Viver por Jesus é Garantia de Boa Colheita

Deus criou as leis que governam este universo. Estas leis não podem ser quebradas livremente. Pegue a lei da gravidade, por exemplo. Se você pular do telhado de sua casa não vai sair voando, mesmo se estiver sob efeito de drogas. Você vai cair. Funciona sempre.

Deus descreve uma de suas leis em Gálatas 6:7-9: “Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá. Se plantar no terreno de sua natureza humana, desse terreno colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna. Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita”.

O fato de você colher o que planta é chamado de Lei da Colheita. É uma lei da vida. Esta lei, assim como a da gravidade, funciona sempre e tem três partes:

Você colhe o que planta. Você colhe mais tarde o que planta. Você colhe mais do que planta.

Esta lei está relacionada com as nossas escolhas e também com os nossos pensamentos. Pois o que você pensa é o que você obtém.

Vamos imaginar que você tenha um jardim e deseja cultivar tomates. Vai à loja e compra um pacote de sementes de tomates, planta as sementes e espera. Mais tarde as sementes brotam e começam a crescer e dar frutos. Mas, em vez de o fruto crescer redondo como tomate, ele cresce longo, fino e verde. Você terá que comer pepino por um bom tempo!

Pacote certo, semente errada. Você plantou pepino acidentalmente e colherá o que plantou. A lei da colheita também funciona na vida com relação aos pensamentos. Você provavelmente já ouviu alguém dizer:

Plante um pensamento, colha uma ação. Plante uma ação, colha um hábito. Plante um hábito, colha um estilo de vida. Isso funciona sempre.

Pensamentos imorais, por exemplo. Aonde eles vão dar? Uma garota de 15 anos escreveu: Eu me sinto tão culpada. Espero que nunca aconteça novamente. Começou com pensamentos impuros. Deixei-os continuar livremente. Logo, eu queria satisfazer aqueles pensamentos. Então eu os satisfiz. Depois eu me via deixando os rapazes tocarem meu corpo todo o tempo. Não demorou muito antes de eu ir até o fim.

Observe os três estágios pelos quais ela passou:

1. Ela plantou pensamentos impuros e colheu um desejo de satisfazer esses pensamentos, permitindo que um rapaz tocasse seu corpo indevidamente.

2. Ela plantou uma ação deixando um rapaz tocar seu corpo e colheu o hábito de deixar rapazes tocarem nela sempre.

3. Ela plantou rapazes tocando nela sempre e colheu um relacionamento sexual antes do tempo e a culpa que vem com isso.

Um estilo de vida impuro não “acontece” simplesmente. Você não acorda de manhã e decide: “Hoje eu vou fazer sexo (ou ficar bêbado ou enganar alguém ou…)”. Um estilo de vida impuro é a soma de hábitos impuros, e hábitos impuros vêm somente de repetidas ações impuras. E ações impuras vêm de pensamentos impuros.

Você reconhece alguma área da sua vida onde tem colhido coisas erradas porque tem plantado coisas erradas? Você plantou sementes pensando que era tomate. Cada manhã você observa o canteiro e nada parece brotar. Dias depois você está desanimado: – Não deu certo. Não colherei nada.

A maioria das pessoas têm o mesmo sentimento a respeito de seus pensamentos. Elas plantam pensamentos impuros, mas porque nada acontece de imediato, elas se sentem à vontade para continuar a ter os mesmos pensamentos. Elas acreditam que não haverá nenhuma colheita. Como resultado, elas plantam, plantam e plantam. Mais tarde, talvez muito mais tarde, os brotos comecem a crescer. Logo, os frutos de seus pensamentos secretos tomam conta de toda sua vida.

Os pensamentos que você planta no presente determinarão o estilo de vida que você colherá no futuro. Portanto, é imperativo que você proteja sua mente de pensamentos errados.

“Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente” Filipenses 4:8.

Para que seus pensamentos se tornem limpos você precisará preencher sua mente com pensamentos que agradam a Deus. Você faz isso preenchendo sua mente com a Palavra de Deus, a Bíblia. Ela age como um detergente espiritual e lava sua mente tirando os pensamentos impuros. Você pode imaginar a Bíblia como um poderoso detergente.

“Guardo a Tua palavra no meu coração para não pecar contra Ti” Salmo 119:11.

A Bíblia preenche sua mente com informação muito boa, mas para limpar seus pensamentos e lembranças e para pensar na coisa certa, sua mente deve ser transformada. É através da leitura, de ouvir, memorizar e estudar a Palavra de Deus que a mente pode ser limpa.

Assim como uma máquina de lavar, seus pensamentos nunca se tornarão limpos se você somente jogar detergente espiritual neles. Não coloque apenas informação em sua mente. Ligue o botão para a transformação da sua mente. Meditação nas Escrituras transforma sua mente, mudando verdade espiritual em poder espiritual. A fórmula, se é que você gosta de fórmulas, para a vitória é: Informação + Meditação = Transformação.

A maioria das pessoas quando ouve a palavra meditação, imagina um guru indiano no alto de uma montanha vestindo uma túnica, turbante e uma longa barba branca, sentado de pernas cruzadas com seus olhos fechados, respirando incenso e fazendo um som parecido com “hummm”.

Você sabia que meditação é uma prática bíblica?

O significado literal de meditação é “trazer à tona novamente”. Como uma vaca ruminando sua comida. Meditação, no sentido bíblico, significa viver aquilo que você tem aprendido da Palavra de Deus.

