Como Estudar a Bíblia

As perguntas de Jesus: “Que está escrito na lei? Como interpretas?” dirigidas a alguém que quis saber o caminho da salvação mostram ser o plano de Deus que conheçamos o sagrado Livro. A mesma idéia está implícita na declaração, também dEle, feita a membros da seita dos saduceus: “Errais, não conhecendo as Escrituras” (Mateus 22:29). Temos também o exemplo dos crentes de Beréia, na Macedônia, que examinavam as Escrituras todos os dias para ver se as coisas ensinadas pelos apóstolos eram de fato assim (Atos 17:11).

Amigo, Deus nos fala pelo Santo Livro. Se faz conhecido de nós por meio dele. É na Bíblia que encontramos o plano de salvação. O caminho que devemos trilhar está revelado nas páginas sagradas.

No estudo de hoje quero apresentar algumas regras ou normas de interpretação para entendermos a Bíblia. A primeira delas: o estudo das Escrituras deve ser feito com oração. Há uma dimensão espiritual na mensagem do Livro. E esta só pode ser discernida espiritualmente. Antes de abrirmos a Bíblia devemos pedir, com humildade, a iluminação do céu. Então o Espírito Santo nos abrirá a mente para entendermos o que está escrito.

Para compreendermos as Escrituras devemos também ter disposição de praticar seus ensinos, de seguir a luz que recebemos da Palavra do Senhor.

O próprio Cristo ensinou: “Se alguém quiser fazer a vontade dEle, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se falo por Mim mesmo” (João 7:17).

Outra regra é que um assunto das Escrituras deve ser interpretado em harmonia com o conjunto de ensino do Livro. Devidamente compreendido, um ensino não contradiz o outro. Com certa freqüência encontramos declarações que podem ter vários sentidos. Devemos dar, a cada uma, o sentido que se harmonize com os demais ensinos.

Ao determinar qual seja o sentido de um trecho ou porção da Bíblia, devemos levar em conta o seu contexto. Devemos pesquisar sobre o que trata o autor nesse trecho. E devemos também situar nossa interpretação dentro dos limites estabelecidos pelo autor do texto em consideração.

Também não podemos esquecer que o Santo Livro deve ser seu próprio intérprete. Daí a necessidade de comparar um trecho com outro. Nas palavras de Paulo, devemos conferir “as coisas espirituais com espirituais” (I Coríntios 2:13). E, segundo o profeta Isaías, “… é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali” (Isaías 28:10).

Também devemos dar sentido literal às declarações da Bíblia, a não ser que haja clara indicação de serem elas simbólicas, ou figurativas. As parábolas de Jesus estão entre os trechos figurativos. As parábolas, como também as profecias simbólicas em Daniel e Apocalipse, devem ter a interpretação que lhes dão as próprias Escrituras.

Quero falar agora um pouquinho sobre os métodos de estudo da Bíblia. Há vários métodos que podem ser seguidos: o de estudar por livro, o de estudar por capítulo, por versículo, por palavra. Também estudar por tópicos. O estudo por capítulos é interessante e proveitoso. Uma sugestão ao ler um capítulo é fazer as seguintes perguntas: Qual é o principal assunto desse capítulo? Qual é a principal lição? Qual é o melhor de seus versículos? Quais são as principais pessoas nele consideradas? O que ensina quanto a Cristo? Há nele qualquer exemplo que eu deva imitar? Há nele algum erro que eu deva evitar? Há algum dever para eu cumprir? Alguma promessa para eu reclamar? Alguma prece que eu faça eco?

Outra dica para entendermos a Bíblia é ter um dicionário bíblico ou uma chave bíblica. Facilita a localização de textos e também o significado de alguns nomes ou assuntos.

Amigo querido, a Bíblia é como uma rica mina do mais precioso metal. Se a explorarmos vamos encontrar a história da origem do mundo e do homem – a única história verdadeira. Vamos compreender como entrou o pecado no mundo e a história do dilúvio. Vem depois o relatório de como Deus escolheu Israel e o tirou do Egito. Vamos encontrar também os tesouros dos Salmos, os Provérbios de Salomão, as grandes cadeias proféticas de Daniel, complementadas pelas do Apocalipse, nas quais foi revelada a história e o futuro do mundo.

No Novo Testamento encontramos a maravilhosa história do nascimento de Cristo, a Sua morte e ressurreição, bem como Seus grandes ensinos.

Também o surgimento da igreja cristã e as conquistas desta no primeiro século. Também temos as preciosas cartas dos apóstolos.

