O selo de Deus é o sábado ou o Espírito Santo?

Algumas pessoas têm dificuldade de harmonizar a função do Espírito Santo e o papel do sábado no selamento final do povo remanescente de Deus. Não resta dúvida de que a habitação do Espírito Santo na vida do crente é a maior evidência de que este se encontra em estado de salvação (ver Rom. 8:1-17; Gál. 5:16-26). Por esse motivo, o apóstolo Paulo se referiu ao Espírito Santo como “penhor” (II Cor. 1:21 e 22) e “selo” (Efés. 1:13; 4:30) da salvação. Ellen G. White acrescenta que “a todos os que aceitam a Cristo como um Salvador pessoal, o Espírito Santo vem como consolador, santificador, guia e testemunha”. – Atos dos Apóstolos, pág. 49.

Além disso, o Espírito Santo é também o agente selador e capacitador dos crentes para o cumprimento da missão evangélica. Comentando os derradeiros momentos antes da ascensão de Cristo, Ellen G. White diz que “a visível presença de Cristo estava prestes a ser retirada dos discípulos, mas uma nova dotação de poder lhes pertencia. O Espírito Santo ser-lhes-ia dado em Sua plenitude, selando-os para a sua obra” (Atos dos Apóstolos, pág. 30). Em relação ao Pentecostes, a mesma autora afirma que “os que creram em Cristo foram selados pelo Espírito Santo”. – Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 6, pág. 1.055.

O processo de restauração das verdades bíblicas pelos pioneiros adventistas do sétimo dia também foi selado, ou seja, aprovado pelo Espírito Santo. “Muito bem sabemos nós como foi estabelecido cada ponto da verdade, e sobre ele posto o selo pelo Espírito Santo de Deus” (Mensagens Escolhidas, vol. 2, págs. 103 e 104). Descrevendo sua participação em algumas reuniões em South Lancaster, Massachusetts, na década de 1880, a Sra. White menciona que “o Senhor ouviu nossas súplicas, e Seu Espírito colocou o Seu selo à nossa obra” (Review and Herald, 15 de janeiro de 1884, pág. 33). Ainda hoje, Deus “deseja que Sua obra seja levada avante com proficiência e exatidão, de modo que possa pôr sobre ela o selo de Sua aprovação”. – Atos dos Apóstolos, pág. 96.

Mas a função seladora do Espírito Santo no plano da salvação não conspira contra a identificação do sábado como “o selo do Deus vivo” (Apoc. 7:2; 9:4) no desfecho da grande controvérsia entre a verdade e o erro (ver Apoc. 12:17; 14:9-12). Em realidade, o Espírito Santo é concedido aos que obedecem a Deus (Atos 5:32) e, por essa razão, Ele é chamado por Cristo de “o Espírito da verdade” (João 14:17; 15:26; 16:13). Sua obra é conduzir os seguidores de Cristo “a toda a verdade” (João 16:13), da qual faz parte o quarto mandamento do decálogo, que ordena a observância do sábado (Êxo. 20:8-11; cf. Sal. 119:142).

Ellen G. White afirma que “o sábado foi inserido no decálogo como o selo do Deus vivo, identificando o Legislador, e tornando conhecido o Seu direito de governar. Era o sinal entre Deus e Seu povo, um teste de sua obediência a Ele. Moisés foi ordenado a lhes dizer da parte do Senhor: ‘Certamente, guardareis os Meus sábados; pois é sinal entre Mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que Eu sou o Senhor, que vos santifica’ [Êxo. 31:13]. E quando alguns do povo saíram no sábado a recolher o maná, o Senhor indagou: ‘Até quando recusareis guardar os Meus mandamentos e as Minhas leis?’ [Êxo. 16:28].” – Sings of the Times, 13 de maio de 1886, pág. 273.

“A obra do Espírito Santo é convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo. O mundo só será advertido ao ver os que crêem na verdade sendo santificados pela verdade, agindo por princípios altos e santos, demonstrando em sentido alto e elevado a linha divisória entre aqueles que guardam os mandamentos de Deus e aqueles que os pisoteiam a pés. A santificação do Espírito demarca a diferença entre aqueles que têm o selo de Deus e aqueles que guardam um dia de repouso espúrio.” – Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 7, pág. 980.

Portanto, a habitação santificadora do Espírito Santo na vida é o selo da salvação do crente, que permanece nele enquanto este permitir que o Espírito Santo o conduza “a toda a verdade” (João 16:13). No conflito final entre a verdade e o erro, a humanidade acabará se polarizando entre os que observam o sábado bíblico instituído por Deus e os que veneram o domingo de origem pagã. Nesse contexto, o sábado assumirá a função de sinal escatológico de lealdade incondicional a Deus.

Texto de autoria do Dr. Alberto Timm Revista do Ancião (janeiro – março de 2007).

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5 respostas para O selo de Deus é o sábado ou o Espírito Santo?

  1. Rony lima disse:

    O texto não deixa duvidas, apoiado na biblia e nos escritos de ellen g.w , fica claro, o sábado é o selo, o sinal de fidelidade do povo de Deus nos dias atuais e pricipalmente nos ultimos dias.

  2. Alexandre Caetano disse:

    Quero ser selado no sentido de aprovado por Deus e ter o selo que identifica o povo de Deus.
    O 1º é o Espírito Santo
    O 2º é o Sábado

    A Paz!

  3. robenval disse:

    ainda tenho duvidas que o selo seja o sabado , pois sempre tem comentarios de ellen como ela afirmando , mas na biblia vejo o sabado como sinal e nao como selo , preciso de algumas passaegns biblicas falando claramento que o sabado eh o selo de Deus pq apenas vejo como sinal. nao tenho duvidas sobre o sabado sei q eh importante apenas nao consigo ver nesse ponto de vista ele sendo o sela

  4. Antonio Carlos disse:

    O espírito Santo sempre foi a agente da trindade em todos os períodos do mundo, más na igreja Corpo de Cristo que ele mesmo veio formar, foi derramado sem medida aos que creem, assim como o sangue de Jesus que foi todo derramado na cruz do calvário. Sem sangue não há remissão de pecados, sem sangue não há vida. A igreja corpo de Cristo é assistida pelo Espirito Santo, que é o sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. Hebreus 12:24. Não querendo causar dissenções, más creio que o selo é o Espírito Santo da promessa… A Paz do Senhor Jesus, amados irmãos.

  5. Davi disse:

    O sábado é sem dúvida muito importante para o cristão. Deve sim ser guardado, ainda mais com um mundo capitalista tão ganancioso quanto o em que vivemos. Mas o Espírito Santo vem primeiro por ser uma das três identificações de Deus. Porem isso não quer dizer que o Espírito Santo seja o SELO e sim que o Espírito Santo possa selar os que guardaram o sábado. Isso faz do sábado o selo. O Espírito Santo não pode ser sinal ou selo por ser uma das três representações de Deus.

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