é jornalista

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em O Grande Conflito e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para A mente – um campo de batalha

  1. molinary disse:

    Obrigado Senhor, obrigado Marcia.
    Jesus te abençõe e te guarde hoje e sempre.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s