Como Guardar o Sábado

Se você aceitou que o Sábado é o Dia do Senhor, provavelmente deve estar se perguntando: Como vou guardar este dia? A resposta está na própria Bíblia, veja estes versos:

“E havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia, de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o Santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera.” Gen. 2:2,3

Deus havia completado a obra da criação no sexto dia. Tudo estava feito, os animais, as plantas, o homem e tudo mais. A santa Palavra diz então que Deus descansou no sétimo dia de toda a obra que havia feito.

Eu pergunto: Será que Deus se cansa? Será que precisava de um dia inteiro para recuperar as sua energia? Precisava de férias?

É lógico que não.

Deus somente quis nos dar um exemplo de como deveria funcionar nossas semanas. Como deveríamos agir para descansarmos dos 6 dias de trabalho.

Não esqueça:

“O Sábado foi feito por causado homem. Não o homem por causa do Sábado.” Marcos 2:27

Deus quis mostrar ao homem que depois de seis dias trabalhando, correndo de lá prá cá, ele deveria tirar um tempo para descansar. Deve “separar um dia para o repouso e recuperação de sua energias.

O Sábado é o dia da semana no qual devemos deixar de lado todos os nossos problemas, nossas dívidas, nossas preocupações e utilizar este dia para descanso da mente e do corpo.

A Bíblia diz que Deus abençoou o Sábado. Diz também que Ele santificou este dia. Ora, santificar quer dizer separar, deixar de lado. Deus tornou o Sábado um dia de descanso.

“Lembra-te do dia do Sábado para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nele nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus a terra, o mar e tudo o que neles há, e, no sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de Sábado e o santificou”. Êxodo 20: 8-11

Deus nos manda lembrar de santificar o Sábado (separar). E aconselha a que ninguém trabalhe neste dia. Nem você, nem seu cônjuge, nem seus filhos ou empregados. Deus pede que este seja um dia especial para a família em geral e explica porque:

Ele quer que nós nos lembremos sempre que somos criaturas Suas e que é Seu poder que nos mantém vivos. Ele sabia que o homem ficaria correndo de um lado para o outro preocupado com suas próprias coisas, e que teríamos muito pouco tempo para meditar sobre Ele e suas obras.

Por isto Ele estabeleceu este dia. Para que parássemos. Lembre-se que quando Deus fala em parar de trabalhar, Ele está falando não só do pai com seu trabalho diário, mais também da mãe com sua correria doméstica, dos filhos com seus estudos e de nosso empregados e funcionários que nos ajudam nas labutas do dia a dia. Todos devem parar e devem fazer deste dia um dia especial.

Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao Sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse.” Is. 58:13-14

Aqui a forma de guardar o Sábado é melhor explicada.

Como posso parar de profanar Sábado?

Não falando as minhas próprias palavras. Não tendo conversas vãs neste dia. Não andando nos meus próprios caminhos. Não fazendo as coisas que são do meu interesse. Devo dedicar as atividades que beneficiem aos outros. Levar a palavra de Deus a outras pessoas. Visitar um pessoas doente ou necessitada. Fazer ações que beneficiem a outros.

Lembra do capítulo “O Sábado e o Dízimo?

Ali nós vimos como todo mandamento se baseia em princípios e o Sábado tem o mesmo principio do dízimo. Se você entendeu este principio, é fácil guardar o Sábado.

Devemos guardar o Sábado tendo em nossa mente que este dia, como o dízimo , não nos pertence. Ele não é nosso. É um tempo reservado e santificado por Deus. Devemos neste dia se abster de fazer qualquer coisa que poderíamos fazer em outros dias, outras horas. Devemos devolver estas horas para o Senhor em forma de agradecimento pela semana toda e oferecer a Ele e ao nosso próximo nossa atenção e serviços, sempre tendo em mente honrar ao criador.

Existem regras para guardar o Sábado?

Não existem regras para guardar o Sábado. Se fizermos isto estaremos correndo o risco de agirmos como os fariseus no tempo de Jesus que tornaram o Sábado um fardo.

Porém, como seguidores da Bíblia, nós procuramos guardar o Sábado da mesma forma como ele era guardado na antigüidade, especialmente guarda-lo como Jesus guardou.

