Roupa suja lavada em público

“Basta olhar tudo o que foi feito em seu [do Cristianismo] nome nos últimos milênios para perceber que o Cristianismo poderia ter sido a melhor das religiões, mas nunca foi praticado direito”, disse o famoso escritor Arthur Clarke, à Folha de S. Paulo do dia 22 de agosto de 1997. Sempre me dói o coração quando leio essas palavras de um dos meus autores de ficção científica preferidos na adolescência. Por quê? Simplesmente porque ele está coberto de razão. De modo geral (sim, porque sempre houve um remanescente fiel para representar o verdadeiro cristianismo), em toda a história, a religião fundada por Jesus Cristo sempre foi mal representada, basta pensar na Inquisição, nas Cruzadas, na nefasta união entre Igreja e Estado e agora na sujeirada lavada em público pelos expoentes da espúria teologia da prosperidade. Dá vergonha, especialmente quando pensam que evangélico é tudo “farinha do mesmo saco”.

Segundo informações do site Gospel Prime, neste domingo, durante mais de 30 minutos, foi apresentada uma reportagem investigativa no programa Domingo Espetacular, exibido pela Rede Record, que colocou mais lenha na briga entre duas religiões superlativas: a Universal do Reino de Deus (IURD) e a Mundial do Poder de Deus (IMPD) (daqui a pouco, alguém vai criar a Igreja Galática…). A emissora da Igreja Universal denunciou as irregularidades financeiras da Igreja Mundial, cujo presidente, o “apóstolo” Valdomiro Santiago, já foi líder na Universal, da qual saiu em 1998.

Segundo a reportagem de Marcelo Rezende, no ano passado, Valdomiro Santiago e sua esposa, a “bispa” Francileia de Oliveira, adquiriram com dinheiro da igreja duas fazendas na cidade de Santo Antônio do Leverger, MT, avaliadas em 50 milhões de reais. “Usadas para atividade pecuária, estima-se que existam ao todo cinco mil cabeças de gado, avaliadas em R$ 6,5 milhões de reais”, informou Rezende. No total, as duas fazendas totalizam 26.134 hectares, quase duas vezes o tamanho de Jerusalém, capital de Israel. Além disso, a reportagem da Record mostrou outros bens pertencentes ao apóstolo, como jatinhos, helicópteros e carros de luxo.

Segundo o Gospel Prime, entre as acusações feitas a Valdemiro estão, principalmente, a de enriquecimento ilícito e de lavagem de dinheiro. “Como no Brasil as igrejas são isentas de impostos e não precisam prestar contas ao governo de suas arrecadações, aparentemente a IMPD precisou usar ‘laranjas’ para adquirir esses e outros bens”, explica o site. E diz ainda: “Ficou claro durante a exibição do material a rivalidade existente entre os dois líderes [Edir Macedo e Valdomiro], pois em vários momentos foram mostradas as provocações de Valdomiro na TV ao falar de Edir Macedo. Também se evidenciou a rivalidade das igrejas que muitas vezes ocupam prédios na mesma rua ou até mesmo vizinhos.”

O Domingo Espetacular mostrou, também, que Valdemiro foi preso em 2003 por transportar ilegalmente armas e munição. E lembrou o episódio em que três pastores da IMPD foram presos em 2010, acusados de tráfico internacional de armas. O destino das armas: traficantes de drogas do Rio de Janeiro, que teriam ligação com a igreja. Foi exposta na matéria a situação de mais de 50 templos da IMPD que estariam com ordens de despejo por falta de pagamento. Donos dos imóveis foram entrevistados e também um jurista que pediu publicamente que a Receita Federal investigue Valdemiro e sua igreja.

Valdemiro é o típico caso do filho que se volta contra o pai. Aprendeu com seu criador as técnicas de arrecadação de dinheiro das massas que buscam a prosperidade acima do Reino (sem generalizar, porque há entre esses fieis muita gente sincera e iludida). Agora, com seu império em franco crescimento, passa a incomodar o concorrente antes aliado. Será que eles se preocupam com o que Jesus pensa de tudo isso? Será que em algum momento se lembram de que terão que confrontar a lista de seus pecados no juízo de Deus? Ou já não mais creem em nada disso, cegados que estão pelas riquezas deste mundo? Valdomiro, em suas fazendas, e Macedo, em suas mansões, ainda se lembram de que têm um Céu a ganhar? Ou o Céu deles, para eles, é aqui mesmo, financiados pelos súditos do império que construíram?

Curiosamente, na semana passada, a revista Veja (edição 2.260) publicou denúncias contra outros líderes religiosos: o “pastor” Marcos Pereira (fundador da Assembleia de Deus dos Últimos Dias), acusado de abuso sexual, tortura de crianças e conivência com a bandidagem; e o deputado federal “pastor” Mário de Oliveira, líder da Igreja do Evangelho Quadrangular, acusado de mandar matar desafetos! Oliveira teria contratado um pistoleiro para assassinar Maria Mônica Lopes, ex-cunhada do parlamentar. Por quê? Porque Maria, ao se separar de um irmão de Oliveira, ficou com metade de uma fazenda que, na verdade, pertenceria ao “pastor”. Mas não para aí. Em 2007, a polícia de São Paulo prendeu um pistoleiro supostamente contratado por Oliveira para matar o então deputado federal Carlos Willian, ex-integrante da Igreja Quadrangular. E o deputado também é investigado no Supremo Tribunal Federal por formação de quadrilha, estelionato e falsidade ideológica.

