Fé provada no fogo

Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Efés. 6:16.

Três catedráticos se destacaram na disseminação do movimento de uma poderosa reforma espiritual. Um erudito chamado Nicholas Cranmer escreveu sobre a necessidade de voltar ao evangelho. Seu colega Hugo Latimer, um homem corajoso e franco, tornou-se pregador. Outro catedrático, Thomas Cranmer, tornou-se um competente líder eclesiástico, que levou a Reforma para a Igreja Anglicana, como arcebispo de Canterbury.

O erudito, o pregador e o administrador trabalharam muito para libertar a igreja da superstição e da tradição. Mas tudo parou quando a Rainha Maria subiu ao trono. Em seu reinado, os três foram considerados hereges, traidores e marginais, sendo condenados à morte e executados em Oxford, Inglaterra. Na noite anterior à sua execução na fogueira, Nicholas Ridley convidou amigos à sua cela, para tomarem sopa. Os convidados o encontraram bem vestido e bastante animado. Ridley lhes disse que aquele encontro era uma comemoração. Ele não pensava na morte, mas na sua união final com Cristo.

Quando Thomas Cranmer foi amarrado ao poste, e sentiu as chamas crepitarem em sua direção, ergueu a mão direita na direção do fogo. Foi com essa mão que, em um momento de fraqueza, assinou sua tristemente célebre retratação. Mas agora, ele a manteve sobre o fogo até ser carbonizada. Então, clamou: “Senhor Jesus, recebe meu espírito.” Depois que Hugo Latimer foi amarrado ao poste e a lenha começou a queimar, ele se voltou para um amigo e disse: “Neste dia, pela graça de Deus, acendemos uma vela na Inglaterra, a qual, tenho certeza, nunca se apagará.”

Esses homens enfrentaram a morte com calma e firmeza. Ficaram famosos por manter uma fé que contemplava muito além das chamas. O fogo da perseguição não foi capaz de consumi-la. Saltou das cinzas, subindo com a branca trilha de fumaça até o trono de Deus. A genuína fé nunca se apaga.

Pr. Mark Finley, Sobre a Rocha.

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em , Sobre a Rocha e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Fé provada no fogo

  1. Jose Miguel Ferreira disse:

    Deus seja louvado Que Homens de Fe

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s