Como Adventistas do Sétimo dia, nós desenvolvemos certos costumes, não regras para a guarda do Sábado. Isto nos tem ajudado a melhor dedicar este dia.
Veja algumas delas:

“Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é licito, nos sábados, fazer o bem.Mateus 12:12

Jesus fazia o bem no Sábado e isto devemos fazer também.

Não só no Sábado, mais “especialmente” no Sábado. Faça visitas aos doentes e aos necessitados. Torne o seu Sábado um dia especial de ajuda aos outros.

“…De uma tarde a outra celebrareis o vosso Sábado.” Lev. 23:32

A convenção que o dia muda a meia noite é recente. Até pouco tempo atrás, como a Bíblia ensina, o dia começava com a noite e terminava com o pôr do sol.
Vinte e quatro horas exatas, independente dos horário de verão e outras invenções humanas. Portanto, nós que acreditamos no Sábado temos o costume bíblico de começar o dia no pôr do sol de Sexta feira e termina-lo no pôr do sol de Sábado.

Fazendo isto, temos também um vantagem extra. Quando o Sábado se inicia e se encerra estamos acordados e preparados para recebê-lo. É muito comum fazermos um culto doméstico com nossa família, cantando hinos, citando passagens bíblicas e orando pedindo que Deus abençoe este dia. Se o Sábado começar a meia noite, provavelmente estaríamos dormindo e não haveria como recebê-lo adequadamente. Outra vantagem é que, independente do lugar em que se esteja, com relógio ou não, sabemos quando começa e onde termina o Sábado.

“E, chegada a tarde, porquanto era dia de preparação, isto é, a véspera do Sábado,” Marcos 15:42

Os judeus chamam a Sexta feira de dia da preparação, pois é neste dia que todos os preparativos para o Sábado são realizados. É na Sexta que se prepara a roupa a ser usada na igreja, as refeições que serão consumidas naquele dia, as ofertas e outras coisas. As lojas e comércios são fechadas mias cedo, para que os pais possam estar em casa no pôr do sol.

A um ar de ansiedade e expectativa, como os preparativos para um grande festa, ou a chegada de um parente distante. Apesar de sempre presente, neste dia fazemos um convite especial para que Jesus venha habitar conosco nestas próximas 24 horas. Ele é o convidado especial.

Na Sexta feira procuramos deixar a casa em ordem e deixamos a refeição principal do sábado já pronta. Porque? Porque tanto a mulher como o homem tem direito e o dever de descansar neste dia. Nada de ficar horas na cozinha, limpando casa, cuidando da louça.

Este é um dia especial. É muito melhor gastar alguns poucos minutos esquentando uma refeição do que passar duas ou três horas preparando-a.

Normalmente no Sábado nós nos abstemos de diversas coisas que desviam nossa atenção deste dia especial e roubam nosso tempo para estudar a sua palavra e meditar sobre a sua criação. Por isto é costume não assistir televisão (programas não evangelísticos), escutar rádio ou ir a festas.

Fica difícil pensar em Jesus ouvindo no Jornal Nacional que o governo adotou tal medida econômica, que morreram 5 em um acidente de carro ou conversando com os amigos sobre o jogo de futebol.

O Sábado é especial. Eu pessoalmente passo a sexta a noite com minha família, lendo, escutando música sacra ou vendo algum filme sobre Jesus. Um noite agradável em família.

“Alegrei-me quando me disseram: Vamos a casa do Senhor!” Salmos 122:1

Jesus tinha o costume de ir a igreja aos Sábados. Então devemos imita-lo.

Devemos nos congregar, aprender mais sobre sua palavra, ensinar os novos na fé, enfim, nos reunirmos com nosso irmão e repartirmos com eles as bênçãos sabáticas.

Durante o Sábado, ensine seus filhos sobre a razão deste dia. Passeie com eles pela natureza e ensine-os de que tudo foi feito por Deus.
Ensine-o a acreditar na criação.
Ensine-o a ser grato a Deus por tudo.
Ensine-o a amar o nosso Pai como Ele nos amou.

Não há regra para guardar o Sábado, há princípios. Deus Santificou e abençoou o Sábado.

O Sábado é para nosso refrigério, convívio familiar e louvor a Deus. Na dúvida, ore e pergunte a Jesus se Ele faria esta ou aquela coisa se estivesse no seu lugar.
Esta é a melhor regra a ser seguida.

Se você deseja saber o endereço de uma igreja que guarda o Sábado perto de sua residência, CLIQUE AQUI!

