Cristo é o Caminho

O Senhor Jesus Cristo acabava de anunciar o Seu retorno ao Céu e também o propósito de voltar à Terra segunda vez, para buscar Seus filhos. Falando aos discípulos, afirmou: “E vós sabeis o caminho para onde eu vou”. Então Tomé, sempre tardio para entender e tardio para crer, observou: “Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?” Tomé devia saber. Jesus acabara de falar sobre isso. Mas o Mestre não quis deixar o discípulo envergonhado pela falta de atenção e, acrescenta: “Eu Sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim.” (João 14:1-6).

Amigo querido, quando não sabemos, quando não entendemos, devemos dizer ou perguntar a Deus. Tomé fez isso. Ele devia saber para onde o Salvador ia, mas idéias preconcebidas o impediram de entender. Tomé, porém, era sincero. Pediu esclarecimentos e Jesus deu. A Bíblia diz: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e nada nega; peça-a a Deus, e ser-lhe-á concedida” (Tiago 1:5).

Na resposta de Cristo a Tomé vemos uma indireta indicação de que há no coração do homem um anelo por Deus. Todos nós, na verdade, temos consciência de estar mais ou menos distanciados do celeste Pai, pelo pecado. E lá no fundo do coração, temos o desejo de nos aproximar dEle, de nos relacionarmos com Ele, de alcançarmos Seu favor, de estarmos seguros nEle.

Aos que querem ir a Deus, Jesus diz: “Eu sou o caminho”. Ele é a ligação entre o céu e a terra. Com a Sua humanidade Ele toca a terra, com a Sua divindade, toca o céu. Jesus Cristo é a mística escada do sonho de Jacó, pela qual Deus chega até nós e nós até Deus.

As palavras de Jesus: “Eu Sou o Caminho, e a verdade e a vida” evidentemente constituem um só pensamento. O ponto principal é a declaração: “Eu sou o caminho”. As outras duas: “Eu sou… a verdade” e “Eu sou… a vida”, nos dão o porquê de Ele ser o caminho.

Primeiramente, por ser Jesus a verdade, Ele é o Caminho para o conhecimento de Deus. Deus Se revela pela natureza e pelas Escrituras. Mas de modo especial pelo Senhor Jesus Cristo. O apóstolo Paulo diz que em Cristo “habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Colossenses 2:9). A Bíblia também declara que Ele é “a expressão exata do Seu ser”, isto é, a expressa imagem de Deus (Hebreus 1:3). E Jesus mesmo disse: “Quem vê a Mim, vê o Pai” (João 14:9). Jesus Cristo não era mero comunicador da verdade, mero porta-voz dela. Ele próprio era a verdade a respeito de Deus.

A outra frase complementar “Eu Sou… a vida” aponta Jesus como Espírito vivificador, que comunica vida. As Escrituras falam do homem como espiritualmente morto em pecado (Efésios 2:1). De nada vale abrir um caminho para Deus, pela revelação de Deus, para homens que estão mortos.

Jesus declara: “Eu Sou… a vida”- a fonte da vida. “A vida estava nEle”, diz João, “e a vida era a luz dos homens” (João 1:4). Jesus possuía vida original, não emprestada.

Por isso pôde dizer aos judeus, logo após curar o paralítico que estava junto ao poço de Betesda: “Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão” (João 5:25).

Por incrível que pareça, a vida de Cristo foi posta ao nosso alcance pela Sua morte. Usando uma ilustração da natureza, Jesus disse: “Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, produz muito fruto” (João 12:24). Houvesse Jesus preferido preservar Sua vida, teria ficado só. Mas porque deu a vida pelos pecadores, possibilitou vasta colheita de homens e mulheres para a vida eterna.

Pela morte de Jesus, Ele expiou – pagou a culpa – de nossos pecados, sofreu a pena deles e pôs a vida ao nosso alcance. Pedro escreveu: “Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus” (I Pedro 3:18).

Amigo, Cristo é o caminho para o mundo, para a raça humana. Os técnicos pedem conhecimento para resolver os problemas da humanidade. O conhecimento tem dobrado, quase de ano para ano, mas dobram também os problemas. O conhecimento adquirido pelo mundo é da natureza errada, que não reconhece a Deus, não tem lugar para Cristo. E Cristo é o caminho.

Governos e empresas privadas criaram grandes riquezas em países da Europa e América. Mas não encontraram remédio para a escalada do crime e da corrupção moral. O remédio, o caminho é Cristo.

O homem busca as mais diferentes formas de resolver seus problemas, preencher o vazio do coração. Mas não adianta. O vazio continua grande. E, por incrível que pareça, o tamanho desse vazio só pode ser preenchido por Jesus.

É isso que está acontecendo com você? Nada o satisfaz? Os problemas aumentam em lugar de serem resolvidos?

Vá a Jesus agora. Em Cristo terás Deus como Ele é. E terás a vida de Deus – perfeita, justa, feliz, eterna. Vida que nos une a Deus, que nos qualifica para a atmosfera do céu.

Pr. Montano de Barros

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Jesus Cristo, Pr. Montano de Barros, Salvação e Temas Relacionados, Sermões e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Cristo é o Caminho

  1. irmão leitor disse:

    Esse artigo me fez imaginar um assunto mostrado no final do livro “O Grande Conflito”: o reencontro de Jesus Cristo e Adão. Maravilhoso dia será.
    Manifestemos gratidão a Deus. Ele não nos abandonou à nossa sorte de pecado. Ele é o Caminho.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s