Em I Timóteo 4:1-5 Paulo não estaria ordenando os cristãos a comerem de tudo?

O texto de I Timóteo 4:1-5 fala da apostasia dos “últimos tempos”, quando falsos mestres propagariam “ensinos de demônios”, proibindo “o casamento” e exigindo a “abstinência de alimentos, que Deus criou para serem recebidos, com ações de graça, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade”. A isso é acrescentado: “pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ação de graças, nada é recusável, porque, pela Palavra de Deus e pela oração, é santificado”.

Algumas pessoas têm sugerido, equivocadamente, que nesse texto Paulo esteja eliminando todas as distinções entre alimentos “limpos” e “imundos” do Antigo Testamento (ver Lv 11), e que os cristãos do Novo Testamento têm hoje plena liberdade de comer, sem quaisquer restrições, de “tudo que Deus criou”. Ora, se esse fosse o caso, então estaríamos justificados em comer até mesmo a carne de outros seres humanos, também criados por Deus (Gn 1:26 e 27), o que é completamente inaceitável.

Abalizados comentaristas bíblicos têm reconhecido que a discussão de Paulo em I Timóteo 4:1-5 diz respeito a certas proibições alimentares antibíblicas, propagadas pelos gnósticos do 1.º século d.C. Os adeptos do gnosticismo criam que a matéria fora criada não por Deus, mas por uma divindade inferior (Demiurgo), sendo má em sua essência. Abstendo-se de relações sexuais e de certos alimentos “materiais” (especialmente de toda espécie de carne), criam que estavam dando provas de uma mais profunda espiritualidade, que levaria a alma a libertar-se futuramente de tudo o que é material.

Paulo contesta essa dicotomia gnóstica, ao afirmar que os verdadeiros “alimentos” foram criados pelo próprio Deus (e não por uma divindade inferior), sendo conseqüentemente bons e apropriados para o consumo. Portanto, o texto sob discussão não está dizendo que podemos comer de tudo o que Deus criou (alimentos e não alimentos),
mas apenas de tudo aquilo que Ele criou com o propósito específico de servir como alimento.

Texto de autoria do Dr. Alberto Timm, publicado na Revista Sinais dos Tempos, maio de 1998, p. 29.

Anúncios

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Alimentos Puros e Impuros, Perguntas e Respostas Bíblicas e marcado , . Guardar link permanente.

5 respostas para Em I Timóteo 4:1-5 Paulo não estaria ordenando os cristãos a comerem de tudo?

  1. Givanildo disse:

    Nós estamos com a verdade mesmo.

  2. Angelo Machado disse:

    Toda a lei de Deus e os seus ensinamentos, têm como unico objetivo a qualidade de vida do ser humano aqui na terra. Não precisamos guardar a lei e nem seguir qualquer uma das normas , inclusive a da alimentação… porém, isso nos prejudicará mental, fisica e espiritualmente, nos tornando pessoas doentes, de má indole, sem valores, sem caráter e pior do que tudo isso… sem amor, infelizes. Se vivermos à sombra de Jesus, aprendendo a amar à Deus e nosso próximo, certamente daremos ouvidos a tudo o que Deus nos aconselha a fazer, pois Ele sempre quer pra nós, o melhor. Seja você mesmo, não perca jamais a sua personalidade, mas não esqueça que Deus é o nosso pai e a Ele devemos tudo, por amor.

  3. valdir paulino disse:

    Se usar bateria ou pleybak com bateria na igreja é errado , porque os cd jovem ja vem, com este istrumento?

  4. romeu disse:

    preciso saber mais sobre o tema de 1 timoteo 4;1-5; qual era o problema na igreja com relaçao a casamento e alimemtos

  5. Marilena disse:

    o verdadeiro cardápio está em gênesis 1:29 e tb para os animais, lembre-se que Deus nos deixou livre arbítrio. Ele tava visando que as carnes se tornariam doentes.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s