Peter P. Goldschmid, Sábado, o Selo de Deus, Capítulo 10.

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em A Lei de Deus e Temas Relacionados, Sábado: O Selo de Deus (Livro) e marcado , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Como Guardar o Sábado

  1. Eu segui o conselho de voces. orei a jesus e pedi a ele pra mi orientar quanto ao que fazer no dia de sábado. recebi como resposta em meu coração. ame a deus, procure a verdade( cristo) e descanse! socorra teu semelhante,procure pelo reino e a justiça de deus. e todo resto se será dado por acréscimo.

  2. só mais uma coisa. pros que guardam o sábado, e os domingos também; eu estava comandando a reforma de um imovel. e tinha sob meu comando 12 operários, e sempre que era possivél falava com eles, da maravilha que é ter cristo como senhor e salvador. mas um dia o nivaldo muito tímido me disse o seguinte; seu marco, já houvi dizer que si trabalhar sábado, não vou ser pro céu. o céu não é pra nóis não, e pra quem podi! fiquei calado falei; nivaldo depois conversamos. naquele momento me perguntei? que jesus nós hipócritas religiosos de nada estamos pregando. a salvação não é pros nivaldos e trabalhadores asalariados, que sobrevivem com um salário minimo. não é pra estes dignos pedreiros,garis, fachineiros, domésticas etc. que trabalham não só sabados e domingos, mas quase sempre todos sábados e domingos. não é esta aqui uma nação de gente que tem que si matar pra sobreviver? que tal os camelôs. vai dizer pra eles que sábados e domingos, é dia de guardar o senhor! o discurso de guardar dias, será que não é uma guerrinha vaidosa de católicos e adventistas caiados. o céu não é pros humildes também, ou só pros soberbos guardadores de dias.será que ter como slogam! lembra-te do dia de sábado para o santificar. é maior que ; ame a deus sobre todas as coisa, e ao próximo como a ti mesmo. é justo se apegar a um dia que lhes dá a falsa impressão, que és soberano sobre os povos. do que ; dizer pra nivaldos e antonios. jesus morreu por voces, acaso o reino do céu não é dos pequeninos e humildes? jesus morreu por católicos e adventistas. ou por todos pecadores humanos. eu sei que tudo que falei aqui, vai ficar retido há uma minoria adventista que edita e controla tudo. seriam voces controladores deste blog, site. corajosos o suficiente. pra colocar estes meus questionamentos. em uma assembléia e uma de suas igrejas e vê o qui dá? este é o testemunho de um cristão pecador mas redimido, morto mas agora vivo pelo sangue do cordeiro. eu acuso voces adventistas, de soberbos, vaidosos e caiados que si acham diferenciado. debato com qualquer um de voces. mas não venham com capitulos e versículos preparados para acusar filhos de deus não. e nem é preciso rasgar as vestes!venham com o coração caridoso e crente naquele que nos salva. jesus

