Amanhã Maravilhoso

Sabemos, pela Bíblia, que Jesus voltará em breve a este planeta para buscar os salvos de todos os tempos e implantar Seu reino. No estudo de hoje quero falar sobre esse reino. Onde será ele estabelecido? Que espécie de súditos terá? Que condições existirão nele?

Vale lembrar, porém, que o que quer que cheguemos a saber do reino celeste, o que quer que a seu respeito imaginemos, ele será tremenda surpresa. A Bíblia garante: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam” (I Coríntios 2:9). Estas palavras se referem às bênçãos especiais que Deus nos quer dar na presente vida; mas também ao futuro que Ele vai criar – ao amanhã de Deus.

Mas, onde será o reino de Deus estabelecido? A Bíblia ensina que será fundado nesta Terra. Deus fez a Terra para ser habitada, para ser um reino de justiça. Satanás introduziu o pecado e temporariamente frustrou o intento divino. Mas o plano do Céu será por fim executado. Foi com isso em mente que Jesus disse: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra” (Mateus 5:5).

O programa de Deus para o mundo arruinado pela ação do Mal está contido nas palavras: “Eis que faço novas todas as coisas” (Apocalipse 21:5). O planeta em que vivemos será renovado. Sofrerá a ação do fogo purificador. O apóstolo Pedro escreveu: “Mas o dia do Senhor virá como ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão” (II Pedro 3:10). O fogo de Deus destruirá tudo o que nasceu do pecado: os pecadores não arrependidos, as obras do homem, os animais bravios e os animais venenosos, os germes causadores de doenças, as plantas tóxicas, os espinhos e abrolhos.

Purificada a Terra das obras do Mal, Deus lhes dará outra vez a beleza e as condições que ela teve a princípio.

Que espécie de súditos terá o reino celestial? O plano de Deus de fazer novas todas as coisas envolve a criação de uma nova raça – de novos homens e mulheres, novos no sentido de qualidade.

Os habitantes desse novo mundo serão novos no sentido físico. “Os mortos ressuscitarão incorruptíveis”, escreveu o apóstolo Paulo em I aos Coríntios 15:52. Eles se erguerão das tumbas com corpos sem defeito, imortais. Quanto aos que estiverem vivos quando o Salvador voltar, dos salvos, a Escritura diz que serão transformados, “num momento, num abrir e fechar de olhos”. Desaparecerão os sinais da velhice nos idosos, desaparecerão todos os defeitos físicos (Isaías 35:5 e 6). Sobre o novo corpo que Deus vai lhes dar a doença não terá poder. “E morador nenhum dirá: estou enfermo” (Isaías 33:24). Eles terão corpos imortais, assim “a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Apocalipse 21:4).

Que mundo esse, que Deus vai criar! Não mais portas trancadas, não mais firmas reconhecidas, não mais violência, não mais injustiças, não mais guerras! “Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:9).

E o que farão os salvos? Alguns imaginam os herdeiros do reino sentados sobre nuvens rosadas, tocando harpa incessantemente. Se isso fosse verdade, morar nesse lugar seria algo muito cansativo. Mas a verdade é outra. Na Nova Terra, como aqui, atividade física, intelectual e espiritual existirão, sim. “Eles edificarão casas, e nelas habitarão; plantarão vinhas, e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque a longevidade do meu povo será como a da árvore, e os meus eleitos desfrutarão de todo as obras das suas próprias mãos” (Isaías 65:21 e 22). Haverá oportunidade de estudarmos o mundo natural, com suas inumeráveis maravilhas. E haverá o crescimento e cultivo espiritual, pelo contato com o próprio Rei do Universo. “de uma lua nova à outra (de mês em mês), e de um sábado a outro (semanalmente), virá toda a carne a adorar perante Mim, diz o Senhor” (Isaías 66:23).

No amanhã de Deus haverá crescimento constante da mente e da alma. “… os mais grandiosos empreendimentos poderão ser levados avante, alcançadas as mais elevadas aspirações, as mais altas ambições realizadas; e surgirão ainda novas alturas a atingir, novas maravilhas a admirar, novas verdades a compreender, novos objetivos a aguçar as faculdades do espírito, da alma e do corpo.” (GC, p. 730).

Um outro detalhe importante desse novo reino de Deus será a alegria eterna que jamais desaparecerá (Isaías 35:10). “Assim como o conhecimento é progressivo, também o amor, a reverência e a felicidade aumentarão. Quanto mais aprendem os homens de Deus, mais Lhe admiram o caráter. Ao Jesus revelar aos salvos as riquezas da redenção e os estupendos feitos do grande conflito com Satanás, a alma dos resgatados vibrará com mais fervorosa devoção, e com mais arrebatadora alegria dedilharão as harpas de ouro; e milhares de milhares, e milhões de milhões de vozes se unem para avolumar o potente coro de louvor. ‘E ouvi a toda a criatura que está no Céu, e na Terra, e debaixo da Terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, honra, e glória e poder para todo o sempre’ Apocalipse 5:13” (e CG p. 730 e 731).

Amigo querido, há um lugar para você nesse reino. Jesus morreu para que estejas lá. Não desapontes o divino Amigo. Lembre que há alegria no céu por um pecador que se arrepende e toma a decisão de se preparar para o reino glorioso do Messias.

Pr. Montano de Barros

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Reino de Deus, Salvação e Temas Relacionados e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s