Como obter sabedoria

Dirigir nossa vida é uma das responsabilidades que DEUS nos deu. Como criaturas suas Ele concedeu a cada ser inteligente a capacidade de tomar decisões. Essas decisões, no entanto, não podem ser independentes de DEUS, O Criador. Ocorre que DEUS é o único ser capaz de conhecer tanto o presente quanto futuro. Tendo Ele esta capacidade, pode saber qual a melhor opção diante dessa ou daquela circunstância. Essa é uma das Suas atribuições, e é o que Ele quer fazer por nós. Dessa forma, nós, criaturas, temos o privilégio de depender de DEUS, se bem que essa não é a única dependência que temos d’Ele.

DEUS é um DEUS social, e criou todos os demais seres a Sua semelhança, seres sociais. Para que sejamos sociais, é óbvio, deve haver a condição de dependência mútua. Nós necessitamos uns dos outros. Nisso está relacionado o princípio da Lei de DEUS, quando ela diz: amai-vos uns aos outros, querendo também dizer, servi-vos uns aos outros. Também vemos aí a Lei de DEUS quando diz: amai a DEUS sobre todas as coisas, querendo também ensinar que vocês dependem de DEUS e nEle podem confiar totalmente e a Ele recorrer em tudo o que necessitam.

Também já vimos as fontes de revelação de DEUS, a natureza e a Sua Palavra, onde encontramos JESUS CRISTO, Sua vida e sua entrega por nós, para que pudéssemos novamente tornar a viver num ambiente perfeito, como se não houvéssemos nunca pecado.

Nesse capítulo, é nosso desejo dedicarmos alguns momentos sobre como obter melhor proveito da Palavra de DEUS, a Bíblia para nos tornarmos sábios na direção de nossa vida e, no testemunho, atrair outras pessoas a esse bom caminho.

A Bíblia é um livro diferente do todos os livros. Não há outro livro escrito dessa maneira. Ela foi escrita ao longo de 1.600 anos por grande número de escritores, em culturas e épocas diferentes. Foi concluída próximo ao ano 100 dC. Apresenta fantástica riqueza de informações para o reduzido espaço que ocupa. A Bíblia apresenta histórias de povos e de pessoas. São crónicas, versos e poesias, cronologias, biografias, ciência, profecia e muitos assuntos mais. A riqueza desse livro prende-se principalmente à cultura diversificada de seus escritos, aos diferentes assuntos e autores, aos diferentes estilos literários e principalmente à forma como apresenta seus assuntos.

Os assuntos da Bíblia não se apresentam como nos livros convencionais, isto é, introdução, desenvolvimento e conclusão. Seus assuntos apresentam-se selecionados em forma de rede de informações. Estão de tal maneira dispostos que requerem pesquisa para deles se obter conhecimento. A disposição das informações bíblicas é tal qual o funcionamento de nosso cérebro e de nossa mente. O conhecimento, que é armazenado em nosso cérebro, não está organizado por capítulo de assunto específico, mas em forma de rede, tal como na Bíblia. Essa livro é o código genético do funcionamento da mente, bem como de que tipo de conteúdo básico deve ela conter.

Sendo assim, a Bíblia serve também para orientar a organização do funcionamento da mente humana. Em outras palavras, se descobrirmos como efetivamente estudar a Bíblia, descobrimos também como nossa mente funciona.

Pois bem, como se deve estudar a Bíblia? Existe um método básico: comparar texto com texto. Como a própria Bíblia orienta, “um pouquinho aqui, um pouquinho ali” (Isaías 28:10 e 13).

Para estudar bem esse maravilhoso livro, você deve ser curioso, ter vontade de melhorar a sua vida e de ajudar as pessoas. Mesmo assim, se nada disso estiver em você, se simplesmente tiver o desejo de estudar esse livro, por mera curiosidade, faça-o. Se persistir, o poder transformador que sua leitura permite fará mudanças em você, e você sentirá agradáveis surpresas. Mas, para que isso aconteça, busque ler suas passagens com espírito humilde, sem preconceitos ou interpretações pré-elaboradas. Saiba que a Bíblia interpreta-se por si mesma, gradativamente. Ela forma um grande todo onde as informações devem estar coerentes entre si. Nenhuma informação pode conflituar com alguma outra. Se alguém lhe ensinar qualquer coisa sobre a Bíblia que não combine harmoniosamente com alguma outra parte, desconfie e verifique mais detidamente.

