10 Hábitos para Combater o Estresse

Hábitos saudáveis podem protegê-lo contra os efeitos nocivos do estresse. Veja aqui uma lista de 10 hábitos saudáveis que você pode desenvolver.

1) Converse com amigos e familiares.
Uma dose diária de amizade é um grande remédio. Ligue ou escreva para seus amigos e familiares para compartilhar seus sentimentos, esperanças e alegrias. Cultive suas amizades.

2) Envolva-se em atividade física diária.
A atividade física regular alivia a tensão física e mental. Adultos fisicamente ativos têm menor risco de depressão e perda da função mental. A atividade física pode ser uma grande fonte de prazer, também. Tente caminhar, nadar ou andar de bicicleta todos os dias.

3) Aceite as coisas que você não pode mudar.
Não diga: “Estou velho demais.” Você ainda pode aprender coisas novas, trabalhar em direção a um objetivo, amar e ajudar os outros. Medite na Oração da Serenidade: “Concede-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar as que eu posso e sabedoria para distinguir uma das outras.”

4) Lembre-se de rir.
O riso faz você se sentir bem. Não tenha medo de rir, mesmo quando você está sozinho.

5) Abandone os maus hábitos.
O excesso de álcool, cigarros ou a cafeína pode aumentar o estresse. Se você fuma, decida parar agora.

6) Vá mais devagar.
A vida é uma maratona, e não uma corrida de 100 metros rasos. Planeje com antecedência e tempo suficiente para conseguir fazer as coisas mais importantes no seu devido tempo.

7) Durma o suficiente.
Tente dormir de sete a oito horas a cada noite. A atividade física também pode melhorar a qualidade do sono.

8) Organize-se.
Use “listas de coisas a fazer” para ajudá-lo a concentrar em suas tarefas mais importantes. Aborde grandes tarefas um passo de cada vez. Por exemplo, comece a organizar uma parte da sua vida por vez – seu carro, mesa, cozinha, closet, armário ou gaveta.

9) Retribua.
Seja um voluntário nas horas vagas ou retribua um favor a um amigo. Ajudar os outros ajuda a você.

10) Tente não se preocupar.
O mundo não vai acabar se a sua grama não for cortada, ou sua cozinha não for limpa. Você pode precisar fazer essas coisas, mas hoje pode não ser o momento certo.

Confie em Deus. Ele está cuidando de você. “…buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino (de Deus) e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” Mateus 6:33,34.

FONTE: American Heart Association (Associação Americana de Cardiologia) – adaptado.

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Saúde em Pauta e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para 10 Hábitos para Combater o Estresse

  1. gostei do 10º item

  2. Luis Chacon disse:

    Eu ia sugerir um, e quando ví, já estava lá, é o 11o. hehehe: “Confie em Deus. Ele está cuidando de você.”, eu amo este hábito. Abraço

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s