Como os Judeus Recebem o Sábado

O Kabbalat Shabbat
Recebendo a Rainha Shabbat e o Seu Rei Celestial
Rosh Sérgio Monteiro

A criança desperta com um cheiro agradável que toma conta de todos os recintos da casa. É o cheiro doce que brota do forno, de onde uma fornada de uma deliciosa challah está a ponto de sair. É o um odor marcante que aviva em sua mente a lembrança de que se aproxima um dia especial, o dia de Deus. Ela sabe que aquele pão especial somente pode ser preparado na véspera do Shabbat, comemorando a provisão dupla de maná que o Eterno dava a Seu Povo no Deserto. E por isto ela se levanta bendizendo ao Eterno!
É assim que começa o dia da preparação em uma família judia. Com um marcante cheiro que não é sentido em nenhum momento durante a semana. De fato, este dia é marcado por atividades que não comuns a nenhum outro dia, pois ele é o último passo na escada do tempo antes da chegada da Rainha da Semana: o Shabbat ou o Sábado. (Shabbat em hebraico é feminino.)

Os eventos deste dia de preparação culminam no momento mais importante da semana, o Kabbalat Shabbat, ou a Recepção do Sábado, o nosso conhecido pôr-do-sol. Este momento é esperado com alegria pela família, pois todos se reunirão para receber as bênçãos do Sábado e agradecer ao Eterno por este “templo no tempo” no qual nos encontramos com Ele. Cada membro da família se prepara com esmero e emoção, anseio e antecipação pelo Sábado que irão receber.

Dezoito minutos antes do pôr-do-sol, a mãe, havendo terminado bem cedo a preparação da casa, de seus filhos e de si mesma, posta-se diante de duas velas, cobre sua cabeça e as acende. Com este gesto, ela traz a sua casa à lembrança das duas ordens de Deus em relação ao Sábado: “Lembra” (Ex. 20:8) e “Guarda” (Deut. 5:12). Trazem também luz, alegria e júbilo a cada casa neste mundo de trevas. Após acender as velas, a mãe recita a seguinte benção:

Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mêlech haolam, asher kideshánu bemitsvotav, vetsivánu lehadlic ner shel Shabat côdesh.

Bendito sejas Tu Eterno, nosso Deus, Rei do Universo, que nos santificates com Teus Mandamentos e nos ordenou acender as luzes do Santo Shabbat.

O Sábado começou nesta casa! Começou trazendo a santidade e a alegria deste dia do Eterno. Uma alegria que perdurará até o final dele e além, para a próxima semana, com seus dias e trabalhos. Seguem-se agora leituras de Salmos e cânticos em louvor ao Eterno Deus pelas bênçãos da semana que passou e pela que virá. Cada criança receberá uma benção especial, dispensada por seu pai, apenas naquela noite.

É por isto que o Shabbat é esperado com alegria em nossas casas. E esta alegria é ainda maior, pois recebemos o Shabbat com a certeza de que o nosso Amado Salvador Yeshua participa conosco de toda a celebração do Kabbalat Shabbat e permanece como O Convidado de Honra durante todo o dia, trazendo a Sua Luz e Sua Paz sobre nosso lar e nossa família!

Shabbat Shalom!

Está Escrito

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em A Lei de Deus e Temas Relacionados e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para Como os Judeus Recebem o Sábado

  1. dino disse:

    como e bom guardar o sabado e estar em comunhao com cristo jesus.

  2. Levy Rodrigues de Souza disse:

    olá Shalom Alechem gostei muito da exposição de como guardar o shabat, é assim que minha mãe tem feito ao longo dos anos,e também minha esposa.
    porém sei que deve ser uma halachá rabinica mas não tenho certeza e gostaria de ter, de onde realmente surgiu a ordem de acender as luzes de shabat e yon tov

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s