Quando o Perdão é Uma Mentira

No programa de hoje o Pr. Ivan Saraiva trata de um tema interessante: Quando o perdão é uma mentira? Será que sempre perdoamos? Será que existem falsos perdões? Como saber quando perdoamos de verdade? Assista!

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Perdão e Temas Relacionados, Pr. Ivan Saraiva, Sermões, Vídeos e marcado , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Quando o Perdão é Uma Mentira

  1. dsa1705 disse:

    BELÍSSIMA APRESENTAÇÃO. PARABÉNS AO PASTOR SARAIVA. GOSTARIA QUE ALGUÉM QUE LER ESSE COMENTÁRIO, ME ESCLAREÇA ESSA QUESTÃO: ESTOU IMPEDIDO DE SER BATIZADO PELO VOTO DSA2005/246, POR EU TER SIDO EXCLUÍDO (NÃO REMOVIDO) DA COMUNHÃO EM 2000. NA OCASIÃO EU HAVIA ACEITO O DIVORCIO PEDIDO PELA MINHA EX COMPANHEIRA CUJA QUAL, NÃO ERA ADVENTISTA. COM O CASAMENTO DESFEITO E A MINHA EXCLUSÃO DOS LIVROS DA IASD, PASSADOS DOIS ANOS, DECIDI COMEÇAR UMA VIDA NOVA COM OUTRA PESSOA, PORÉM, NÃO ME CASEI NOVAMENTE. A PALAVRA DE DEUS NÃO ME PERMITIA UM CASAMENTO COM ALGUÉM DA IGREJA, SOB PENA DE EU A COLOCAR SOB PECADO CONFORME ENTENDEMOS EM MAT. 19:9. ENTÃO, ESCOLHI UMA PESSOA SEM RELIGIÃO PARA RECOMEÇAR MINHA VIDA. POR HAVER SIDO UM DIVORCIO CONSENSUAL, NÃO HOUVE NENHUM PROBLEMA POR PARTE DA MINHA EX COMPANHEIRA.
    PASSADOS 8 ANOS DE MINHA NOVA RELAÇÃO, MINHA EX COMPANHEIRA PEDIU ESTUDO BÍBLICO E AO FINAL DECIDIU BATIZAR-SE. O PASTOR QUE A BATIZOU NÃO VIU EMPECILHO ALGUM PARA QUE ISSO FOSSE FEITO. AGORA MINHA ATUAL COMPANHEIRA, APÓS O BATISMO DA MINHA EX, TAMBÉM DECIDIU ESTUDAR A BÍBLIA E ABANDONAR O VÍCIO DO TABACO COM MUITO ESFORÇO. NOS CASAMOS APÓS 10 ANOS DE CONVIVÊNCIA MARITAL EM QUE TIVEMOS O PRIVILÉGIO DE TER UM CASAL DE FILHOS JUNTOS. UM MENINO COM 08 ANOS E UMA MENINA COM QUASE 07 ANOS DE IDADE. O CASAMENTO NO CIVIL FOI REALIZADO EM 01/12/2011. A FICHA BATISMAL DE MEU REBATISMO E BATISMO DE MINHA ATUAL COMPANHEIRA FOI LEVADA A VOTAÇÃO ATRAVÉS DO PASTOR DISTRITAL PERANTE A COMISSÃO DE UMA IGREJA ORGANIZADA E NÃO HOUVE NENHUM VETO. PORÉM AO CHEGAR ÀS MÃOS DO SECRETÁRIO DA ASSOCIAÇÃO DE ONDE RESIDO, O SECRETÁRIO VETOU VEEMENTEMENTE, SOB PENA DE SER RESPONSABILIZADO ELE E O PASTOR DISTRITAL POR DESCUMPRIR A ORDEM EXPRESSA NO VOTO JÁ MENCIONADO DA DIVISÃO SUL AMERICANA DA IASD. SINTETIZANDO: TIVE O PERDÃO DE MINHA EX COMPANHEIRA SE ACASO ALGUM DIA ELA ACHOU QUE A FERI, TIVE O PERDÃO DA IGREJA QUE ENTENDEU O MEU CASO, BEM COMO A COMPREENSÃO DO PASTOR DISTRITAL, MAS NÃO CONSIGO O PERDÃO DA ADMINISTRAÇÃO GERAL DA IASD NA AMERICA DO SUL. ME FOI IMPOSTO UM CASTIGO OU DISCIPLINA QUE TERÁ QUE DURAR “APROXIMADAMENTE QUASE 10 ANOS A PARTIR DO MEU CASAMENTO CIVIL”. ONDE ENCONTRO EMBASAMENTO PARA TAL DISCIPLINA NA BÍBLIA OU NO ESPÍRITO DE PROFECIA? ME ESCLAREÇAM OU ME AJUDEM. NUNCA DEIXEI DE SER ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA. NÃO PELO NOME, MAS PELO QUE CREMOS.