Esse aspecto da unidade bíblica é muito importante, embora ela tenha sido escrita por vários autores. Houve Um que inspirou todo esses seres humanos, (II Timóteo 3:16) e eles escreveram. Muitos nem sequer se conheciam, no entanto não há contradição entre os seus escritos.

O poder transformador da Bíblia não está nela em si, como folhas de papel e palavras escritas e nas respectivas mensagens. Está na atuação do Espírito do SENHOR sobre o leitor sincero em busca da verdade através das mensagens do livro. Nenhum leitor sincero ficará sem o benefício da influência elucidadora do Espírito Santo. Ele guiará a toda a verdade, dando o entendimento correto (S. João 16:13). É muito bom, antes de cada leitura, tomar tempo para orar a DEUS pedindo-lhe orientação, numa atitude humilde e desejo de sincera mudança no estilo de vida através da obediência. Lembre-se, obediência é uma das estratégias bases do funcionamento do governo de DEUS, obediência às Suas leis e aos princípios nelas contidos.

Se você quer iniciar-se no estudo da Bíblia, não precisa fazê-lo a partir do Génesis, que é o primeiro livro da Bíblia. Você já sabe que ela não tem início, desenvolvimento e conclusão. Geralmente as pessoas gostam muito da leitura dos primeiros quatro livros do Novo Testamento: São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João. Nestes livros, encontra-se a história de JESUS, relatada quatro vezes, o que permite interessantes comparações. Comparar é a essência do ato de pensar, e pensar é o procedimento nobre da mente. A Bíblia é altamente favorável para estimular o pensamento, por isso ela faz desenvolver a inteligência. Por outro lado, é objetivo de DEUS que as criaturas que Ele criou sejam muito inteligentes. Especialmente aqueles que O seguem nos princípios que deseja colocar nos corações através do estudo e do ensino.

Logo você se interessará por um tema, e passará a prestar atenção sobre o que a Bíblia diz em relação a esse tema, em diferentes lugares e situações. Por exemplo, você pode interessar-se pelo amor, tema principal desse livro. Nesse caso, cada vez que encontrar um versículo ou mais sobre o amor, poderá marcar com um lápis de cor. Logo terá como reunir vários desses versículos e comparar o que afirmam para as mais diferentes situações da vida, no que se refere ao amor.

Tenha, no entanto, um cuidado muito importante. Sempre que estiver buscando conhecimento bíblico, pense em primeiro lugar o que aquilo quer dizer para a sua vida, em que pode-lhe ajudar e o que você deve mudar a partir do que aprendeu.

O desejo de mudar é importante para que o Espírito do SENHOR lhe ajude no entendimento e na aplicação. Logo você também se interessará pelos seus amigos, em como ajudá-los, não os acusando em seus erros, mas atraindo-os para esse oásis de paz de esperança num mundo cada vez mais confuso.

Quando você sentir vontade de ajudar alguém a partir do que leu, é sinal de que você já foi transformado a tal ponto que a Lei de DEUS já está encontrando eco em seus desejos. Isso é o início, não o final. Mas é uma sensação muito agradável. Sentimos paz e desejo de servir nossos semelhantes. Servir é um dos princípios da Lei de DEUS, um dos mais importantes.

Na leitura da Bíblia, não tenha pressa. É mais importante a meditação e as constantes paradas em trechos que nos atraem de modo especial que ler muitas páginas superficialmente. A Bíblia possui muitas pérolas para quem ‘cavar fundo’. O ‘segredo’ é ler atentamente e, com atitude humilde, após sincera oração, destacar as partes que interessam e compara-las umas com as outras, aos poucos, entendendo o que nos desejam ensinar. Toda vez que descobrimos algo, sentimos em nosso ser uma agradável sensação de ter sido favorecido por alguém de inteligência superior. Embora muitos não a aceitem, a Bíblia é a fonte da mais elevada inteligência; ela é referencial para a base da formação a toda e qualquer profissão lícita aqui na Terra. Não esqueça nunca, a Bíblia é a Palavra de DEUS!