Com “amigos” como esses, o cristianismo realmente não precisa de inimigos. Se Arthur Clarke estivesse vivo, poderia dizer: “Estão vendo? É exatamente como eu disse há 15 anos.” E é exatamente o que muitos ateus, agnósticos, sem religião e outros têm dito em nossos dias. Ah, esses lobos vestidos de ovelha, arremedo de cristãos terão que dar conta das pedras de tropeço colocadas entre Deus e os seres humanos!

Michelson Borges

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Notícias Mundo Religioso, Tempo do Fim e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Roupa suja lavada em público

  1. Enoque A. O. Junior disse:

    Eu assisti o programa justamente para ver o que ia ser dito, fiquei com muita vergonha, ali foi realmente o “sujo falando do mal lavado”. Até parece que as mansões do “Bispo” foi comprado com dinheiro dele, sem falar em seu canal de televisão em que nenhum programa presta, com mulheres semi-nuas e nada edificante.

    Sugiro a todos este vídeo:
    http://novotempo.com/estaescrito/2011/09/26/falsos-pastores-e-suas-igrejas-infernais-3/#

  2. claudia disse:

    Eu estou envergonhada, onde vamos parar! as pessoas brincam com vidas e esquecem de Deus…
    Jesus precisa voltar logo! Que a justiça venha de Deus. E ai daquele que brinca com o nome do senhor em vão!… Que Deus nos abençoe e por misericórdia volte logo…

  3. Luis Chacon disse:

    Isso tudo é terrível, mas perto do que já fez a ICAR no que diz respeito à fraudar alguma coisa (a começar pela palavra de Deus), é fichinha. O livro: Biografia não autorizada do Vaticano, de Santiago Camacho, é um livro que não se consegue parar de ler. Além dos fatos, nomes, cisrcunstâncias, ainda traz referências (Jornais, revistas livros) de tudo. O Vaticano chegou a fraudar títulos de empresas, com falsificadores “profissionais”, Paul Marsinkus arcebispo e ex-presidente do Banco para Obras da Religião, só não foi preso porque o FBI ao interrogá-lo, em seu escritório não podia fazer nada dentro do Vaticano. Macedo é amador perto de tudo isso. Abraço

  4. Rayanne Pacheco disse:

    Retificando uma informação, no Brasil as igrejas são isentas de impostos desde que toda a renda seja utilizada para a obra.

    E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras. Apocalipse 2:23

  5. Galhardo disse:

    Vemos nisso é um bando de lobos, um querendo comer o outro, o famoso e mestre Edir Macedo q ensinou a seu discípulo Valdemiro Santiago como arrecadar dinheiro, agora se ver preocupado com a dinheirama do outro. A bíblia nos diz: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Mateus 6.24). O que é mais revoltante: q eles (dois) acham q podem servir, ou simplesmente não querem nem saber se pode. O pai ensina ao filho ser justiceiro da arrecadação e logo em seguida o pai fica com raiva do filho, pq arrecadou mais q ele. Não sei se vcs prestaram a atenção no que vai acontecer na próxima novela da Record, nome, máscaras. Acho q os atores convidados serão: Edir Macedo como protagonista o homem q, arrecadou demais, Valdemiro Santiago no papel de mocinho chorão, Silas Malafaia o homem da maleta cheia, Franciele como a mocinha que não quer nada querendo, Atores convidados: RR Soares no papel o homem do carnê, e Marcos Pereira o iluminista. No papel mal temos: Mario de Oliveira o matador e Benny hinn como o derrubador de multidões. Bons amigos são estes que deveriam participar da próxima novela. kkkk Fiq bem alerta!! E vcs verão o que ainda vem por ai. Abraço!

  6. … Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
    E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade; também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita.
    Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo; se não poupou ao mundo antigo, embora preservasse a Noé, pregador da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; se, reduzindo a cinza as cidades de Sodoma e Gomorra, condenou-as à destruição, havendo-as posto para exemplo aos que vivessem impiamente; e se livrou ao justo Ló, atribulado pela vida dissoluta daqueles perversos
    (porque este justo, habitando entre eles, por ver e ouvir, afligia todos os dias a sua alma justa com as injustas obras deles); também sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar para o dia do juízo os injustos, que já estão sendo castigados; especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas concupiscências, e desprezam toda autoridade.
    Atrevidos, arrogantes, não receiam blasfemar das dignidades, enquanto que os anjos, embora maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor.
    Mas estes, como criaturas irracionais, por natureza feitas para serem presas e mortas, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção, recebendo a paga da sua injustiça; pois que tais homens têm prazer em deleites à luz do dia; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em suas dissimulações, quando se banqueteiam convosco;
    tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecar; engodando as almas inconstantes, tendo um coração exercitado na ganância, filhos de maldição; os quais, deixando o caminho direito, desviaram-se, tendo seguido o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça,
    mas que foi repreendido pela sua própria transgressão: um mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta.
    Estes são fontes sem água, névoas levadas por uma tempestade, para os quais está reservado o negrume das trevas.
    Porque, falando palavras arrogantes de vaidade, nas concupiscências da carne engodam com dissoluções aqueles que mal estão escapando aos que vivem no erro;
    prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo.
    Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo pelo pleno conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, ficam de novo envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior que o primeiro.
    Porque melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado.
    Deste modo sobreveio-lhes o que diz este provérbio verdadeiro; Volta o cão ao seu vômito, e a porca lavada volta a revolver-se no lamaçal.

    Isto é o relato do que acontece com eles, mas ja tinha sido avisado na Biblia Sagrada, Livro II Pedro, capitulo 2

    Temos que fazer nossa obrigação que é orar, para que eles possam tirar as escamas de seus olhos e voltarem para o caminho da verdade. Nao cabe a nós julga-los. Mas devemos ver se vale a pena andar ao lado deles.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s