Como Lidar com os Fracos

“Se teu irmão pecar [contra ti], vai agui-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.” (Mateus 18:15)

Ao analisarmos a maneira como Deus exprime as facetas multicoloridas de Seus atributos morais, ou seja, amor e justiça, um misto de reverência e admiração invade nossa alma. Já na esfera humana, a combinação amor/justiça fica quase sempre a desejar. Por esta razão, às vezes vemos membros e ex-membros tristes, amargurados e ressentidos.

Fato corriqueiro, hoje em dia, é encontrar irmãos com a alma profundamente ferida. Uns são agressivos; outros fechados, de pouca conversa. Alguns se escondem; outros partem para o ataque. Poucos se mostram humildes e pacientes.

Não é fácil lidar com os que erram. Célia havia transgredido um mandamento da Lei, e seu deslize causou vitupério à igreja. Ela estava ciente de que errara. Houve, porém, uma falha lamentável: sem que ninguém a houvesse visitado para orar por ela, seu nome foi eliminado do rol de membros. Além disso, foi duramente criticada pelas pessoas que, antes, mantinham relações de amizade com ela. Num momento em que estava desejosa de reatar sua vida espiritual com Cristo, foi abandonada por todos. “Estou magoada e ressentida”, disse ela a alguém que a encontrou fazendo compras numa feira.

Não foi fácil recuperar a confiança dessa ovelha ferida. Muitos anos se passaram, até que ela retornou ao aprisco do Senhor.

O Espírito de Profecia adverte: “Quando alguém comete uma falta, outros não raro tomam a liberdade de agravar tanto quanto possível o caso. Indivíduos que provavelmente cometem faltas da mesma gravidade, embora de natureza diversa, ousam tratar seu irmão com cruel severidade.” – Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 246.

Talvez você mesmo seja uma alma ferida por uma injustiça praticada contra seu caráter. Pode ser também que, uma vez ou outra, você tenha ferido a sensibilidade de alguém. O que fazer? Não alimentar ódio nem ressentimento, e pedir que Deus derrame em seu coração a paciência e a benignidade que só o amor possui.

Pensamento para Reflexão: Só os que amam são capazes de lidar pacientemente com os que erram.

Texto de autoria do Pr. Rubens da Silva Lessa, publicado no livro de meditações Matinais, A Esperança do Terceiro Milênio, pág. 83.

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Cristianismo Prático, Meditações Diárias e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Como Lidar com os Fracos

  1. Jose Miguel Ferreira disse:

    Eu sei que nao e facil lidar com quem erra, mas lidar com quem nos critica ainda e mais deloroso

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s