O “ateu mais famoso do mundo” admite não ter certeza que Deus não existe

Para muitas pessoas, o biólogo Richard Dawkins é o “ateu mais famoso do mundo”. Autor de best sellers como “Deus: um delírio” e “o Gene egoísta”, entre outros, ele surpreendeu a muitos com algumas declarações na semana passada. Na quinta-feira (23), Dawkins participou de um debate com o arcebispo de Canterbury, Dr Rowan Williams, na universidade de Oxford.

Williams é a autoridade máxima da Igreja Episcopal Anglicana, a igreja oficial da Inglaterra. O tema do debate era o papel da religião na vida pública da Grã-Bretanha e foi transmitido pela internet. O filósofo Anthony Kenny serviu como moderador do debate, fez perguntas e interagiu com o público.

Durante o diálogo, que durou cerca de 100 minutos, muitas provocações, mas também respeito mútuo e bom humor. Dawkins reafirmou que para ele Deus é um delírio, mas que não poderia ter 100% de certeza que Deus não exista. Como cientista, ele acreditava que as probabilidades de existir um criador sobrenatural “seriam muito, muito baixas”.

Mencionou o conhecido “espectro de sete pontos de credibilidade teísta”. Nessa tabela, 1 seria a certeza completa e perfeita de que Deus existe. O 7 seria a completa certeza de que ele não existe.

Dawkins afirmou que nenhum cientista poderia saber com convicção absoluta que qualquer coisa não exista, seja Deus ou qualquer outra coisa. Por isso ele, se colocou como 6,9 na escala. Ou seja, não é totalmente ateu. O filósofo Anthony Kenny, interveio: “Por que então você não se chama de agnóstico”. Dawkins concordou que seria melhor.

A repercussão foi imediata na internet, sobretudo no Twitter. O jornal Washington Post deu como manchete “Richard Dawkins disse que não esta completamente seguro que Deus não existe”. Segundo o Post, Richard Dawkins “surpreendeu o público on-line e que estava no teatro ao fazer a concessão de uma brecha pessoal de dúvida sobre sua convicção de que não há um criador”. Disse ainda que Dawkins não teria mais “100% de certeza de que Deus não existe”.

O inglês Daily Telegraph esclarece que se alguém não tem certeza que Deus não existe poderia se denominar agnóstico. Isso mudaria a maneira como Dawkins passaria a ser visto pela comunidade ateísta mundial.

Durante grande parte da discussão, o arcebispo ouviu calmamente as explicações de Dawkins sobre a evolução humana. Em um determinado momento, o religioso disse que foi “inspirado” pela “elegância” das explicações do professor para as origens da vida. O Professor Dawkins então perguntou: “O que eu não consigo entender é por que você não pode ver a extraordinária beleza da ideia que a vida começou a partir do nada. Isso é algo tão incrível, elegante e bonito. Por que você quer estragá-lo com algo tão bagunçado como um Deus? ” O biólogo finalizou, dizendo acreditar ser altamente provável que haja vida em outros planetas.

O arcebispo respondeu que acreditava que os seres humanos evoluíram de ancestrais não-humanos, no entanto, foram feitos “à imagem de Deus”. Também disse que a explicação para a criação do mundo no Livro de Gênesis não poderia ser vista literalmente, mas isso não muda sua fé.

Nas últimas semanas Richard Dawkins tem sido assunto constante na mídia britânica. Primeiro por ter se equivocado durante um debate com o pastor Giles Frase. Acusando os cristãos de sequer saber o nome dos livros da Bíblia, ele se atrapalhou ao ser perguntado pelo pastor qual seria o título completo do mais famoso livro do evolucionismo “A Origem das Espécies”. Dawkins não soube dizer o subtítulo da obra de Charles Darwin e foi motivo de piada.

Alguns dias depois, o jornal The Guardian publicou uma matéria mostrando que os antepassados paternos do cientista fizeram fortuna explorando a escravidão na Jamaica, em uma fazenda de plantação de cana de açúcar. Dawkins disse na ocasião que não poderia ser responsabilizado por isso e que a mídia está tentando fazer uma “campanha de difamação” contra ele.

