1 hora em 168 definitivamente não é suficiente! (Vídeo)

Vivemos num mundo em rápida transformação, uma era de avanços tecnológicos impactantes em que nossos filhos são denominados “a geração digital”. De 1998 a 2004, o uso da Internet cresceu mais de 1.400% em comparação aos 555% da população total com acesso a esse meio no mundo desenvolvido. Isso demonstra que a aceitação dessa mídia entre a população infanto-juvenil é dramática. Além dessa realidade, acrescentamos o fato de que uma criança passa, em média, de 24 a 30 horas por semana diante da televisão.

Você consegue imaginar que, das 168 horas semanais, nossos filhos passam, em média, apenas uma hora na igreja aprendendo sobre Jesus e realizando alguma atividade religiosa? Nas 167 horas restantes, eles realizam múltiplas atividades que muitas vezes os distanciam de Deus e da Sua Palavra.

Em muitos lares adventistas, durante a semana, a Palavra de Deus não é aberta para o culto familiar. Sob a desculpa de “não ter tempo”, passamos por alto o que realmente é essencial para o desenvolvimento da vida espiritual das crianças. Será que uma hora das 168 horas semanais é suficiente? Diante dessa realidade, o que devemos fazer? O Departamento do Ministério da Criança da Divisão Sul-Americana preparou um vídeo intitulado Um em 168 não é suficiente! Esse vídeo apresenta aos pais, professores e líderes a necessidade urgente de despertar para essa realidade e otimizar os recursos de que dispõem para preparar esta nova geração para o encontro real com Deus.

Se os pais não concordarem, lembrem-se de que o Senhor lhes deu, em primeiro lugar, a responsabilidade de ensinar a seus filhos o amor a Deus. Sua ordem é clara e específica: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas” (Dt 6:6-9).

Pais, criem um ambiente propício à adoração no lar. Em casa, repassem a lição da Escola Sabatina e ajudem os filhos a realizar as atividades nela sugeridas. Provejam para seu lar música de adoração a Deus, conforme a idade de seus filhos. Acima de tudo, procurem chegar cedo à igreja a cada sábado. Com o passar do tempo, vocês verão como essa atitude fará grande diferença nelas.

Se você é professor ou professora das crianças, a cada sábado tem a sublime responsabilidade que os anjos gostariam de ter: conduzir, com amor, os pequenos aos pés de Jesus. Com cuidado e carinho, prepare cada material, cada detalhe, cada lição bíblica. Seja exemplo de pontualidade. Isso marcará a vida de seus alunos. Estude o auxiliar com antecedência, pois os ensinamentos de Deus não devem ser improvisados.

O tempo que você passa com seus alunos na Escola Sabatina pode ser a única hora da semana em que eles ouvirão do amor de Jesus. Por isso, essa hora deve ser a melhor da semana. Ela poderá mudar a vida deles.

A oração e o preparo espiritual são fundamentais para que você esteja diante de seus alunos e lhes ensine o que é certo. Lembre-se de que você não pode dar o que não tem.

Qual é a responsabilidade dos líderes da igreja? Eles devem se certificar de que tudo funcione no âmbito do Ministério da Criança. A direção desse departamento deve ter competência em suprir as necessidades de cada faixa etária. Cada igreja deve ter um orçamento designado à aquisição dos materiais essenciais para o trabalho com as crianças.

Quando foi a última vez em que você visitou as salas do departamento infantil da sua igreja? Elas são adequadas e o espaço é suficiente para a realização das atividades da Escola Sabatina? Os móveis são apropriados para as diferentes faixas etárias? Há música adequada para cada classe?

A atitude de constante preocupação com o bem-estar das crianças transmite a elas a clara mensagem de que elas são importantes e a igreja realmente as ama. Contribua para que o período que as crianças passam na igreja seja a melhor hora da semana.

O tempo passa rapidamente, a grande crise se aproxima. O mundo que nossas crianças terão de enfrentar será mais violento e corrupto do que o de hoje. Faça sua parte na formação de uma geração com esperança, uma geração conforme o coração de Deus.

E lembre-se: 1 hora em 168 definitivamente não é suficiente!

Departamento do Ministério da Criança e do Adolescente da Divisão Sul-Americana.

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Cantinho Infantil, Culto Doméstico, Pais e Filhos, Vídeos, Vida Familiar e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s