O Cristão e as Novelas

De vez em quando, assisto a uma novelinha em casa. Todavia, percebo que há alguns irmãos na igreja que me recriminam e até me criticam por isso, e me dizem que a novela destrói a família cristã e seus valores. Será que estou errada? Será que estou pecando por isso? Ajude-me.

Vou lhe apresentar quatro razões bíblicas para um cristão jamais desperdiçar seu precioso tempo e até colocar em dúvida os padrões morais e espirituais de Deus para a família e os relacionamentos cristãos, assistindo a telenovelas e filmes, sejam nacionais ou não:

1) As novelas corrompem a imaginação de quem as vê.

A grande batalha de Satanás agora é pelo terreno da mente humana, especialmente pelo controle da mente dos juvenis e jovens. Como cristãos, deveríamos evitar tudo aquilo que tem contribuído para a degeneração e corrupção da nossa mente.

O que dizer do sensualismo fora de contexto, do chamado “amor livre’; do sexo sem compromisso, das inúmeras traições nos triângulos amorosos que filmes e especialmente as novelas “pregam” todos os dias em milhões de lares? Não se esqueça de que somos transformados diariamente por aquilo que contemplamos.

2) A maioria dos autores de novelas e filmes tem o espiritismo como filosofia espiritual de vida.

Não podemos nos “alimentar” dessas fontes de cisternas rotas. A Palavra de Deus deve ser nossa única regra de fé e de prática diária. Há muita gente boa, nas nossas fileiras, que está sendo consumida diariamente pelas vãs filosofias do espiritismo chamado “moderno”; não apenas nas telenovelas e filmes, que trazem em suas apresentações as mais distintas formas do “antigo” engano do Éden.

A velha serpente continua dizendo em sua interminável sessão mediúnica: “É certo que não morrereis” (Gn 3:4). Cuidemos porque hoje em dia é “chique” ser espírita, e lembremo-nos de que os princípios de Deus continuam sendo imutáveis, O espiritismo será o grande engodo de Satanás no “tempo do fim”.

3) O espiritismo será a última investida de Satanás contra os filhos de Deus espalhados por toda a Terra, antes da volta de Jesus.

O espiritismo tem crescido em proporções alarmantes ao redor do mundo. Além das novelas e filmes, há dezenas de “escritores” na atualidade que estão tendo um sucesso internacional bombástico. Há milhares de livros no setor de “auto-ajuda”. A grande pregação dessa literatura é que você pode tudo, o que falta é só você descobrir a força que há dentro de você e aprender a usá-la a seu favor.

Ao contrário do que prega esse setor “literário”, Jesus disse categoricamente: “Sem Mim nada podeis fazer” (Jo 15:5). Algum tempo depois o apóstolo Paulo focaliza o mesmo princípio dizendo: “Tudo posso nAquele que me fortalece” (Fp 4:13). Nossa suficiência é Cristo, o resto é palha.

4) O exemplo de vida da maioria dos “astros e estrelas” das novelas e filmes é pouco recomendável.

Há uma verdadeira idolatria por parte de milhares de adolescentes, jovens e adultos quando o tema é “astros e estrelas” de novelas e filmes. Que lástima ver pessoas iludidas com banalidades como essa! Os “astros e estrelas” definitivamente não são um exemplo de vida, especialmente quando o assunto é relacionamento com o sexo oposto ou, pior do que isso, relacionamento com pessoas do mesmo sexo.

A Bíblia diz: “Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis” (Mt 7:20). Nosso verdadeiro astro e nossa única estrela é Cristo. Ele disse: “Eu sou a luz do mundo; quem Me segue não andará nas trevas, pelo contrário, terá a luz da vida” (Jo 8:12). A analogia de Jesus é perfeita! O que o Sol é para o mundo físico, Jesus é para o mundo espiritual.

Pastor Otimar Gonçalves – Revista Adventista, JUNHO 2007.

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Entretenimento Cristão e marcado , . Guardar link permanente.

13 respostas para O Cristão e as Novelas

  1. Eu acrescentaria um quinto motivo, o fato de algumas novelas falarem de horóscopo.

  2. Santos Joaquim disse:

    CONCORDO COM O TEXTO, DEUS É BEM CLARO SOBRE TEATRO E OUTRAS DISTRAÇÕES (NÃO CONFUNDIR COM RECREAÇÃO), ORA O QUE É UMA NOVELA SENÃO TEATRO? E DA PIOR ESPÉCIE!

  3. Pingback: O Cristão e as Novelas | Adventismo em Foco

  4. Almeida Sequeira disse:

    O tempo que se perde a ver e ouvir coisas que ofendem a Deus, poderia ser para estudar a Sua palavra. O que se vê nas novelas? intrigas, invejas, assassinatos. sempre que um cristão se senta a ver filmes ou novelas Satanás fica feliz, porque o tem afastado de Deus.