Estudando assim esse livro, todos os dias, em poucos meses você notará tal diferença para melhor em seu comportamento e se surpreenderá. Você notará alguma mudança já nos primeiros dias, e o entusiasmo crescerá a ponto de ter vontade de ajudar mais pessoas do que lhe seja possível. Receberá forças para ir adiante.

A sua família terá benefícios. Os benefícios se estenderão a todas as pessoas que, com sinceridade, têm o desejo, mesmo que mínimo, de serem melhores. Esse desejo, aos poucos, será transformado em vontade de obedecer a DEUS. Esse é um processo de livre relacionamento entre você e o seu Criador. Você perceberá isso com o tempo e terá certeza disso. Sentir-se-á cada vez mais seguro apesar da atual insegurança no mundo.

Após o aprendido sobre a vida de JESUS, escolha outros livros para estudar com calma e profundidade. Você pode ler os Salmos, que apresentam uma relação de 150 cânticos dos tempos antigos. Eles tratam da relação do ser humano com DEUS, nas mais diversas situações que podemos enfrentar. É muito confortador ler esse livro, e perceber que o grande Rei Davi também passou por dificuldades, e saber como Deus o ajudou.

A seguir, pode ler o livro de Provérbios, do sábio Salomão, o ser humano mais sábio e mais rico que já esteve sobre a Terra. Esse livro trata do relacionamento com os nossos semelhantes.

Lendo Salmos e os Provérbios, entenderemos melhor a Lei de DEUS. Um trata do relacionamento com DEUS, os quatro primeiros mandamentos de Êxodo capítulo 20:3 a 11, e o outro trata do relacionamento entre nós, os outros seis mandamentos de Êxodo 20:7 a 17.

Estudando esses seis livros (os quatro evangelhos mais Salmos e Provérbios), você entenderá a lógica do amor. Aí pode aprofundar-se no assunto, estudando o restante do Novo Testamento e depois, estudando a Bíblia toda, do início ao fim, sempre comparando as partes que se tornarem seu tema preferido de estudo.

Estudando a Bíblia com ênfase em certos temas, o proveito é muito maior, isto é, a transformação em nosso ser é mais profunda e mais rápida. Você pode, dessa maneira, acompanhar quantos temas desejar. Aqui vai uma lista de sugestões para o estudo temático da Bíblia: a perfeição do amor de DEUS, sabedoria e conhecimento, ensino e aprendizagem, biografias, obediência, a Lei como fonte de sabedoria, o uso do tempo, a vontade de DEUS, a história da redenção, o ensino de crianças, fé, o método bíblico de estudo, como tomar decisões com DEUS, provações e castigos, princípios de saúde, testemunho poderoso, vida íntima, empatia, livre arbítrio, consciência, desígnio, discernimento, educação, estudo comparativo, hábitos, identidade, inteligência emocional, intenção, liderança, a mente, motivação, relacionamento honroso, operação do erro, o pensamento, princípios, profissionalização, relacionamento com os inimigos, sabedoria, seleção de conhecimentos, a vontade, etc.

Estude a sua Bíblia diariamente. Estou curioso para saber sobre os resultados. Tenho certeza de que, se aqui na Terra não viermos a nos conhecer, no Céu isso acontecerá. Algum dia, no futuro, não importa quando, nos conheceremos e trocaremos belas ideias sobre o que aprendemos da Palavra de DEUS. Sugestão: interrompa temporariamente a leitura desse livro e inicie a leitura da Bíblia, em São Mateus capítulo 1. DEUS verá o seu gesto sincero e o recompensará. Você poderá sentir isso.

Professor Sikberto Renaldo Marks, Mega Advento, capítulo 7.

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Cristianismo Prático, Prof. Sikberto Renaldo Marks, Sabedoria, Sermões e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Como obter sabedoria

  1. edna aparecida da silva ferreira disse:

    meu nome e edna tenho 37 anos fui adventista mais de 15 anos no começo fui fervoroza sinto falta daquele tempo ja tentei voltar varias vezes mais sempre acabo me afastando de novo ore por mim pra que Deus me de forças e sabedoria para voltar e firmar nos caminhos do Senhor.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s