  3. W. Frank disse:

    Ferraz, Na grande batalha que há entre as ondas do mar e as pedras quem é que lava a pior??? São as ostras, não é mesmo??? Duas forças estão em batalha aqui na terra. A guerra ja foi vencida na cruz, nós sabemos como isso vai terminar mas ainda existe uma batalha. Nessa guerra estão em jogo, desde o Eden, duas coisas apenas : obediência e adoração. Você adora a quem??? A Deus ou ao inimigo??? Você obedece a que??? As regras de Deus ou as regras do inimigo??? É simples : “Meu justo viverá da fé. Porém, se ele desfalecer, meu coração já não se agradará dele”(Hb 10:38). “Porque nele se revela a justiça de Deus, que se obtém pela fé e conduz à fé, como está escrito: O justo viverá pela fé” {Hab 2,4}. (Rm 1:17). Vc argumenta de forma correta e até convence quem não tem conhecimento bíblico. Argumente com a bíblia. A argumentação humana sem amparo bíblico pouco, ou melhor nada vale entre nós. Quando vc diz para não usarmos “capitulos e versículos preparados para acusar filhos de deus” vc se assemelha à uma pessoa jogando futebol com outra, dizendo para esta : vamos jogar para valer mas não vale vc chutar em direção ao gol nem tão pouco driblar. Também sei argumentar, só que faço isso com apoio das escrituras e não com versos pinsados conforme a tese que defendo. O Nivaldo pode viver pela fé, é só acreditar. E o fato de ganhar salário mínimo e ter um trabalho duro não tem nada a ver com salvação. Somos salvos pela graça, e unica e exclusivamente por ela (Ef 2:8). Porém uma vez salvos pela graça temos que praticar as boas obras(Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas
    Efésios 2:10). Ferraz, boas obras é seguir a lei que Deus em seu imenso amor nos preparou como o próprio verso afirma. O 1° mandamento não abre exceção para vc adorar outro deus. O 2° mandamento não abre exceção para vc se curvar paeante qualquer imagem sequer. O 3°mandamento nãmo abre exceção para vc pronunciar o nome de Deus desrrespeitosamente qual seja o assunto. O 4°mandamento nãmo abre exceção para vc Guardar outro dia sendo que Deus pediu o sábado. Não há exceção em nenhum deles. Um dos problemas que aflige o mundo é que na mente do ser humano, mesmo as coisa que deveriam ser imutáveis, são consideradas de forma relativa. Deus não muda -Is 43:10, Sl 102:27 Ml 3:6, Tg 1:17, Hb13:8, logo sua lei não muda. “Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado”(Gl 1:8). Não tem nada de guerrinha vaidosa. Vc não lê a bília??? Nós anunciamos um mandamento que fou adulterado perante á sociedade por um poder que usurpa a posição de Deus(Dn 7:25). Fique com Deus!!!

  4. Enoque A. O. Junior disse:

    Querido Irmão Ferraz,

    “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão.” (Salmos 37:25)

    “todavia, o meu justo viverá pela fé…” (Hebreus 10:38)

    Somos cerca de 20 milhões de adventistas pelo mundo, algum deles já bateu na sua porta pedindo comida? digo isso amado irmão com muito amor, e isso tem que ficar muito implícito na sua cabeça e na cabeça dos outros irmão sinceros que visitam este blog, tudo é questão de ser fiel a Deus ou não, ninguém vai te obrigar a nada, nem a bíblia e nem o próprio Deus obriga. Já perdi vários empregos por causa do sábado, mas sempre Deus me arrumava um melhor, sabe porque?

    “Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse.” (Isaías 58:13,14)

    Tem uma linda promessa nesse texto, uma promessa feita por Deus, e amigo, o que Ele promete, cumpre.

    Deus o abençoe amigo

  5. Luis Chacon disse:

    Quando eu era mais jovem cortava o cabelo em um salão, o rapaz que cortava meu cabelo, era jovem e excelente profissional. Até que abriu seu próprio salão. Sua sócia, fiquei sabendo depois, era Adventista, eles acabaram se casando, e ele se tornou Adventista (o vi várias vezes na Igreja de Moema em SP como diácono), e ele não abiu mais aos sábados. Faliu? Não, de forma nenhuma, até onde sei prosperou. Ferraz, desculpe, mas parece que você quer que nós mudemos de opinião, ou doutrina, me desculpe meu irmão, mas temos um pacto, um pacto com DEUS, e não voltamos atrás jamais. Ah, você não vai convenser ninguém aqui, só para aclarar. Sinceramente? Nunca ví um adventista que tenha saída da Igreja virar membro de outra, mas cansei de ver membros de outras se tornarem Adventista, alguma coisa de muito estranho tem ai não acha?
    PS.: É o primeiro salão de cabelereiro, maquiagem e essas coisas, que vejo fechar aos sábados, em teoria, dia de maior movimento, eles abriram mão disso. Abraço

  6. gomes disse:

    ora eu entendo o modo que vcs tem de pensar sobre o sabado, e até concordo em partes,bom seria que o mundo todo guardasse esse dia. eu por exemplo ,trabalho, e tem sabado que eu tenho que trabalhar. ora pois eu estou pela lei do meu trabalho,creio eu, que Deus há de perdoar porque estou sobre uma lei falha.mas quando estou de folga nesse dia, procuro sim observar e congregar.afinal creio que pela fé serei salvo tbm. só acho complicado o modo que vcs lidam de não poder trabalhar no sabado sendo que a lei permite.fica uma coisa que lei contra o sabado e sabado contra lei.mas entendo perfeitamente o modo de vcs verem esse assunto. agora se for em israel a conversa é outra, ai daquele que profanar o dia do Senhor. abraços

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s