Traduzido e adaptado de The Telegraph e Washington Post

Nota do Blog: Quanto a Dawkins não vi nada em sua declaração que sinalizasse a possibilidade dele vir a crer em um Deus Criador, o que me surpreendeu de fato foram as declarações da autoridade máxima da Igreja Episcopal Anglicana, Dr Rowan Williams ao dizer que os seres humanos evoluíram de ancestrais não-humanos, e que a explicação para a criação do mundo no Livro de Gênesis não poderia ser vista literalmente. Isso sim é chocante! Demonstra uma tremenda falta de fé na Palavra e no poder de Deus.

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Ateísmo e marcado , , . Guardar link permanente.

8 respostas para O “ateu mais famoso do mundo” admite não ter certeza que Deus não existe

  1. Lucas Lima disse:

    Concordo com a nota do blog a respeito do arcebispo Dr Rowan Williams, total falta de fé na palavra de Deus! Mas isso nos mostra a verdadeira face até de aparentes “crentes” em Deus e em Sua Palavra que ludibriam muitas pessoas.

  2. Ronald Neto disse:

    Como disseste na nota o que mais me chocou foi o Arcebispo declarar tamanho desrespeito com a Palavra de Deus, isso mostra o quanto algumas religiões estão “cegas” e erradas em suas doutrinas, o arcebispo fundiu o evolucionismo dentro de sua religião, o que é totalmente errado. Mas vejo em Dawkins um futuro Anthony Flew… quem sabe… parabéns pelo blog sempre me ajudando a saber mais, responder perguntas e aumentar meu conhecimento teológico.

  3. Junior Oliveira disse:

    Concordo totalmente com o Blog, chega a doer o coração quando pessoas que se dizem cristãs passam mensagens erradas ao mundo. Dizer que Gênesis não é literal é querer tirar a total autoridade da palavra de Deus, e arranjar pretextos para seus ensinos errados.

    Quanto a Dawkins, tenho uma enorme pena dele, ele sempre está irritado e acusador…quem sabe no fim de sua vida não faça como Antony Flew, e reconheça que não há sentido na vida sem Deus…

    Parabéns ao blog pelo post

  4. olavo araujo disse:

    DAWKINS AFIRMA:

    A) “DEUS E UM DELIRIO.” QUERENDO NEGAR A EXISTENCIA DE DEUS.

    B) “NAO TEM 100% CERTEZA DA EXISTENCIA DE DEUS.” AI ELE COMECA A PROVAR QUE ELE NAO TEM CERTEZA DO ELE FALA,OU QUE DIZ ACREDITAR.AI PROVA QUEM E QUE ESTA DELIRANDO, ELE PROPIO!

    C) PROBABILIDADES DE EXISTIR UM CRIADOR SOBRENATURAL” SERIA MUITO, MUITO BAIXAS” AQUI ELE ADMITE HAVER UMA PROBABILIDADE MESMO QUE SEJA MUITO,MUITO BAIXA,COMO ELE QUALIFICA. ENTAO COMECA A DELIRAR COM A GRANDIOSIDADE DESTE DEUS CRIADOR E CAPAZ!

    NAO CITAREI PASSAGENS BIBLICAS,AFINAL OS ATEUS NAO ACREDITAM EM DEUS,OU PELO MENOS DIZEM NAO CRER,OU ENTAO AGORA DEPOIS DESTA NOTICIA ESTAO CONFUSOS COMO QUE DELIRANDO DIANTE DO ENORME CONFLITO INTERNO O QUAL AMEDRONTAM E MINAM SEUS ANTIGOS CONCEITOS.

    TERMINO CITANDO DOIS ITENS DO ” ESPECTO DE SETE PONTOS DE CREDIBILIDADE TEISTA.”

    1) CERTEZA COMPLETA E PERFEITA DE QUE DEUS EXITE.

