A influência dos nossos hábitos sobre o câncer

Sabia que 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientes? Entende-se por fatores ambientes, causas externas ao nosso organismo. Isso quer dizer que a grande maioria dos casos tem origem no nosso estilo de vida, hábitos, costumes da nossa sociedade e cultura e o ambiente em que vivemos.

Apesar de a nossa genética ser importante, são raros os casos de cânceres causados isoladamente por fatores hereditários e étnicos. A maneira como levamos a vida é muito mais influente nesse ponto.

Um exemplo de câncer que foi superado principalmente por mudanças ambientais é o câncer de estômago. Hoje em dia, não se ouve falar muito nele, pois se tornou raro. Sabe ao que isso é atribuído? A melhora na manutenção e distribuição de alimentos e uma redução de base de nitratos e salgaduras usados nos métodos de conservação.

É possível melhorar o ambiente para melhorar a nossa saúde. Aliás, é a nossa responsabilidade cuidar da nossa saúde.

Em relação aos fatores ambientes que causam o câncer, a INCA disponibilizou algumas dicas para você se proteger:

 Pare de fumar! Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer.

• Dieta. Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Sua dieta deveria conter diariamente, pelo menos, cinco porções de frutas, verduras e legumes. Dê preferência às gorduras de origem vegetal como o azeite extra virgem, óleo de soja e de girassol, entre outros, lembrando sempre que não devem ser expostas a altas temperaturas. Evite gorduras de origem animal (leite e derivados, carne de porco, carne vermelha, pele de frango etc) e algumas gorduras vegetais como margarinas e gordura vegetal hidrogenada.

• Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.

• Estilo de Vida. Pratique atividades físicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.

• Ambiente. Evite exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar. Se você se expõe ao sol durante a jornada de trabalho, procure usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

• Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o dentista regularmente.

Fazer pequenas mudanças de hábitos fará uma grande mudança na sua vida.

Blog da Saúde

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Saúde em Pauta e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para A influência dos nossos hábitos sobre o câncer

  1. Gaspar Barbosa Silva disse:

    Estas dicas vão me ajudar a melhorar cada vez mais meu estilo de vida. Tenho muito medo desta doença, mas com estas dicas posso fazer um pouco por mim mesmo e por outros também.

  2. luciano disse:

    Eu achei muito importante a reportagem sobre o Câncer,porém sentir falta de mais profundidade no assunto

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s