  2. Rogério Martins disse:

    Irmão,

    tenho certeza de que só Deus para fazer justiça. Como humanos tentamos reconhecimento do certo e errado, fazer diferença do trigo e do joio, mas cabe a Deus e seus anjos essa tarefa. Até mesmo a liderença da igreja toma decisões erradas e pode estar cometendo pecado maior. A bíblia só autoriza o novo casamento quando ocorre o adultério por parte de sua antiga companheira, deixando-o livre para a escolha de uma nova parceira.

    Esteja em paz com Deus que é o mais importante. Seja feliz em seu atual casamento e ore pela liderança da igreja estendendo seu perdão, ainda que não pareça merecido. Da forma com que perdoar, serás perdoado, é a promessa bíblica. Jesus é teu melhor amigo, nEle você pode confiar plenamente.

    Abraço,

    Rogério
    Viamão/RS

  3. dsa1705 disse:

    Obrigado amigo Rogério! Suas palavras foram medidas uma a uma e a síntese é ver Jesus como Salvador e não a organização religiosa a qual você ou eu pertencemos. Há um porém. Quantos foram atingidos por esse voto e quantos ainda poderão ser atingidos caso esse voto persista não sei por quanto tempo?
    O Guia Para Secretaria de Igreja impresso pela Casa em 2007, contém o que um secretário
    precisa conhecer para o domínio de seu trabalho e para procedimentos práticos na tarefa de conduzir a área da secretaria na Igreja. Há um capítulo intitulado: Programa de Resgate na pag. 69 com a seguinte recomendação: “Quase a totalidade dos membros da igreja tem um parente, um amigo, ou irmão que cantou, orou, testemunhou e conviveu com a igreja, mas agora não está mais entre eles”. A maioria desses casos envolve o pecado do adultério e a dificuldade de convivência conjugal. É um belo programa, porém na prática não funciona, pois os que precisam ser resgatados vão precisar passar pelo mesmo drama que eu. Pesquise irmão, se a secretaria da igreja que você congrega realizou esse programa e em que anos.
    Querido(as) Irmão(ãs):
    Estamos diante de um desafio muito grande.
    Sua igreja está preocupada com aqueles irmãos que, por esse motivo, abandonam nossa igreja cada ano, deixando nossas fileiras e os caminhos do Senhor? São parentes nossos, amigos queridos, pessoas amadas por Deus.
    É hora de fazermos alguma coisa em favor desses irmãos cumprindo a ordem de Cristo: “Ide às ovelhas… da casa de Israel” (Mat. 10:6), conduzindo-as de volta ao aprisco do Senhor. pag. 72.
    Acredito no perdão de Deus, mas a força que advém do apoio da igreja é muito valioso para minha salvação e a de todos os que se acham nessa situação. Pensem nisto.