    7) COMPLETA CERTEZA DE QUE DEUS NAO EXISTE.

    COMO PODEMOS CONFIAR,DAR CREDIBILIDADE A UMA PESSOA QUE NAO FALA COISA COM COISA? IMAGINA DAR CREDIBILIADADE A UM SISTEMA ONDE DESACREDITA NAQUILO QUE ELES MESMO ACREDITAM? AFINAL NAO SABEM O QUE TAO FALANDO?CREEM OU NAO NAQUILO QUE DIZEM CRER? PERCEBEM QUE AQUI QUEM TA DELIRANDO SAO ELES E NAO DEUS.

    CONVIDO A QUALQUER PESSOA QUE NAO ACREDITA QUE DEUS EXITA OU QUE PELO MENOS APRENDEU ASSIM DEVIDO A SUA CULTURA,QUE FACA UMA PROVA DE DEUS!!
    ISSO MESMO!!
    PECA A DEUS UM SINAL EM PENSAMENTO.PECA QUE DEUS MOSTRE PARA VOCE QUE ELE EXISTE.
    DESPREZE SEU OPINIAO E CONCEITOS E PERMITA DEUS AGIR EM SUA VIDA.
    MESMO QUE VOCE NAO ACREDITE NELE!
    AFINAL EM QUALQUER PARTE DO MUNDO TODAS AS PESSOAS TEM DIREITO A DEFESA!! E VOCE VAI SER A PESSOA MAIS FELIZ DO MUNDO EM SABER COMO DEUS SE PREOCUPA COM VOCE.
    OLHE AO SEU REDOR E VEJA AS MARAVILHAS DA CRIACAO DE DEUS!!
    QUE DEUS VOS ABENCOE RICAMENTE EM NOME DE JESUS E NO PODER DO ESPIRITO SANTO. AMEM!!
    UM ABRACO! OLAVO ARAUJO TEOLOGANDO IASD

  5. Paulo Gustavo disse:

    É o mais chocante é a declaração do Bispo….

  6. felipevaldes disse:

    “O que eu não consigo entender é por que você não pode ver a extraordinária beleza da ideia que a vida começou a partir do nada. Isso é algo tão incrível, elegante e bonito.”

    O engraçado nesse comentario é que mesmo sendo um biólogo e tals… Parece q ele esquece que mesmo nos dias de hj, com o grande avanço da tecnologia não foi possivel reproduzir essa situção em laboratório, da vida surgindo do nada… De uma simples eventos aleatorios para o surgimento da vida. É interessante ver como se apoiam em uma ciencia nuca comprovada…. Assim como a própria teoria do Big-Ban, que em determinada etapa, invalida as leis da física… Ou seja… Não consigo ententer o que sustenta esse tipo de teoria e pensamento… Ou melhor… Nós cristẫos sabemos sim… Mas para que mencionar, se nem em Deus acreditam ?

    Que a paz de Deus seja com todos…

  7. Nadir Antonio Guimarães disse:

    Não me surpreende o fato de tal cientista ateu não ter a certeza de que Deus não exista. Todo ateu só é ateu por não ter certeza de nada. Aliás, todos eles vivem de meras teorias impossíveis de serem provadas e, esqueçem que nossas mentes são ínfimas perante o Universo e mais insignificante ainda, ante a Glória do Criador de Todas as coisa.

  8. Galhardo disse:

    Do nada não surge nada, pois o nada, nada mais é, q o nada. E sendo nada jamais poderia fazer do nada alguma coisa. No nada não se produz nada, e sendo nada, nada pode ser visto a priori. Alguém poderia dizer: “mas do nada surgiu, alguma coisa.” Se já não existe nada como pode surgir do nada sendo o nada, nada mais q nada. Perceberam? O nada, sempre será o calo nos pés da infelicidade, da não crença do ateísmo. E o Agnosticismo nada mais é do q nada, sem confirmação do dualismo sendo nada. (Deus existe e nada existe) é amigos isso é ser agnóstico ou ateu. Dos dois não se produz: nada! Até mais.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s