Ver o que é Bom

Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. 1 João 2:16.

Muitos anos atrás, a Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia estudou cuidadosamente o assunto da educação visual. Foi adotada uma afirmação de princípios e normas de seleção de filmes, e em harmonia com as solicitações da comissão, o Departamento de Jovens divulgou um folheto contendo os princípios diretrizes, sob o título “Cinema”.

No final do documento, foi acrescentado um pequeno artigo do Pastor F. Nichol, sobre os perigos da televisão. O Pastor Nichol, homem respeitado por sua idoneidade e equilíbrio, relata nesse artigo a experiência de uma senhora adventista, sem filhos em casa, que morava em Nova Jersey. Ele registrou o seguinte desabafo dessa nossa irmã: “A televisão praticamente arruinou minha leitura, e eu gostava de ler. Eu lia quatro e até cinco livros por mês. A leitura foi sempre o principal interesse de minha vida, e a televisão reduziu isto a praticamente nada.”

Lamentavelmente, a sala de leitura foi substituída pela sala de TV. É mais cômodo ver do que pensar. Não que a televisão seja uma coisa ruim. O problema, como todos sabemos, reside na falta de critério seletivo. Se os olhos forem concupiscentes, por certo não se deleitarão em coisas nobres. Preferirão os rios das baixadas, e não os do planalto. Afirma Ellen White: “Muitos dos divertimentos populares no mundo hoje, mesmo entre aqueles que pretendem ser cristãos, propendem para os mesmos fins que os dos gentios, outrora.” – O Lar Adventista, pág. 515.

A Bíblia é um código de higiene mental. Embora ela apresente e descreva, sem rodeios, as fraquezas humanas, seu propósito é inspirar o homem a pensar nas coisas que são do alto. A Bíblia exalta o olhar da águia, que contempla as alturas e se deleita em horizontes largos. Já o urubu só olha para a carniça. A expressão é dura, mas os olhos concupiscente se deleitam em carniça disfarçada de perfume.

O colírio, de que fala Apocalipse 3:18, não apenas nos habilita a ver a “vergonha da [nossa] nudez”, mas também anula o prazer de contemplar o que não edifica o caráter. Quando nos convertemos, os olhos, os ouvidos, as mãos e a mente também se convertem. Não temos mais prazer nas obras da carne.

Pensamento para Reflexão:

O verdadeiro cristão é um lírio no pântano deste mundo.

Rubens S. Lessa, A Esperança do Terceiro Milênio, pág. 109.

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em A Esperança do Terceiro Milênio, Entretenimento Cristão, Televisão e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Ver o que é Bom

  1. Luis Chacon disse:

    Estou lendo um livro que se chama El Secreto del Club Bildeberg, e ali o autor explica o porque da televisão (controle social). E quem tem interesse de controlar a sociedade para que vá para o caminho que ele deseja? O livro é interessante, estou na parte que ele explica como surgiu por exemplo os Beatles, e o impressionante é que achamos que eram meninos bonzinhos e tudo mais, na verdade tudo é feito para que pensemos que é bom agradável, e vão aos poucos baixando o nível até que não nos demos conta. Me reuní com amigos fim de semana passado e papo vai papo vem, eu disse que não gostava dos Beatles e que aquele tal de John Lennon eu simplesmente não suportava, ficaram espantados como alguém pode não gostar dos Beatles, pois é, eu não gosto, como não gosto de um monte de outras coisas, e lhes digo, não tem nada a ver com a IADS. Voltando…, televisão é controle social, o melhor que existe, nos deixa alienados totalmente, por isso não assisto. Abraço

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s