  4. Galhardo disse:

    Amigo dsa 1705 por acaso estava passando por aqui, vendo como sempre alguns artigos do blogger, e me vi de cara com o seu comentário, costumo não só ler os artigos, mas tbm olhar os comentários escritos. E se vc me permitir gostaria de acrescentar algo: Observe q em Mateus 19 Jesus está sendo interrogado por uma classe de judeus fariseus.” Aproximaram-se dele alguns fariseus que o experimentavam, dizendo: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? “(verso 3). Note q esses mesmos homens q perguntam isso tbm viviam em adultérios, pois quando pedem um sinal para Jesus Ele diz: “Mas ele lhes respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o do profeta Jonas; (Mateus 12.39). Percebeu? Eram homens cruéis, sem nenhum escrúpulos, somente com a intenção de humilhar Jesus. Jesus, porém sabendo seus desígnios e suas intenções, repreendeu-os dizendo-lhes:”Respondeu-lhe Jesus: Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne?
    Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem. (versos 4-6). Qual era o foco da mensagem de Jesus? Era repreender os fariseus por querer o experimentar (verso 3). Preste bem atenção agora a pergunta deles [fariseus] “Responderam-lhe: Então por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la? (verso 7), E qual a sua resposta? “Disse-lhes ele: Pela dureza de vossos corações Moisés vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas não foi assim desde o princípio.” (verso 8), percebeu amigo? dureza de coração. Esses mesmos homens (fariseus), eram descentes daqueles q no deserto (hebreus), eram duros de coração em não acreditar no q Moisés lhes dizia. Porém a uma coisa muito importante em todo o contexto. Veja:” Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; [e o que casar com a repudiada também comete adultério.] “(Verso 9). Percebeu? “Repudiar” viu q o contexto fala de várias coisas, divórcio, repudio, pergunta experimentar e repreensão. Agora amigo veja a beleza da resposta do mestre Jesus quando os discípulos lhes interrogam: “Disseram-lhe os discípulos: Se tal é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.” (verso 10). Essa é a resposta principal para entendermos bem o assunto:” Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem aceitar esta palavra, mas somente aqueles a quem é dado. “(verso 11). Note q Ele ainda explica q alguns se há eunucos q nasceram assim, e há eunucos q os homens os fizeram…”(verso 12). Entendeu? Nem tudo o q está escrito são para nós. Somente quando realmente achamos q são. Embora sabendo q nós não podemos mudar o texto e tirá uma única frase deste mesmo. Fico muito feliz porque nosso Jesus Cristo nos revela coisas q são ocultas para alguns. Acredito q no seu caso não há culpa nenhuma. Abraço.

  5. dsa1705 disse:

    Mais uma vez muito obrigado amigo Galhardo.
    Gostaria que a comissão diretiva da Divisão Sul-Americana da IASD, autora e promotora desse voto, (confira no livreto Guia para Secretaria de Igreja, 2a edição – 35.535 mil exemplares
    2010, pag. 38) assim entendessem. Poupariam tantos outros de passar pela decepção de um casal convidado a se levantar diante de um apelo SENSACIONAL de um consagrado Pastor ao final de seu sermão sobre Perdão relatado em Mat 18:11 a 22, num contexto entre um diálogo entre seus próprios discípulos, que se achavam uns melhores que outros, quando na verdade, todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rom 3:23): – Porque ir à frente…para fazer papel de BOBOS, se não podemos nos batizar. Diz a esposa ao marido. Cenas como essas seriam evitadas se fosse praticado o disposto no Manual da Igreja cap 14 sub título Prontidão e Sensatez no Processo de Disciplina.”A Igreja tem o dever de tratar do processo de disciplina dentro de um tempo razoável e então comunicar as suas decisões com delicadeza e
    prontidão. A aplicação da disciplina, em si, é um processo doloroso. Uma coisa que aumenta a frustração e o sofrimento do membro individual e da própria igreja local, é a demora na administração da disciplina”.
    Abraço e obrigado mais uma vez pela força.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s