Jesus passou três dias e três noites na sepultura?

Afinal de contas, quanto tempo Jesus passou na sepultura? Ele morreu na sexta-feira à tarde e ressuscitou na madrugada do primeiro dia da semana. Como entender que Ele disse que ficaria três dias e três noites na sepultura? Para entendermos essa afirmação de Jesus, temos que compreender corretamente o que significam “três dias” no contexto bíblico desta passagem.

Essa frase deve ser interpretada de acordo com o que tais palavras significavam naquele tempo e não segundo o seu sentido atual, no ocidente. A expressão de Jesus, “três dias e três noites” significa apenas três dias do calendário. Assim se entende a expressão na linguagem daquele tempo.

A Bíblia menciona vários períodos de três dias que terminaram no terceiro dia, cobrindo, portanto, menos de três dias completos, de 24 horas.(ver Gen.42:17-19; I Reis 12:5 e 12 II Cron. 10:5 e 12). No Egito Grécia e Roma seguia-se o mesmo costume. Em alguns países da Europa, como entre nós, no Brasil, falamos em “oito dias” quando nos referimos a uma semana que são sete dias apenas.

Muitas passagens declaram que Jesus ressuscitaria no “terceiro dia” (Mat.16:21: 17:23; 20:19; S. Luc.9:22; 18:33; 24:7 e 46; I cor. 15:4). Certamente Ele não poderia permanecer na sepultura todo o terceiro dia e ainda ressuscitar nesse mesmo terceiro dia. Outros textos afirmam que a ressurreição ocorreria depois de três dias (Mar.9:31, 10:34).

Na linguagem daquele tempo, essas expressões significavam a mesma coisa. Até os inimigos de Cristo reconheceram isto, pois se dirigiram a Pilatos e disseram: “Aquele embusteiro, enquanto vivia, disse; ‘Depois de três dias ressuscitarei’ Ordena pois que o sepulcro seja guardado com segurança até ao terceiro dia” (Mat. 27;63 e 64).

Os judeus computavam o tempo pelo sistema inclusivo. O dia inicial era o “primeiro” dia, mesmo que dele restasse apenas algumas horas; o dia imediato era o “segundo” dia e as primeiras horas do dia que vinha em seguida, já eram consideradas “terceiro” dia.
A declaração dos dois discípulos que foram para aldeia de Emaús, no dia da ressurreição, confirma o fato de que o primeiro dia da semana era o terceiro dia após a crucifixão. (ver. S. Lucas 24:1, 13 e 21).

O relato da crucifixão e do sepultamento de Jesus, conforme a narrativa de Lucas é tão claro… Ele declara que José tendo procurado a Pilatos, pediu-lhe o corpo de Jesus e o sepultou (Luc.23:52 e 53). Era o dia da preparação e começava o Sábado (verso 54). Após depositarem o Seu corpo no túmulo, eles se retiram e “no Sábado descansaram conforme o mandamento” (versos 55 e 56). Em seguida é mencionado que foram ao túmulo bem cedo, no primeiro dia da semana e encontraram-no vazio (Lucas 24:1-7).

(Fonte: Escola Bíblica da Novo Tempo)

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Morte - Ressurreição e Temas Relacionados, Perguntas e Respostas Bíblicas e marcado , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Jesus passou três dias e três noites na sepultura?

  1. Rosália disse:

    sim, Jesus ressuscitou no terceiro dia, ou seja, no domingo santo!

  2. Enoque A. O. Junior disse:

    Irmã Rosália,

    Olá querida irmã, o domingo é um dia normal, o símbolo da ressurreição de Jesus é o batismo (Rm. 4:6) e não o domingo, palavra essa que nem consta na bíblia. Leia Gênesis 2:3 e descubra o real dia santo.

    Fique com Deus

  3. juliano disse:

    jesus morreu? Deus filho pode morrer? entao ele nao era o pai da eternidade? a bliblia diz que o filho morreu na cruz qual filho sao dois a natureza humana que vei de uma mulher e o espirito divino que recussitou ele mesmo? segunda a trindade jesus morreu pode Deus morrer? entao nao e Deus nao e… vcs jamais vao explicar essa doutrina de trindade vao senpre dizer que e misterio… quem vamos ver no ceu? Jesus o Pai e o espirito 3 quem vamos adorar mais e porque o filho deixara de reinar? a segunda pessoa da trindade deixara de existir segundo o palavra de Deus sim “onde Deus sera tudo em todos “” me expliquem e parem de fazer filosofias humanas mais sim a palvra de Deus..””OUVE ISRAEL SEU DEUS O UNICO SENHOR”””

  4. Marcos Santos disse:

    Achei interessante os comentários da irmã Rosália e do irmão Enoque. Independente se o dia é santo ou não, a Palavra de Deus diz que o Senhor Jesus ressuscitou no primeiro dia sa semana, o que creio eu, não ter sido o sábado. Quanto à morte e ressurreição de Cristo, acho que o Juliano precisa lêr 1Co 15.12-26.

  5. queridos o unico dia santo,mencionado na biblia como dia do SENHOR,É O SÁBADO de acordo com exd 20:8a11 e tambem mencionado como repouso solene,diz a palavra dE DEUS em hebreus 4:9 observe o que o texto diz;portanto resta um repouso para o povo de DEUS, E no mesmo capitulo diz; que muintos nao emtraram por causa do mesmo comselho de desobediencia,ACERCA DO DOMINGO,MUITOS CHAMAM DE SANTO MAIS FIQUEM SABEMDO QUEM INSTITUIU O DOMINGO COMO DIA DE GUARDA E SINBOLO DE RESSUREIÇÃO, FOI CONSTANTINO RAMOS NO ANO DE 7 DE MARÇO DO ANO321,E SABEMOS QUE A PALAVRA DE DEUS. DIZ: EM ATOS 5:29 ANTES INPORTA OBEDECER A DEUS DO AOS HOMENS. E TAMBEM JOAO 7:17 E TOME MUITO CUIDADO
    COM HEBREUS 4:12
    ABRAçOS A TODO E UMA BOA NOITE

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s