Teria Ellen White se equivocado ao identificar as “batidas misteriosas” na casa das irmãs Fox com o surgimento do espiritismo moderno?

As famosas “batidas misteriosas” foram observadas pela primeira vez na casa da família de John D. Fox, em Hydesville, Nova York, no final de março de 1848 e, depois, em Rochester e outros lugares no Oeste de Nova York. A casa da família Fox tinha a reputação de ser assombrada e, em 1848, as irmãs Kate, Margaret e Leah alegaram ouvir batidas misteriosas de um espírito que se identificava como Sr. Splitfoot, que havia sido morto naquela casa, e com o qual elas podiam  se comunicar.

Em agosto de 1850, Ellen White recebeu uma visão na qual foi-lhe mostrado que tais batidas misteriosas eram parte da obra de Satanás para enganar a humanidade nos últimos dias. O conteúdo dessa visão foi publicado em 1851 no primeiro livro de Ellen White, intitulado A Sketch of the Christian Experience and Views of Ellen G. White [Esboço da Experiência Cristã e Visões de Ellen G. White] (págs. 47 e 48), e republicado posteriormente nos livros Primeiros Escritos (págs. 59 e 60) e Vida e Ensinos (págs. 168-170).

Mas em 1855, Kate e Margaret Fox admitiram publicamente que elas mesmas haviam causado as batidas misteriosas, sem qualquer envolvimento sobrenatural na questão. Esse fato acabou convencendo alguns críticos de Ellen White de que ela havia se equivocado ao identificar tais batidas como de origem satânica. Posteriormente, no entanto, as próprias irmãs Fox esclareceram que as batidas misteriosas foram realmente de origem sobrenatural, e que elas as haviam negado publicamente devido à pressão popular que estavam enfrentando. Mas esse esclarecimento posterior não conseguiu desfazer completamente a noção de que as batidas misteriosas não passavam de mera farsa.

Ainda que houvessem dúvidas a respeito dos testemunhos contraditórios das irmãs Fox, jamais poderíamos desconhecer a importância que os próprios espíritas atribuem às experiências sobrenaturais por elas vivenciadas. Em 1948 a Associação Nacional Espírita dos Estados Unidos publicou o Centennial Book of Modern Spiritualism in America [Livro do Centenário do Espiritismo Moderno na América], reconhecendo a experiência na casa da família Fox, em 1848, como assinalando o surgimento do espiritismo moderno.

Em junho de 1992, visitei pessoalmente o local da casa da família Fox, em Hydesville, Nova York, onde existe uma pedra angular com a seguinte inscrição: “Local do nascimento e santuário do espiritismo moderno. Erigido mediante as mais generosas contribuições de espíritas e seus amigos ao redor do mundo, em honra a cada médium espírita desde os dias das irmãs Fox, em 1848, até aos nossos médiuns espíritas do presente e do futuro. Esta pedra angular foi comprada e colocada pelo Ministério da Ciência Espiritual e Divina e pelos amigos, no dia 4 de julho de 1855.”

Isto significa que tanto o testemunho posterior das irmãs Fox como o reconhecimento dos próprios espíritas modernos confirmam a origem sobrenatural das batidas misteriosas, interpretadas por Ellen White como de origem satânica.

Texto de autoria do Dr. Alberto Timm, publicado na Revista do Ancião (abril – junho de 2003)

Reitor do Salt e coordenador do Espírito de Profecia na Divisão Sul-Americana, é quem responde.

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Artigos Revista do Ancião, Espiritismo e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Teria Ellen White se equivocado ao identificar as “batidas misteriosas” na casa das irmãs Fox com o surgimento do espiritismo moderno?

  1. Foconaverdade disse:

    Por favor… mesmo que realmente elas admitissem que elas haviam mentido e que as batidas eram realmente sobrenaturais, não significa nada. Eu mesmo falaria exatamente isso se estivesse no lugar de Ellen White, e pra isso não precisaria de uma visão.
    Baseado na fama de Ellen White, dizer algo que qualquer cristão diria não é nada demais.

  2. raquelbabi disse:

    Vi o conteúdo do site Foconaverdade, que vive criticando os textos e estudos apresentados pela igreja adventista, e descobri que se trata exatamente disso: um site voltado para atacar a igreja adventista e causar descrédito nas mensagens de Deus, que são divulgadas com tanto amor pelos povo de Deus, para que todos possam ter a chance de serem salvos por Jesus. É muito triste ver uma coisa dessas: uma pessoa dedicando sua vida para atacar a linda mensagem de salvação que Deus quer que todos conheçam. Mas ao mesmo tempo sei que isso também faz parte das profecias, e que o inimigo de Deus usaria todas as armas (e pessoas) possíveis para atacar a Verdade. Devemos orar e nos colocar nas mãos de Deus para não deixarmos nossa fé se abalar por essas dúvidas infundadas que o inimigo vem tentando disseminar até entre o povo de Deus. A Bíblia, Palavra de Deus, deve ser nosso único guia e regra de fé, assim como aconselha a irmã Ellen White. Temos que estudá-la diligentemente para podermos distinguir entre a Verdade e as mentiras e os enganos de Satanás. Que Deus os abençoe.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s