Apenas porque você ouve, lê, memoriza e estuda as Escrituras não significa que você tenha meditado nelas. Alguns cristãos conhecem a Bíblia de capa a capa, contudo, não têm seus pensamentos no que é certo.

Meditar na Palavra de Deus faz com que a verdade que está na sua mente mude-se para seu coração. Enquanto você pensa sobre uma passagem várias vezes, procurando uma maneira de como aplicá-la em sua vida, ela penetra no mais íntimo de seu ser.

Uma vez estando no seu coração, a verdade espiritual age como detergente. Enquanto poderosamente se espalha por sua mente, ela limpa a sujeira e deixa um aroma fresco no lugar. Esta obra sobrenatural de poder renova sua mente, transformando você. Pensamentos sujos não mais controlam sua vida. Sua mente está diferente. Você aprendeu a viver por Jesus.

Se você deseja transferir a Palavra de Deus de sua mente para o seu coração, dê os seguintes passos:

Fique em silêncio: Se você quiser meditar nas Escrituras, você deve dar atenção a elas. Isso significa que você precisará eliminar qualquer coisa que tire sua concentração. Por exemplo: você acha que consegue meditar com a televisão ligada?!

Concentre sua atenção: As coisas não precisam estar em silêncio lá fora para meditar nas Escrituras, mas é preciso que seu interior esteja em silêncio. Você não pode ter distrações interiores. Para ficar em silêncio interior, anote num pedaço de papel o que se passa em sua mente. Diga a você mesmo que voltará a pensar naquilo em alguns minutos, então dê total e completa atenção à Palavra de Deus.

Ore: Somente Deus pode iluminar seu coração com Sua verdade, então peça a Ele que fale ao seu coração sobre a passagem que você acabou de ouvir, ler, memorizar ou estudar. Uma oração que você pode usar encontra-se no Salmo 119:18: “Abre os meus olhos para que eu possa ver as verdades maravilhosas de Tua lei”.

Personalize a passagem: Enquanto você medita na passagem, use os pronomes “eu”, “mim”, “meu”, “eu mesmo”. Coloque seu nome na passagem. Imagine Deus conversando com você pessoalmente sobre ela. Lembre-se, Deus deu Sua Palavra para mudar sua vida. Pense em que parte de sua vida Ele pode querer mudar você.

Escreva a passagem: Não parece mais fácil lembrar-se de coisas ruins do que de coisas boas? Eu posso me lembrar de detalhes de cenas impróprias por anos e anos, mas esquecer-me em 15 minutos de algo que Deus me mostrou em Sua Palavra. Acho útil escrever o que Deus me mostra. Pegue um caderno e anote a cada dia como Deus fala com você. Lembre-se também, meditação não precisa ser apenas uma vez por dia. O Salmo 1:2 diz para meditarmos na Palavra de Deus dia e noite.

“Como eu amo a Tua lei! Penso nela o dia todo” Salmo 119:97.

A meditação na Palavra de Deus não apenas muda a sua vida, mas também dá a você sabedoria e o mantém puro. Mas, entenda que a meditação na Palavra de Deus não é uma cura imediata. Leva tempo para que todas as suas habilidades tornem-se realidade em sua vida. É necessário que você gaste tempo, dia e noite, através dos meses, e então você se verá mudando em todos os aspectos. Ao agir assim, você ecoará as palavras de Jeremias: “Tu falaste comigo, e eu prestei atenção em cada palavra. Ó Senhor, Deus Todo- Poderoso, eu sou Teu, e por isso as Tuas palavras encheram o meu coração de alegria e felicidade” Jeremias 15:16.

Você deve meditar na Palavra de Deus, para que Deus possa trabalhar em sua mente, para transformá-la, limpá-la, purificá-la.

“Entre os perigos destes últimos dias, a única segurança dos jovens reside numa crescente vigilância e oração. O jovem que encontra seu prazer em ler a Palavra de Deus, e na hora da oração, será continuamente refrigerado por goles da fonte da vida.” Mensagens aos Jovens, 247.

Todos os crentes podem ser divididos dentro desses dois tipos: aqueles que estão vivendo como o mundo e aqueles que estão sendo transformados. A palavra “transformado” quer dizer tornar o exterior como você é no interior. Isso significa que se você está sendo transformado, você está tornando-se mais e mais como Cristo, em suas atitudes e ações. E viver por Jesus torna-se um prazer permanente.

Transformado = tornando-se mais e mais como Cristo. Conformado = tornando-se mais e mais como “o mundo”.

Todos os crentes são transformados ou conformados, não há outra opção. Qual delas melhor define a sua vida?

Não se esqueça: Você colhe o que planta. Você colhe mais tarde o que planta. Você colhe mais do que planta.

Conclusão:

Se você quer tornar-se mais e mais como Cristo, então deve renovar sua mente. Você renova sua mente meditando nas Escrituras Sagradas. “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele”. Romanos 12:2.

Colocando em prática:

Quando você se levanta, seus primeiros pensamentos ao acordar são importantes. Geralmente eles dão a direção para o resto do dia. Que boa razão para você ter a sua leitura bíblica diária como a primeira coisa da manhã! Escolha um texto da Bíblia e aplique-o em sua vida. O que esse texto diz: como Deus quer que eu seja?

Pr. José Raimundo Venefrides
Anúncios

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Jesus Cristo, Pr. José Raimundo Venefrides, Sermões e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Viver por Jesus é Garantia de Boa Colheita

  1. Natália silva disse:

    CONCORDO NOS JOVEM TEMOS QUE OCUPAR NOSSA MENTE SÓ NAS COIAS DE DEUS ….

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s