Primeiro “templo ateu” será construído na Inglaterra

Alain de Botton defende que é possível erigir “um templo para o amor, a amizade ou o respeito”.

Ateus criticam muitos dos hábitos dos devotos seguidores de alguma fé. Mas agora parece que o ateísmo está querendo utilizar um elemento tipicamente religioso: erigir um templo de adoração.

O escritor Alain de Botton anunciou seus planos de construir o primeiro “templo ateu” do Reino Unido e, possivelmente, do mundo. Com a colaboração do arquiteto Tom Greenall , a obra será construída em Londres .

Dedicados à ideia de perspectiva, a torre negra terá cerca de 46 metros de altura, uma medida que remete à “verdadeira idade” da Terra: 4,6 bilhões ano. Ou seja, cada centímetro equivale 1.000 mil anos. Na base da torre haverá uma pequena lâmina de ouro de um milímetro de espessura, simbolizando o tempo de vida da humanidade na Terra.

Mas um lugar de culto não é o único elemento da religião organizada que ateus podem se beneficiar, diz de Botton. Ele entende que ateus como Richard Dawkins e Christopher Hitchens nunca irão convencer as pessoas que o ateísmo é uma forma atraente de olhar a vida, pois o ateísmo proposto pelos dois pensadores é “destrutivo”, por atacar as religiões, ao contrário de sua proposta de harmonia entre as religiões.. Em seu livro mais recente “Religião Para ateus”, o autor aponta que o design, a arte e a ideia de comunidade poderão inspirar e atrair seguidores de uma “vida sem Deus”.

Ainda não foi anunciada uma data final para a abertura do templo, mas ele espera edificar outros templos parecidos em todo o Reino Unido. Também não foi revelado quem arcará com os custos da obra.

“Por que as pessoas religiosas têm alguns dos mais belos edifícios na terra?”, pergunta Alain de Botton. “Chegou a hora dos ateus terem suas próprias versões das grandes igrejas e catedrais”.

Esse conceito já era defendido por ele no livro e agora deve se tornar realidade. “As religiões sempre souberam que um belo edifício é uma parte indispensável para firmarem a sua mensagem. Apenas os nossos livros não conseguirão fazer isso”.

Ele diz ainda que não precisa lembrar de um deus ou deuses em um local desse tipo. “Você pode construir um templo para tudo o que é positivo e bom. Isso poderia significar: um templo para o amor, a amizade ou o respeito”.

Traduzido e adaptado de Huffington Post e Dezeen / Terra

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Ateísmo e marcado , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Primeiro “templo ateu” será construído na Inglaterra

  1. Ana Claudia disse:

    Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas criadas. Tais homens são, por isso, INDESCULPÁVEIS; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes se tornaram NULOS em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração INSENSATO. Romanos 1:20-21.

    Quem Nele crê não é julgado, o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. João 3:18.

  2. Kayo disse:

    :>Ninguém merece,não dá pra negar a existência de Deus mas algumas pessoas acham que é chic ou inteligente dizer que Deus não existi

  3. Galhardo disse:

    Só era o q faltava nesse mundo…kkk Isso foi bom em certo sentido, agora acabei de ter uma idéia!! vou fazer um video sobre esse assunto. “Pois todo o q é nascido de Deus vence o mundo. Esta é a vitória q vence o mundo; a nossa fé.”(I João 5.4). “Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos vem de Deus, pq já muitos falsos profetas tem surgido no mundo.”(I João 4.1). Parabéns pelo artigo. Abraço.

  4. Junior Oliveira disse:

    O ser humano nasce com a necessidade de adorar algo, Deus colocou isso em nós ao nos criar, isso fica bem evidente nesta matéria. No caso dos ateus eles adoram a si mesmos…vai entender.

  5. Rodolfo Gonçalves disse:

    Se o ateísmo nega -se acreditar que existe um Deus e não é nenhuma forma de religião ( que sempre gira em torno de uma divindade ou entidade como queira denominar), por que querem construir um templo? O proposito em si já derruba a própria tese ateísta, ou haverá proselitismo da parte deles também , buscando converter outras pessoas. A verdade é por mais que tentem e se esforcem nunca apagarão a chama viva da fé que o Espirito concede ao que Crerem Jesus, prova esta que sem coerência com o que creem partiram pra apelação. Bom falar bem de Deus e exalta-lo é inesgotável mas falar mal e tentar nega-lo alem de limitado,desgastante e irracional logo como vai ser tal celebração vazia, vazia e quem frequentar vazios, vazios

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s