Ao estudarmos a Bíblia veremos que todo o Livro dá destaque a dois ensinos: primeiro, o de que somos pecadores e como tais temos sobre nós uma sentença de morte. Em segundo lugar, a verdade que transforma as nossas trevas em luz, a saber: Deus é poderoso e misericordioso Salvador. No dizer do versículo que tem sido chamado “o evangelho em resumo”, “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Pr. Montano de Barros
Anúncios

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Bíblia Sagrada, Cristianismo Prático, Pr. Montano de Barros, Sermões e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Como Estudar a Bíblia

  1. luiz disse:

    E, segundo o profeta Isaías, “… é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali” (Isaías 28:10).
    Eu sempre vejo os adventistas usarem esse texto de Isaías 28:10 , dizendo que é assim que se deve estudar a biblia ! Posso dizer o que eu penso disso ?
    Olha , é claro que é assim que se estuda a palavra de Deus , um pouco aqui e um pouco ali !
    Mas não é nada disso que o profeta está falando ! Que ver a prova ?
    Isso é usar versos isolados , ou seja , uma interpretação na qual se ABANDONA O CONTEXTO , e não se abandona de propósito , mas por desconhecer o contexto mesmo .
    Por que não lemos todo o contexto ? Por que não lemos o verso 13 , que fala quase a mesma coisa do verso 10 ? O verso 13 e 14 , da o sentido do verso 10 , o verso 13 e 14 mostra qual é a finalidade ( propísito do verso 10 ) , veja ;
    vou postar os versos , e vou comentar com letrar grandes a respeito das palavras que estão frisadas , ok???

    Isaías 28:10
    Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali.
    11 (*Assim*) por lábios gaguejantes, e por outra língua, falará a (*este*) povo.
    OU SEJA ,HÁ QUAL POVO QUE SE FALARÁ POR OUTRAS LINGUAS ? AO POVO DO VERSO 10 , O QUAL DISSE O ESPÍRITO SANTO QUE SERIA REGRA SOBRE REGRA …ETC…ETC…
    E ESSE VERSO FOI USADO POR PAULO NA CARTA PARA OS CORINTIOS , LEMBRA?
    FOI USADO A RESPEITO DOS JUDEUS INCRÉDULOS !!!PAULO CONHECIA TODO ESSE CONTEXTO DE ISAÍAS 28! …CONTINUANDO….
    12 Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; porém não quiseram ouvir.
    13 (*Assim*), pois, a palavra do SENHOR lhes será mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali , para que vão e caiam para trás, e se quebrantem e se enlacem, e sejam presos.

    E ASSIM O QUE ? O VERSO 13 COMEÇA DIZENDO , E ASSIM … CERTO ?PERGUNTO :
    E ASSIM O QUE ? ESSA EXPRESSÃO ( E ASSIM ) DA CONTINUIDADE AO QUE O ESPÍRITO SANTO ESTAVA FALANDO ANTES .
    ESSA PEQUENA EXPRESSÃO , FAZ LIGAÇÕES DE CONTEXTOS . EMBORA SEJA UMA PEQUENA CONJUÇÃO , ESSAS PEQUENAS CONJUÇÕES SÃO FUNDAMENTAIS NAS SENTENÇAS !
    E ASSIM , OU SEJA , COMO PARA ESSE POVO VAI SER REGRA SOBRE REGRA , ETC…ETC.. SE FALARÁ A ESTE POVO POR OUTRAS LINGUAS , ISTO É , AS DOS GENTIOS .
    OS GENTIOS FALAVAM AS MARAVILHAS DE DEUS AO POVO JUDEU , O QUAL NO DIA DE PENTECOSTES , ESTAVA EM JERUSALÉM , E CADA UM VEIO DE UMA NAÇÃO A QUAL NASCEU , POIS OS JUDEUS HAVIAM SIDO DISPERSOS , ENTÃO OS JUDEOS APRENDERAM A FALAR A LINGUA DO PAIS QUE NASCEU .
    MUITOS DESSES JUDEUS OUVIRAM AS PALAVRAS DE DEUS POR BOCA DOS GENTIOS , MAS MESMO ASSIM , MUITOS DELES NÃO CRERAM , SE NÃO SOMENTE AQUELE POVO NO DIA DO PENTECOSTES QUE SE ARREPENDEU , E PAULO ENTENDEU ISSO !
    AGORA , OLHA PARA O VERSO 13 DENOVO PARA PEGAR O CONTEXTO , E VOU FRISAR OUTRA PALAVRINHA DO VERSO , POIS EU NÃO FRISEI TUDO DE UMA VEZ PARA NÃO FICAR MUITO CONFUSO ! OLHA PARA O VERSO 13 MAIS UMA VEZ ABAIXO:

    ISAÍAS 28:13 Assim, pois, a palavra do SENHOR (*lhes será*) mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali; (*para que*) vão, e caiam para trás, e se quebrantem e se enlacem, e sejam presos.
    VEJA QUE EU FRISEI DUAS PALAVRAS ACIMA , CERTO ?
    UMA É ESSA : (*LHES SERÁ*) . O QUE QUER DIZER LHES SERÁ ? LHES SERÁ PARA QUEM ?
    PARA O POVO JUDEU NÃO É MESMO , POIS É O POVO DO CONTEXTO DO CAPÍTULO 28 , O MESMO POVO QUE IA SER MANDAMENTO SOBRE MANDAMENTO ETC…ETC… ENTENDEU ?
    A OUTRA PALAVRINHA QUE FRISEI É ESSA (* PARA QUE* ).
    OU SEJA , PARA QUE LHES SERÁ MANDAMENTO SOBRE MANDAMENTO , REGRA SOBRE REGRA , UM POUCO AQUI UM POUCO ALI ? PARA QUE ?
    O PROPRIO CONTEXTO DIZ : PARA QUE VÃO E CAIAM PARA TRÁS , E SE QUEBRANTEM , E SE ENLACEM , E SEJAM PRESOS !
    QUEM É QUE VAI CAIR PARA TRÁS E SER PRESO ?
    O POVO QUE QUE VAI SER MANDAMENTO SOBRE MANDAMENTO , UM POUCO AQUI UM POUCO ALI ! CORRETO ? PODE VER QUE NO VERSO 13 , SE FALA AS MESMAS EXPRESSÕES DO VERSO 10 , MAS O VERSO 13 MOSTRA A FINALIDADE DO VERSO 10!
    E QUER VER MAIS UMA PROVA QUE ESTA PALAVRA ESTÁ DIRECIONADA AOS JUDEUS INCREDULOS ?
    OLHA PARA O VERSO 14!!!!!!!!!!!

    14 Ouvi, pois, a palavra do SENHOR, homens escarnecedores, que dominais este povo que está em Jerusalém. ONDE O POVO QUE IRIA RECEBER ESSA PALAVRA ESTAVA ?
    EM JERUSALÉM !
    E A PALAVRA ERA PARA OS HOMENS ESCARNECEDORES QUE DOMINAVAM OS JUDEUS , ISTO É , OS FARIZEUS E SADUCEUS , E OS INTERPRETES DA LEI E OS ESCRIBAS!

    E PARA ELES IRIAM SER , MANDAMENTO SOBRE MANDAMENTO REGRE SOBRE REGRA , UM POUCO AQUI , UM POUCO ALI , PARA QUE ELES CAÍSSEM !
    VEJA QUANTAS REGRAS ELES ACRESCENTARAM SOBRE A LEI DE DEUS POR NÃO ENTENDEREM AS ESCRITURAS , NÃO PODE FAZER NADA NO DIA DE SABADO , TEM QUE SE LAVAR QUANDO VEM DA RUA , ISSO , AQUILO , AQUILO OUTRO , ETC..ETC..
    E ISSO FOI TROPEÇO PARA ELES !
    É JUSTO NO MESMO CONTEXTO , 3 VERSOS DEPOIS DE ISAÍAS 28:13 , QUE SE FALA DE UMA PEDRA DE TROPEÇO QUE IRIA SER POSTA EM SIÃO !
    VEJA : ISAÍAS 28 :16 Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse.
    TA VENDO QUE O VERSO 16 COMEÇA COM UM ( PORTANTO ?)
    ESSA PEQUENA CONJUÇÃO , É TÃO IMPORTANTE , MAS TÃO IMPORTANTE MESMO: E SABE O POR QUE ? POR QUE ELA NÃO APENAS FAZ LIGAÇÃO DE CONTEXTOS , MAS TAMBÉM TRÁS UMA PEQUENA CONCLUSÃO PARA O QUE ESTAVA SENDO FALADO ATRÁS!
    QUANDO LEMOS A CONJUNÇÃO , PORTANTO , ESSA PEQUENA PALAVRINHA ESTÁ NOS OBRIGANDO A BUSCAR O CONTEXTO E ENTENDER A CONCLUSÃO !
    PORTANTO O QUE ? PORTANTO , JA QUE ESSE POVO VAI SER MANDAMENTO SOBRE MANDAMENTO , ETC…ETC.. PARA QUE VÃO E CAIAM , ( PORTANTO ) EU VOU COLOCAR MEU FILHO EM SIÃO , E É JUSTAMENTE NELE QUE ESSES VÃO TROPEÇAR E CAIR , POIS MEU FILHO VAI SE DIRECIONAR CONTRA TODOS OS MANDAMENTOS DELES , CONTRA TODAS AS REGRAS DELES …ETC…!
    EM JOÃO 5 , JOÃO NARRA QUE OS JUDEUS QUERIAM MATAR A JESUS POR QUE ELE NÃO SOMENTE ((TRANGREGIA O SABADO)) , MAS TAMBÉM SE FAZIA FILHO DE DEUS !!!
    VOCÊS ACHAM QUE JESUS TRANSGREDIA QUAL SABADO ? O SABADO DA LEI , ISTO É , O DO SEU PAI , OU, OS DOS FARISEUS QUE ACRESCENTAVAM MANDAMENTO SOBRE MANDAMENTO , REGRA SOBRE REGRA , UM POUCO AQUI UM POUCO ALI ?

  2. Otimo,quero q outras pessoas conhecam a palavra do Senhor.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s