  5. irmão leitor disse:

    Uma pessoa me falou de uma reunião de oração que ocorria enquanto a tv exibia uma novela que abordava a reencarnação. Eles pediam que mais pessoas pudessem ser “evangelizadas” em seus próprios lares.

  6. Alsenira disse:

    Gostava muito de v novlas,mais quando ouvir um otimo sermão na igreja,parei de fik pensando direto,nenhuma muda minha opinião a respeito de Deus.

  7. sivin disse:

    realmenta novela e uma armadilha de satanas.pra sai so com muita oraçao. e
    se entregar nos braço de Deus.

  8. Robson Silva disse:

    Amigos irmãos!
    Uma das questões aqui, que mais pesa na minha compreensão é quanto à qualidade da programação e mormente no que diz respeito ao uso do tempo.
    Ellen G White em parábolas de Jesus a partir da página 325 vamos encontrar um ensino formidável quando ela aborda a questão do tempo.
    O tempo é curto e nada supera toda a computação em nossa existência.
    Teremos que dar contas ao Criador de cada segundo desperdiçado na alimenhtação do egoísmo.
    Que Deus nos ajude a superar nossas fraquezas – Cada um tem a sua fraqueza, mas Ele trata cada um de nós como se fosse o único – Reflitamos neste AMOR e confiemos nele.

  9. master casa disse:

    ficar sem novela e ficar longe de satanas, se voce realmente quer isto,faça, mais cuidado ele nao te dara sussego, vai te dar fome, sede, insonia. mais nao desista eu venci, e voce tambem com a graça de Deus, hoje sou uma pessoa feliz,tenho bastante tempo para Deus, durmo cedo, me sinto muinto feliz e liberto das garras de satanas.estou ate pregando o evangelho de cristo. nao da para servir a dois senhores, ao mesmos tempo,

  10. Jack Benete disse:

    Concordo com praticamente tudo o que está escrito nos “motivos para não assistir a novelas”, mas daí a concordar com a posição de algumas pessoas de ficar recriminando e criticando a outras em relação a assistir a novelas eu não concordo, tem muita gente metida a santo que critica a coitada da mulher porque ela assiste novela, mas em casa faz coisas piores do que o tal ato.

    Não assisto novela, não gosto. É muito difícil eu assistir a algum filme, e quando o faço procuro um filme mais limpo de pecado possível, o problema não está nos filmes e nas novelas pois foi a irmã White mesmo quem falou que as pessoas deviam ser conquistadas de novas e variadas formas, há bons filmes, inclusive bons filmes cristãos, generalizar “assistir filme” como sendo pecado é no mínimo tolo. O problema não está no teatro ou nos filmes, está nos roteiros de hoje em dia. Ora, não foi Jesus mesmo quem usou de parábolas? Não há problema em história de ficção, o problema é como tem sido usado hoje em dia abordando assuntos de pecado.

    Enfim, quem eu conheço que assiste a novelas e filmes do mundo, eu dou minhas dicas e conselhos quando oportuno, mas daí a discriminar e criticar já é demais, será que Jesus ficaria criticando, discriminando e criando preconceitos com quem assiste a novelas e filmes? Acho que não né? Muito feio isso, abram o olho.

  11. Caro Jack,

    Não vi nenhum comentário de pessoas aqui julgando, discriminando ou criando preconceitos a outras por assistirem novelas. O único comentário que vi aqui julgando pessoas foi o seu.

  12. joe_dia disse:

    Louvado seja Deus pelo que foi escrito nesse Blog sobre os perigos das novelas, com certeza quem escreveu não criticou pessoas, mas sim a prática. Gostaria de deixar um comentário de Ellen White sobre I Coríntio 3:12, onde ela fala sobre as novelas.
    Minha Consagração Hoje, 1989, página 89 “As novelas não devem entrar nos lares dos que creem em Cristo. Não apresenteis aos jovens aquilo que é representado como madeira, feno ou palha, porque isto envenenará o apetite por aquilo que representa o ouro, a prata e as pedras preciosas. A inclinação para a leitura barata e vã deve ser estritamente combatida.”
    Deus nos ajude a perceber a urgência dos dias em que estamos vivendo, e que possamos buscar o “reavivamento prometido” por Ele a nós.

  13. Jackson Benete disse:

    Ola Pessoa do Blog, nao me referia a pessoas daqui do blog, acho que voce nao interpretou meu texto, ou nao leu com atencao suficiente.
    Infelizmente algumas pessoas se acham superiores a outras por nao assistirem novelas, assim como existem pessoas que se acham superiores a outras por guardarem o sabado. Conheco adventistas que julgam cristaos e nao cristaos por assistirem novelas, e ja presenciei isso, nao havia dito que alguem aqui do blog havia julgado.

    Shalom!

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s